Oran’2022: Convocatória final da Seleção Nacional A Feminina divulgada

PUB

Já são conhecidas as atletas selecionadas por José António Silva para representar Portugal na competição internacional, que vai decorrer em Oran, Argélia.

São 15 as atletas que iniciaram, esta quinta-feira, o estágio da Seleção Nacional A Feminina, com vista à participação na 19.ª edição dos Jogos do Mediterrâneo, em Oran, na Argélia. A comitiva às ordens de José António Silva encontra-se a estagiar na vila de Queijas, em Oeiras e partirá rumo a terras argelinas no próximo dia 27 de junho, para continuar a preparação antes do início da competição. Portugal vai estrear-se no dia 30 de junho, diante da congénere da Sérvia, no dia seguinte vai medir forças com a Turquia e irá encerra a primeira fase da prova com um embate frente à Macedónia do Norte, todos no El Hachemi Hantaz Sports Hall (Ain El Turk).

O Selecionador Nacional divulgou a lista de convocadas, que é composta por várias atletas que, habitualmente, integram as seleções jovens de Portugal e conta com várias ausências face ao lote que integrou a passada qualificação para o Campeonato da Europa. José António Silva explica os objetivos para este torneio, bem como a importância de estar presente numa competição deste tipo: “Encaramos esta participação nos Jogos do Mediterrâneo com responsabilidade e como mais uma oportunidade para fazer evoluir a equipa, tendo em vista a melhoria da nossa performance. Quando recebemos este convite, avaliámos as possibilidades de participação, nomeadamente no que diz respeito às jogadores que teríamos disponíveis e entendemos como muito útil a nossa presença na competição. Desde início que sabíamos da impossibilidade de algumas jogadoras darem do seu contributo e, por isso, fizemos um plano com objetivos muito concretos. A nossa perspetiva é promover o contacto internacional e dar experiência em competições deste nível a jogadoras jovens, para que em breve elas possam ter um papel decisivo na Seleção Nacional A, dando continuidade ao trabalho que temos vindo a realizar. Como é óbvio assegurámos que o trabalho destas jovens fosse enquadrado por atletas mais experientes. Nos últimos dias fomos confrontados com algumas dificuldades inesperadas na constituição da equipa e por isso mesmo tivemos necessidade de adaptar a nossa convocatória. Apesar disso, entendemos que estão criadas todas as condições para prosseguirmos no cumprimento dos objetivos acima referidos. Como sempre, sem descurar o aspecto competitivo procuraremos investir nos aspetos básicos do nosso modelo do jogo e da evolução das jogadoras, por forma a que consigamos alcançar melhores performances num futuro próximo. Apesar das dificuldades sentidas, que são habituais no nosso andebol e particularmente pelas equipas femininas, esperamos fazer deste momento e desta competição mais uma etapa importante para a nossa evolução. Estamos motivados para conseguir uma boa prestação e para isso contamos com o empenho destas extraordinárias atletas e o apoio daquelas que por diversas razões não podem neste momento dar o seu contributo.”

Convocatória – Seleção Nacional A Feminina – Jogos do Mediterrâneo (Oran, Argélia) – 26/06 a 07/07

Calendário:
Oran’2022
30.06.2022 – 12h00 – Sérvia x Portugal
01.07.2022 – 10h00 – Turquia x Portugal
02.07.2022 – 12h00 – Portugal x Macedónia do Norte

Portugal competirá pela segunda vez nos Jogos do Mediterrâneo, depois da estreia, há quatro anos, em Tarragona (Espanha), onde se apresentou com 221 atletas, de 29 modalidades, um recorde no número de atletas envolvidos numa Missão portuguesa a um evento multidesportivo organizado sob a égide do Comité Olímpico Internacional. Em Espanha, Portugal conquistou 24 medalhas: três de ouro, oito de prata e 13 de bronze.

Pode encontrar mais informações no site oficial do Oran’2022.


Patrocinadores Institucionais