Académico de Viseu FC é campeão da II Divisão e garante subida ao Campeonato Placard Andebol 1

PUB

Equipa de Viseu bateu o Vitória SC na penúltima jornada da Fase Final e alcança de forma direta o patamar mais alto do andebol nacional pela primeira vez na história.

Será uma longa noite de festa em Viseu e motivos para isso não faltam. O Académico de Viseu FC ergueu, este sábado, a taça de campeão da II Divisão, o que dá direito a uma inédita subida ao Campeonato Placard Andebol 1, pela primeira vez na história do clube. Um empate era suficiente para que o melhor cenário se confirmasse mas a equipa beirã brindou os adeptos com uma vitória, por 30-26, diante do Vitória SC. A consagração acontece na mesma semana em que o emblema de Viseu viu partir o seu Presidente, António da Silva Albino, o que mereceu um momento de homenagem antes do apito inicial, num Pavilhão do Fontelo lotado para apoiar a equipa local.

No entanto, o jogo não foi fácil para os viseenses, principalmente na primeira parte, tal como traduz o 11-14, favorável ao Vitória SC, registado ao intervalo. Na etapa complementar, o filme foi totalmente diferente e os jogadores do Académico de Viseu FC mostraram mais eficácia, concentração e uma melhor coesão defensiva, para que, aos poucos, fosse possível reverter a diferença até confirmar a reviravolta e a vitória, por 30-26. Pedro Padre, com nove golos apontados, e Tiago Arrojado, com oito, foram os principais artilheiros de serviço da equipa. Com este desfecho, o Vitória SC fica sem hipóteses de continuar a sonhar com a subida e o GC Santo Tirso terminará a época na segunda posição e vai disputar a Liguilha de acesso ao Campeonato Placard Andebol 1 2022/2023.

O Académico de Viseu FC sagrou-se, assim, campeão na penúltima jornada da Fase Final da II Divisão, o que coroa a excelente época desportiva que a equipa orientada por Rafael Ribeiro tem vindo a protagonizar: 19 vitórias em 22 jogos na fase regular do campeonato, que valeram a liderança da Zona 2 com os mesmos 60 pontos do que o CD São Bernardo e agora, na Fase Final e quando falta apenas uma ronda para terminar, o registo é ainda mais positivo, com oito vitórias e um empate em nove jogos disputados.

28.05.2022 – 21h00 – Académico Viseu FC x Vitória SC, 30:26 (11:14)

Patrocinadores Institucionais