Oran’2022: Apresentação Oficial dos Jogos do Mediterrâneo

PUB

Seleção Nacional A Feminina faz parte dos 159 atletas de 19 modalidades e 20 disciplinas que estarão presentes nos Jogos do Mediterrâneo. A formação lusa irá participar no Oran’2022, entre os dias 26 e 30 de junho em Oran, na Argélia.

Já é conhecida a Equipa Portugal que vai participar na 19.ª edição dos Jogos do Mediterrâneo, em Oran, na Argélia. No total, são 159 os atletas portugueses, de 19 modalidades e 20 disciplinas, que estarão em competição entre os dias 25 de junho e 5 de julho de 2022.

Esta terça-feira foi entregue, no Parque do Poetas, em Oeiras, uma bandeira nacional a cada uma das modalidades que integra a Equipa Portugal, numa missão organizada pelo Comité Olímpico de Portugal (COP), como forma de motivação para os atletas que vão representar Portugal. Mihaela Minciuna, Maria Unjanque, Rita Campos e Joana Pires estiveram presentes em representação do grupo da Seleção Nacional A Feminina.

Catarina Monteiro, chefe da Missão de Portugal a Oran 2022, dirigiu-se à Equipa Portugal invocando um grande nome do desporto mundial, Michael Jordan, para sublinhar o caminho a seguir nos Jogos do Mediterrâneo: “Nas palavras de Michael Jordan, um dos mais brilhantes atletas mundiais, ‘O talento vence jogos mas só o trabalho em equipa ganha campeonatos’. E é isso que temos que levar para Oran – uma equipa forte e unida, pronta para representar Portugal ao mais alto nível nos Jogos do Mediterrâneo de 2022. Dezanove modalidades que representam a mesma bandeira… a mesma nação. Somos a Equipa Portugal.”

Diana Gomes, presidente da Comissão de Atletas Olímpicos, reforçou as palavras de confiança: “Estou segura que todos os nossos atletas sentirão uma enorme motivação por se irem encontrar com os outros 25 países e elevarão o nosso País ao mais alto nível.”

Os atletas também foram os protagonistas principais do discurso de Carlos Pereira, vogal do Instituto Português do Desporto e Juventude, que esteve em Oeiras em representação do secretário de Estado da Juventude e Desporto: “É muita a confiança e o crer que toda a população portuguesa sente em relação ao trabalho dos atletas. O vosso exemplo, os valores que transmitem são fatores de motivação para os jovens que têm menos aptidões ou têm uma opção diferente em relação à prática desportiva.”

Francisco Rocha Gonçalves, vice-presidente da Câmara Municipal de Oeiras, encorajou a Equipa Portugal a superar-se e também se dirigiu especialmente aos atletas: “O vosso exemplo é olhado por todos os vossos compatriotas, esta é uma grande responsabilidade para todos vós serem extraordinários. Façam-nos orgulhosos.”

Na sua intervenção, Abdelmadjid Naamoune, embaixador da Argélia em Lisboa, sublinhou que o investimento feito para organizar Oran 2022 foi significativo, com o objetivo de criar as melhores condições para todos os atletas: “Para garantir o sucesso destes Jogos do Mediterrâneo, o meu país mobilizou recursos enormes, na construção de novas infraestruturas desportivas e hoteleiras”.

A encerrar a apresentação, José Manuel Constantino, presidente do COP, também deixou as suas palavras de especial incentivo aos atletas: “Se as coisas vos correrem bem, correm-nos bem a nós e correm, sobretudo, pelo primeiro motivo do vosso orgulho, que é representar Portugal. Essa é a nossa razão de estar e isso nunca deve ser esquecido. Mais do que as nossas modalidades, mais do que nós próprios, nós estamos a representar um País, uma Nação, e isso deve ser um grande motivo de orgulho, estarmos a representar Portugal.”

Portugal competirá pela segunda vez nos Jogos do Mediterrâneo, depois da estreia, há quatro anos, em Tarragona (Espanha), onde se apresentou com 221 atletas, de 29 modalidades, um recorde no número de atletas envolvidos numa Missão portuguesa a um evento multidesportivo organizado sob a égide do Comité Olímpico Internacional. Em Espanha, Portugal conquistou 24 medalhas: três de ouro, oito de prata e 13 de bronze.

Em 2022, na 19ª edição – Oran’2022, Portugal será representado por 164 atletas, de 21 modalidades e contará com a Seleção Nacional A Feminina de Andebol, que irá ter a sua participação de 26 a 30 de junho.

Patrocinadores Institucionais