Final Four da Taça de Portugal Feminina: Águias e Aveirenses lutam por um lugar na final

PUB

SL Benfica quer chegar à dobradinha, enquanto que Alavarium Love Tiles pretende conquistar a primeira Taça de Portugal da sua história. O duelo está agendado para o próximo sábado, 4 de junho, às 15h00 e conta com transmissão n’A Bola TV.

A Prova Rainha chega este fim de semana a Santo Tirso e abre com o embate entre as águias, vencedoras do Campeonato 1ª Divisão Feminina, e a turma de Aveiro, agora sob orientação de Eugénio Bartolomeu, clube que, apesar de um historial recente de conquistas – tricampeonato entre 2012 e 2015 – continua à procura de erguer, pela primeira vez, a Taça de Portugal. Já as encarnadas, na sua história somam seis conquistas, a última delas em 1991/1992 e agora, quatro anos depois do regresso da modalidade ao clube, as comandadas de João Florêncio querem terminar a época com o pleno.

Em jeito de antevisão, Eugénio Bartolomeu refere a atipicidade inerente à época do plantel de Aveiro, no entanto afirma que o grupo encara esta adversidade como um fator motivacional: “Apesar de esta ter sido uma época completamente atípica na história do clube, situação que deixou algumas marcas na equipa, a participação na Final Four da Taça de Portugal é um fator de motivação extra para todos, pelo que a semana está planeada com o objetivo de nos apresentarmos num bom nível e darmos uma resposta positiva a este desafio.”

Toda essa motivação é impulsionada pelo facto do grupo poder alcançar um “feito inigualável” num clube com história no andebol português: “O Alavarium Love Tiles tem já uma história assinalável no andebol feminino e, realmente, falta a conquista da Taça de Portugal, pelo que a nossa expectativa é chegar à final e vencer. Mesmo não tendo sido esta uma boa época, todo este grupo de trabalho quer alcançar um feito inigualável no clube.” – afirmou o técnico.

Apesar da dificuldade prevista – em jogo frente ao atual Campeão Nacional invicto – o treinador do Alavarium Love Tiles é assertivo quanto à vontade de vencer, presente em todos os encontros: “Jogar contra uma equipa invicta durante um campeonato inteiro não é o melhor cenário à partida, mas o Alavarium Love Tiles é um clube referência no andebol feminino nacional, pelo que entra em campo sempre para vencer, tendo essa pressão intrínseca em cada partida que disputa.”

Do lado encarnado, quem antevê a Final Four da Taça de Portugal é João Alexandre Florêncio, técnico do SL Benfica. O vencedor do Campeonato afirma que a preparação da Prova Rainha começou cedo no Pavilhão da Luz: “Iniciámos a preparação para a Final Four assim que tivemos a perceção que o campeonato estava ganho e agora estamos na última etapa.”

O treinador das águias relembra que, apesar das duas vitórias frente ao Alavarium Love Tiles no Campeonato 1ª Divisão Feminina, a sua equipa está consciente e preparada para encontrar, em Santo Tirso, “o melhor” do seu adversário: “O Alavarium, apesar de ter perdido connosco os dois jogos e ter ficado no Campeonato muito aquém da expectativa, é um adversário que respeitamos, quer pela sua história, quer pela qualidade que tem no seu plantel. Estamos preparados para o melhor do Alavarium que esta época apareceu, por exemplo, nas competições europeias com a equipa holandesa.”

Depois do reaparecimento da modalidade no clube da Luz, o técnico encarnado mostra-se ambicioso para aquilo que poderá acontecer, não só neste fim de semana, mas também no futuro: “[O grupo] está muito motivado. Queremos ganhar tudo internamente, provando que depois dessas conquistas é possível também dar um salto para outro patamar, nomeadamente na Europa, como fizeram recentemente os nossos masculinos.”

Alavarium Love Tiles e SL Benfica defrontam-se este sábado, às 15h00, em jogo com transmissão n’A Bola TV. A segunda meia-final coloca CA Leça e Colégio de Gaia frente-a-frente pelas 17h30. A derradeira final está agendada para domingo, 5 de junho, pelas 16h00 e conta, igualmente, com transmissão n’A Bola TV.

Os bilhetes estão disponíveis para compra na receção do Pavilhão Desportivo Municipal de Santo Tirso, entre as 09h30 e as 22h00 e na Associação de Andebol do Porto nos seguintes períodos: 09h30-12h30 e 14h00-18h00. O preço é de 5€ por cada dia de competição.

Calendário:
04.06.2022 – 15h00 – Alavarium Love Tiles x SL Benfica, Bola TV
04.06.2022 – 17h30 – CA Leça x Colégio de Gaia Toyota, andeboltv
05.06.2022 – 16h00 – FINAL, Bola TV

O processo de pedido de acreditação está também aberto e pode ser submetido AQUI, que será, posteriormente, confirmado pelos serviços da Federação de Andebol de Portugal.

Patrocinadores Institucionais