Seleção Nacional sub-20 Feminina: Convocatória para o Torneio 4 Nações

PUB

Portugal vai defrontar Espanha, França e Alemanha em mais um torneio particular, após um curto estágio em Guimarães, às ordens de José António Silva.

A partir do próximo dia 7 de junho, a Seleção Nacional sub-20 vai reunir-se em Guimarães para um estágio que antecede a participação no Torneio 4 Nações, em Hamm, Alemanha. José António Silva, juntamente com Luís Santos, estará à frente da equipa e já divulgou a lista de 16 convocadas para a semana de trabalho, em que Portugal vai defrontar a Espanha, França e Alemanha, as duas últimas que estarão presentes no Mundial deste ano da geração, competição na qual as vizinhas da península ibérica ficarão de fora.

“A participação no Torneio 4 Nações assume para nós uma grande importância porque nos permitirá colocar as jovens atletas a competir com equipas de topo do contexto internacional e que colocam problemas distintos daqueles a que elas estão habituadas. No torneio do ano passado constatamos que existia uma grande diferença do ponto de vista físico, quer no que diz respeito às questões antropométricas, quer na questão da condição física, principalmente quando comparamos a nossa seleção com as de Alemanha e França, pelo que estas questões tem merecido a nossa atenção. Passado um ano tentaremos perceber qual é evolução das nossas atletas já que muitas delas estão agora em competições distintas e submetidas a um processo de treino diferente nos seus clubes.” – afirmou o Selecionador Nacional.

Grupo dividido entre atletas dos escalões sub-20 e sub-18

Das 16 atletas convocadas para este estágio e Torneio 4 Nações, sete pertencem ainda ao escalão inferior e poderão integrar a convocatória para o Campeonato do Mundo sub-18, a acontecer de 30 de julho a 10 de agosto, na Macedónia do Norte: são elas Maria Costa (ABC UMinho), Luana Jesus (Madeira SAD), Leonor Antunes (CJ Almeida Garrett), Joana Semedo (CS Madeira), Luciana Rebelo (Maiastars), Denise Fernandes (SL Benfica) e Constança Sequeira (Alavarium Love Tiles). Esta integração no grupo de trabalho da geração acima será, por isso, uma oportunidade importante para este lote de atletas, com vista à grande competição deste ano.

“Para além desta avaliação das atletas nas condições descritas, o nosso trabalho passará ainda pela integração de algumas jovens da Seleção Nacional sub-18, por forma a que beneficiem desta presença no seu processo evolutivo e que, simultaneamente, possa contribuir para a preparação do Campeonato do Mundo da geração que se aproxima. À imagem do ano passado, existem algumas atletas que poderiam integrar a equipa, mas não serão convocadas, já que têm compromissos importantes pelos seus clubes e, dentro do espírito de colaboração que tem existido, estarão disponíveis para essas competições.”

Evolução e consolidação

José António Silva termina salientando que a importância deste tipo de momentos competitivos têm o propósito primário de potenciar a evolução individual e coletiva das jogadoras: “Em resumo, o objetivo fundamental desta participação prende-se com a evolução das nossas atletas e não com a obtenção de resultados imediatos. Como é óbvio procuraremos fazer boas prestações do ponto de vista competitivo, porque este é também um indicador importante para o crescimento da equipa, sem esquecer que o mais importante é proporcionar condições para que as atletas continuem a progredir.”

Convocatória da Seleção Nacional sub-20 Feminina (07 a 12/06/2022)

Torneio 4 Nações
Calendário
10.06.2022 – 11h00 – Espanha x França
10.06.2022 – 17h30 – Alemanha x Portugal
11.06.2022 – 14h30 – França x Portugal
11.06.2022 – 17h00 – Alemanha x Espanha
12.06.2022 – 09h30 – Portugal x Espanha
12.06.2022 – 12h00 – Alemanha x França

Todos os jogos contam com transmissão em direto aqui.

Patrocinadores Institucionais