Campeonato Placard Andebol 1: Sporting CP continua na perseguição ao líder

PUB

Leões e Águias vencem e permanecem em igualdade pontual; ADA Maia Universidade da Maia foi a Setúbal somar três pontos e ascende ao sexto lugar.

SL Benfica – CF Os Belenenses

Demis Grigoras foi quem apontou o primeiro golo da 27ª Jornada, na receção do SL Benfica ao CF Os Belenenses, num jogo onde os encarnados quiseram assumir a liderança do marcador desde cedo. Lazar Kukic assinou o 7-3 mas a turma do Restelo – que sofreu uma mudança de treinador – reagiu e Bruno Moreira reduziu até ao 9-8. No entanto, o SL Benfica voltou a ampliar para quatro golos de diferença, 14-10, através de Luciano da Silva, levando, o agora treinador do CF Os Belenenses, Carlos Nunes, a utilizar o seu primeiro time-out. O jogo seguiu num ritmo de parada e resposta, até que os encarnados assinalaram um parcial de 3-0 antes da recolha aos balneários, atingindo a maior vantagem registada até então.

Intervalo: 19-13

No segundo tempo, após alguns minutos de equilíbrio surgiu um momento de poderio benfiquista refletido em cinco golos contra zero, atingindo, pela primeira vez, os dez golos à maior (31-21). A história repetiu-se instantes mais tarde, desta vez com Luciano da Silva a fechar o parcial de 5-0 com o trigésimo nono golo encarnado. Os homens da Cruz de Cristo não conseguiram contrariar a superioridade do SL Benfica e viram Paulo Moreno fixar o resultado final em 44-28. O pivô internacional por Cabo Verde foi o melhor marcador do encontro com nove golos em dez remates e, pelos homens de azul, Bruno Moreira foi o mais inconformado com cinco.

Águas Santas Milaneza – Sporting CP

Na Maia foi Salvador Salvador o primeiro a marcar, mas quem tomou a liderança do marcador nos primeiros minutos foi a equipa da casa até ao 5-4 assinado por Miguel Baptista. Como resposta, os verde e brancos concluíram um parcial de 0-3, concluído por Francisco Costa, registando-se, pela primeira vez, uma vantagem de dois golos. À entrada dos últimos dez minutos surgiu a diferença de três golos, com Carlos Ruesga a converter um livre de sete metros, e a colocar o 9-12 no marcador. Apesar de um período de superioridade numérica, a turma maiata não foi capaz de voltar a reduzir e saiu para o intervalo com uma desvantagem de cinco golos.

Intervalo: 10-15

Rúben Ribeiro reduziu a diferença no recomeço da partida (13-16) e, de seguida, Ricardo Costa viu Jonas Tidemand e Francisco Costa serem punidos com sanções de 2 minutos, o que parecia antecipar um momento de maior dificuldade leonina. No entanto, Mamadou Gassama conseguiu conquistar a bola na defesa, com menos duas unidades, e viu Carlos Ruesga assinalar o 13-17. Os leões seguiram mais fortes, e um novo parcial positivo de 0-3 trouxe a maior liderança, até então, à cidade da Maia (14-20). Sensivelmente a meio do segundo período, Mamadou Gassama assinou o 16-23 levando Ricardo Moreira a utilizar um tempo técnico, mas nem por isso os leões abrandaram e só consentiram o décimo sétimo golo, depois do vigésimo sétimo de Martim Costa. O Águas Santas Milaneza sentia dificuldades em ultrapassar a defesa leonina e cometia erros que resultavam em golos fáceis para os visitantes que rapidamente ultrapassaram a dezena de golos de vantagem. Na reta final do encontro os maiatos ainda reagiram com um parcial de 4-0, concluído por Miguel Pinto, que resultou no 20-28 final. Francisco Costa foi o melhor marcador da partida com onze golos.

Quem também voltou a vencer foi o Madeira SAD, desta feita em casa do Boa Hora FC Inetum, que por sua vez, viu o seu sonho de garantir a manutenção no principal escalão do andebol português terminar. Apesar da primeira parte positiva dos lisboetas, 12-14 ao intervalo, a equipa insular entrou determinada no segundo tempo e com um parcial de 9-0, assumiu a liderança e gestão do marcador. O Madeira SAD garantiu a vitória por 29-22.

