M20 EHF Euro 2022: Portugal derrota Espanha e leva dois pontos para o Main Round

PUB

Vitória épica conquistada no último segundo confirma o pleno na Fase Preliminar e vantagem importante para encarar a próxima fase da prova.

7 inicial: Diogo Rêma, Pedro Oliveira, Martim Costa, André Sousa, Francisco Costa, Tiago Teixeira e Nuno Queirós

Pela primeira vez a jogar num local que não o Pavilhão Desportivo Municipal de Vila Nova de Gaia, Portugal contou com um forte apoio no Multiusos de Gondomar no terceiro duelo da Fase Preliminar do M20 EHF Euro 2022: um duelo ibérico importante que definia qual das duas seleções levaria dois pontos para o Main Round – caso não houvesse empate.

O jogo começou com um parcial de 0-2 favorável a Portugal, com Francisco Costa em destaque, autor de um golo e uma assistência, preparando-se, desde cedo, para ser uma das figuras da tarde. Espanha assinou o primeiro golo aos três minutos (1-2) e, pouco depois, subiu a defesa e provocou vários erros no ataque luso, o que resultou num resposta criteriosa em forma de parcial 4-0 (5-4). A seleção do país vizinho alcançou a primeira vantagem de dois golos aos 11 minutos, quando o marcador assinalava 7-5, num período em que as dificuldades ofensivas continuavam para Portugal. Dois minutos mais tarde, e quando o marcador registava a mesma margem, Carlos Martingo colocou o cartão verde na mesa, pela primeira vez e, tal como em todas as vezes que o mesmo aconteceu desde o início do Europeu, a reação de Portugal foi positiva, com um parcial de 2-0, empatando o jogo a sete golos. No entanto, a reta final de jogo mostrou uma seleção espanhola mais confiante.

Intervalo: 16-15

No início da segunda metade, o clássico poder defensivo espanhol continuava a complicar a tarefa da Seleção Nacional mas, o guarda-redes Francisco Oliveira (lançado perto do intervalo) ajudou a que Portugal não quebrasse e aí iniciou um processo de recuperação contundente, que culminou com o 19-22, a segunda vantagem de três golos em todo o encontro para a turma das Quinas. Quando Portugal alcançou uns inéditos quatro golos de vantagem (25-29) acabou por baixar um pouco o rendimento e Espanha aproveitou para reduzir para o mínimo (28-29), aos 47 minutos, levando Carlos Martingo a solicitar nova paragem no jogo. Equilíbrio foi a palavra de ordem até ao apito final e no último minuto o placar assinalava a uma igualdade a 35 golos. Num momento de tensão, Espanha falhou o ataque decisivo e Francisco Costa assinou o 35-36, que deu a vitória a Portugal, pela margem mínima, levando o Multiusos de Gondomar ao delírio.

MVP & Top Scorer: Francisco Costa – 14 golos e 4 assistências

Carlos Martino reagiu à vitória “importante” que antecipa a entrada no Main Round, com mais dois pontos que a Espanha, não escondendo felicidade: “Acho que foi um jogo muito bom, com muita intensidade em que tivemos bons momentos, mas também momentos menos bons. O mais importante são os dois pontos. Estamos muito felizes por aquilo que fizemos hoje.”

Portugal irá encontrar-se com os dois primeiros classificados do Grupo B – Dinamarca e Hungria – para disputar o Main Round. A seleção das quinas parte com dois pontos, os mesmos que Dinamarca, enquanto que Espanha e Hungria partem sem qualquer ponto.

M20 EHF Euro 2022
Fase de Grupos – Grupo A
07.07.2022 – 19h45 – Portugal x Polónia, 41:31 (21:11)
08.07.2022 – 19h30 – Noruega x Portugal26:35 (13:16)
10.07.2022 – 19h30 – Espanha x Portugal35:36 (16:15)

Agarre o seu bilhete!

Pode adquirir os seus bilhetes diários para a competição, que decorrerá em Portugal de 7 a 17 de julho de 2022. A Seleção Nacional tem ambições de se superar a cada dia e, em território nacional e diante dos seus adeptos, precisa do apoio de todos para que este seja um evento memorável para o andebol português. O preço unitário é de 5€ por dia de competição e abrange todos os pavilhões que vão acolher o evento.

Pode adquirir o seu ingresso através deste link: https://blueticket.meo.pt/Tags/ehfu20

O calendário completo está disponível no website da prova, aqui.

Patrocinadores Institucionais