Torneio 4 Nações: Seleção Nacional sub-20 despede-se da competição

PUB

Espanha venceu duelo ibérico pela margem mínima, naquele que foi o último jogo de Portugal no torneio realizado em Hamm, Alemanha.

Portugal perdeu o último jogo do Torneio 4 Nações que decorreu na cidade de Hamm, na Alemanha, diante da congénere da Espanha e despediu-se este domingo da competição. Após um triunfo no jogo inaugural contra a anfitriã germânica e uma derrota com a França, o terceiro e último desafio da equipa orientada por José António Silva marcava o encontro com a seleção do país vizinho e acabaram por ser felizes as espanholas, ao vencerem pela margem mínima.

O duelo ibérico perspetivava-se equilibrado e cumpriu com as expetativas, tendo sido a Espanha a abrir o ativo antes de Rita Campos assinar o primeiro golo luso e empatar a partida novamente. As falhas técnicas marcaram o início do jogo e a Espanha chegou ao 1-4 aos sete minutos mas, mais tarde, apareceu a primeira recuperação com critério de Portugal, que culminou com o golo do empate (6-6) por Denise Fernandes, aos 12 minutos, após uma melhoria substancial no processo defensivo da formação portuguesa. Seguiu-se um período idêntico, com a Espanha a distanciar-se até ao 6-9 e com Portugal a recuperar, mas desta vez sem alcançar o empate. Os últimos minutos da primeira parte mostraram alguma falta de discernimento na tomada de decisão por parte das jogadoras lusas e, em sentido oposto, a Espanha aproveitou para construir uma vantagem de quatro golos, com a qual recolheu aos balneários.

Intervalo: 11-15

A segunda metade começou de forma inglória para Portugal, com uma exclusão nos primeiros 30 segundos e, mais uma vez, a seleção espanhola teve argumentos para crescer na partida, tendo chegado à maior diferença registada até então, de sete golos (13-20), nove minutos após o recomeço. O rendimento luso caiu ligeiramente e aos 42 minutos o placar marcava 14-22, até que José António Silva solicitou uma paragem no jogo e implementou algumas alterações que tiveram um impacto positivo na reação lusa. Durante largos minutos, a Espanha foi segurando uma vantagem confortável mas na reta final, Portugal teve forças para retaliar e reduziu a margem para apenas um golo (24-25), aos 58 minutos, numa verdadeira demonstração de resiliência. No entanto, uma exclusão para Portugal, seguida de um livre de 7 metros para a Espanha, perto do final, ditaram o triunfo da equipa do país vizinho por 25-26. 

José António Silva, Selecionador Nacional, fez o balanço desta participação portuguesa no Torneio 4 Nações: “Hoje fizemos mais um bom jogo, em que conseguimos ser mais consistentes relativamente ao jogo de ontem, apesar de ainda cometermos muitos erros não forçados. Apesar disso conseguimos um bom jogo frente a uma equipa com mais tempo de preparação e com um ritmo competitivo muito diferente do nosso. Numa análise geral ao torneio, creio que conseguimos cumprir os objectivos inicialmente definidos e fomos competitivos na maior parte do tempo. Este facto merece ainda mais destaque se atendermos a que apresentamos a equipa mais jovem do torneio, com várias atletas que pertencem à selecção mais jovem. Para além de ternos recolhido alguns indicadores positivos para o nosso futuro, o mais importante é o confronto destas jovens com uma realidade competitiva diferente da que estão habituadas. Elas ficam naturalmente com uma consciência diferente do quanto nos falta trabalhar para resolvermos alguns detalhes que no momento decisivo fazem a diferença. Mantemos total confiança nestas atletas e acreditamos que com trabalho conseguiremos superar as dificuldades que neste momento ainda sentimos.”

Torneio 4 Nações
Calendário
10.06.2022 – 11h00 – Espanha x França, 27:25 (14:11)
10.06.2022 – 17h30 – Alemanha x Portugal24:25 (10:9)
11.06.2022 – 14h30 – França x Portugal, 31:24 (12:13)
11.06.2022 – 17h00 – Alemanha x Espanha, 28:27 (15:14)
12.06.2022 – 09h30 – Portugal x Espanha, 25:26 (11:15)
12.06.2022 – 12h00 – Alemanha x França, 27:29 (15:17)

Patrocinadores Institucionais