EHF European League: SL Benfica garante presença na Final 4 pela primeira vez

PUB

Águias empataram na Eslovénia diante do RK Gorenje Velenje e festejaram a inédita qualificação para a derradeira fase da segunda prova de clubes mais importante da Europa.

7 inicial: Ole Rahmel, Demis Grigoras, Lazar Kukic, Petar Djordjic, Jonas Kallman, Alexis Borges e Sergey Hernández.

Em Velenje, na Eslovénia, o jogo começou da mesma forma do que o da primeira mão, com um baixo nível de concentração de parte a parte e com algumas falhas técnicas, que ajudaram o RK Gorenje Velenje a chegar à primeira vantagem de dois golos, aos cinco minutos (3-1). A equipa da casa partia mais pressionada, pelo facto de ter que reverter uma desvantagem de sete golos, mas mostrou bem cedo que a eliminatória ainda não estava decidida, frente a um SL Benfica que assumia uma postura mais cautelosa e a cometer mais erros ofensivos. Em cima dos 10 minutos, a equipa eslovena chegou a um inédito patamar de três golos à maior (6-3), o que levou Chema Rodríguez a pedir o primeiro time-out, face às dificuldades que a equipa lusa sentia, apelando a um maior esforço dos jogadores no capítulo da recuperação defensiva. A formação encarnada melhorou na defesa e com a ajuda do guardião espanhol, Sergey Hernández, apontou um parcial de 0-4, revertendo as contas do marcador e chegando à liderança pela primeira vez (8-9), aos 20 minutos. Quatro minutos mais tarde, surgiu uma margem de três golos favorável ao SL Benfica (9-12), após um notório crescimento em todos os processos do jogo por parte dos portugueses. A tranquilidade chegou ainda antes do intervalo, tendo o conjunto da capital a recolher aos balneários com uma vantagem de quatro golos.

Intervalo: 11-15

No entanto, a entrada na segunda parte do RK Gorenje Velenje foi bastante positiva e surpreendeu o SL Benfica com um parcial de 6-2, voltando a colocar o marcador empatado, desta feita a 17 golos, aos 39 minutos, o que “obrigava” a equipa encarnada a ter que voltar a aumentar os índices de concentração, o que se veio mesmo a verificar mais tarde. Apesar da dupla sérvia Petar Djordjic/Lazar Kukic não ter conseguido superiorizar-se de forma tão criteriosa como aconteceu na primeira mão, em que ambos os atletas apontaram um combinado de 17 golos em 36 da equipa lusa, o SL Benfica conseguiu voltar à liderança e segurou a vantagem mas apenas até aos 28 minutos, altura em que o emblema esloveno apontou o 27-26, consumando nova reviravolta. No final houve empate a 27 golos e também festa encarnada, a celebrar a tão ambicionada – e inédita – qualificação para a Final 4 da EHF European League 2021/2022.

Top Player: Sergey Hernández – 9 defesas (27% de eficácia)

EHF European League
Quartos de Final
1ª mão 
26.04.2022 – 19h45 – SL Benfica x RK Gorenje Velenje, 36:29 (16:18)
2ª mão 
03.05.2022 – 17h45 – RK Gorenje Velenje x SL Benfica, 27:27 (11:15)

Patrocinadores Institucionais