Já o FC Porto também somou os três pontos – e segue líder com 79 pontos, mais três que Sporting CP e SL Benfica – na receção à AD Sanjoanense Delba. Os dragões entraram determinados e chegaram a uma margem confortável nos primeiros 15 minutos, mas os visitantes reagiram e reduziram a desvantagem, ao intervalo o marcador registava 19-15. Na segunda parte, a equipa de João Varejão chegou aos 22-20 mas, com hipótese de reduzir para a diferença mínima, voltou a cometer erros e o FC Porto acelerou e fugiu no marcador. O resultado final ficou fixado a 41-29, com Leonardo Abrahão a ser o melhor marcador do encontro com 10 golos. Pelos azuis e brancos, Diogo Branquinho foi o mais certeiro, com sete.

Vitória FC – ADA Maia Universidade da Maia

Mais tarde, foi a vez de ADA Maia Universidade da Maia ir a Setúbal vencer e ultrapassar o Vitória FC na tabela classificativa, subindo para o sexto lugar. Foram os sadinos os primeiros a marcar, através de José Rebelo, mas os maiatos responderam e Miguel Salgado deu a primeira vantagem aos visitantes (2-3). Depois de sucessivos empates, a turma de Setúbal alcançou os dois golos à maior, pela primeira vez, com um parcial de 3-0 concluído por Nuno Roque. Antes do apito para o final da primeira parte, Gonçalo Meireles reduziu para a diferença mínima.

Intervalo: 11-10

A entrada para a segunda parte trouxe um ADA Maia Universidade da Maia mais forte, com seis golos contra apenas um, chegando aos quatro golos de vantagem. Os sadinos ainda responderam, com Pedro Spínola a reduzir para 16-18, mas nova investida maiata traduziu-se na maior vantagem do encontro, até então (16-21). A turma de Nuno Silva chegou mesmo aos seis golos de vantagem, com o 20-26 de Miguel Vieira, mas Rafael Paulo fechou as contas em 21-26. Diogo Ribeiro terminou a partida com 19 defesas, traduzidas em 48% de eficácia e foi peça fundamental para a subida na tabela classificativa da sua equipa, tal como Manuel Lima que, com 8 golos, foi o melhor marcador do encontro. Com esta derrota o Vitória FC troca de posição com o ADA Maia Universidade da Maia, descendo ao sétimo lugar.

Em Avanca, mas com o CD Xico Andebol a jogar na condição de local, foi a Artística de Avanca Bioria quem voltou a vencer. Ao intervalo, os comandados de Ljubomir Obradovic já dominavam o marcador por 14-20. A vitória ficou selada por 31-35. Raul Roque, pelo CD Xico Andebol, e Daniel Vieira, pela Artística de Avanca Bioria, foram os melhores marcadores da partida, com oito golos cada.

Com esta vitória, a equipa de Avanca garante a manutenção, fugindo ao 13º posto – que terá que disputar a liguilha frente ao 14º e o 2º classificado do Campeonato II Divisão. Em sentido inverso, a AD Sanjoanense estará presente nesta liga a três. CD Xico Andebol e Sporting da Horta lutam pelo 14º posto, procurando fugir à despromoção, desfecho que o Boa Hora FC Inetum já não consegue evitar.

Na Póvoa de Varzim foi o Póvoa AC Bodegão Grupo CCR quem voltou às vitórias ao bater o ABC UMinho por 28-25. Ao intervalo o marcador assinalava uma igualdade a 12, mas no segundo tempo os poveiros superiorizaram-se e tiveram nos seus pontas, Pedro Cruz e Tiago Teixeira, os melhores marcadores com cinco golos cada.

No fecho da 27ª Jornada do Campeonato Placard Andebol 1, o FC Gaia Empril foi ao Faial somar três pontos depois de vencer o Sporting da Horta por 22-30. No final dos primeiros trinta minutos os gaienses já venciam por 12-17.

Campeonato Placard Andebol 1
27ª Jornada
14.05.2022 – 14h30 – SL Benfica x CF Os Belenenses, 44:28 (19:13)
14.05.2022 – 15h00 – Madeira SAD x Boa Hora FC Inetum, 29:22 (12:14)
14.05.2022 – 15h00 – Águas Santas Milaneza x Sporting CP20:28 (11:15)
14.05.2022 – 15h00 – FC Porto x AD Sanjoanense Delba, 41:29 (19:15)
14.05.2022 – 18h00 – Vitória FC x ADA Maia Universidade da Maia, 21:26 (11:10)
14.05.2022 – 18h00 – CD Xico Andebol x Artística de Avanca Bioria, 31:35 (14:20)
14.05.2022 – 19h00 – Póvoa AC Bodegão Grupo CCR x ABC UMinho, 28:25 (12:12)
14.05.2022 – 21h00 – Sporting da Hora x FC Gaia Empril, 22:30 (12:17)

Patrocinadores Institucionais