Andebol & Cultura: Levar a modalidade ao encontro do nosso património cultural

PUB

Mais de 2000 crianças irão participar no evento promovido pela Federação de Andebol de Portugal que junta as vertentes desportiva e cultural em simultâneo.

Durante o mês de junho, o andebol vai sair dos pavilhões para se aproximar de vários locais emblemáticos por todo o país, numa verdadeira união entre o desporto e o nosso património cultural. O evento “Andebol & Cultura”, promovido pela Federação de Andebol de Portugal, junta mais de 2000 crianças entre os oito e os 12 anos, em mais de 20 cidades de Norte a Sul do país, com a colaboração de 25 clubes de 11 Associações Regionais, sem classificação nem contagem de golos, sendo que apenas a diversão e o conhecimento são as palavras de ordem. A primeira edição do evento aconteceu em 2019 e este ano há um aumento substancial de cidades, associações regionais, clubes e participantes associados à iniciativa.

Miguel Laranjeiro, Presidente da Federação de Andebol de Portugal, deposita total confiança desta iniciativa e acredita que a mesma vem comprovar que a simbiose entre a modalidade e a cultura é uma mais valia para os jovens participantes: “Trata-se de uma ideia simples. Levar o andebol para o espaço público, aproveitando as condições naturais do país e, simultaneamente, levar as crianças a usufruir do nosso património cultural. À semelhança de outros países europeus precisamos que o desporto vá para a rua, para as praças e jardins, sem complexos nem receios. O que aqui queremos é aliar a dinâmica dos clubes de andebol à possibilidade de as crianças, para além de praticarem a modalidade, poderem visitar algo que estando perto, muitas vezes parece distante. Vamos ter mais de 20 locais em todos o país, envolvendo acima de 2.000 crianças. Façamos destes dias uma festa do Andebol e da Cultura.” – referiu.

Associações Regionais envolvidas: Algarve, Aveiro, Braga, Guarda, Leiria, Lisboa, Portalegre, Porto, Vila Real, Viseu e Açores.

Monumentos/Museus e respetivas cidades: Museu Municipal do Compromisso Marítimo (Olhão), Museu Santa Joana (Aveiro), Paço dos Duques de Bragança (Guimarães), Sé da Guarda, Castelo Rodrigo (Figueira de Castelo Rodrigo), Mosteiro de Alcobaça, Mosteiro da Batalha, Castelo de Óbidos, Centro Histórico e Museus (Pombal), Exposição Vieira da Silva (Loures), Castelo de Alter do Chão, Museu Militar (Elvas), Centro de Artes Cultura (Ponte de Sor), Museu da Água (Porto), Museu Amadeu de Sousa Cardoso (Amarante), Museu Vila Velha (Vila Real), Museu Quinta da Cruz (Viseu), Museu de Resende, Museu do Vinho (Praia da Vitória) e Torre do Relógio (Horta).

Clubes associados: Andebol Clube de Olhão, Alavarium/CD São Bernando, CD Xico Andebol, Guarda Unida, Ginásio Clube Figueirense, Cister de Alcobaça, Batalha Andebol Clube, Escola Josefa de Óbidos, NDA Pombal, Clube Ponte de Frielas, CD Alter do Chão, Clube Arkus Juvenil, GEPS, Clube Foz do Porto, AD Amarante, GD Bairro Latino, Casa do Benfica de Viseu/Escola Azeredo Perdigão, AC Lamego, ACR Anreade, Clube Biscoitos, Sporting Clube da Horta e Angustias AC.

No próximo dia 10 de junho, o “Andebol & Cultura” irá estar presente em nove cidades em simultâneo e o evento com maior adesão vai decorrer na cidade do Porto, onde cerca de 300 crianças visitarão o Museu da Água, com a colaboração do Clube Foz do Porto. No mesmo dia, cerca de 250 crianças levarão o andebol ao Mosteiro de Alcobaça, com o clube Cister de Alcobaça a associar-se a esta iniciativa e o mesmo número de participantes visitará o exterior do Museu Quinta da Cruz, em Viseu, sob a orientação da Casa do Benfica de Viseu/Escola Azeredo Perdigão; entre muitos outros.

Pode consultar o programa completo AQUI.

O evento arrancou no passado dia 4 de junho, nos Açores, em que cerca de 70 crianças do Clube Biscoitos tiveram a oportunidade de visitar o Museu do Vinho, na Praia da Vitória, bem como realizar jogos de andebol no exterior.

A Federação de Andebol de Portugal endereça uma palavra de agradecimento a todos os Museus, Monumentos Nacionais, e agentes culturais que se envolveram na iniciativa.

Patrocinadores Institucionais