M20 EHF Euro 2022: Portugal é medalha de prata no Campeonato da Europa

PUB

Foi com o Centro de Congressos e Desportos de Matosinhos totalmente esgotado que Portugal enfrentou a congénere espanhola, averbando uma derrota na Final, por 35-37.

7 Inicial: Diogo Marques, Tiago Teixeira, Francisco Costa, Nuno Queirós, André Sousa, Martim Costa e Pedro Oliveira

Momento arrepiante que antecedeu a Final de Matosinhos, com mais de 3500 pessoas a entoarem “A Portuguesa”, antes do embate com Espanha, no último encontro do Campeonato da Europa de sub-20. Portugal chegou a esta final com um registo praticamente vitorioso e encontra a congénere espanhola, que até então só tinha sofrido uma derrota, às mãos de Portugal, na fase de grupos inicial do M20 EHF Euro.

A bancada levantou-se para celebrar o primeiro golo de Portugal, da autoria de Pedro Oliveira e André Sousa acabou por bisar antes que a oportunidade surgisse para o lado espanhol e acabou por surgir em dobro, com os espanhóis a empatarem o encontro com cinco minutos volvidos. Os Guerreiros Juniores acabaram mesmo por passar para o comando do encontro e Portugal passou por uma fase menos positiva no encontro, estando com bastantes dificuldades no ataque mas Francisco Costa, com a sua tradicional mão quente, acabou por reduzir e após alguns momentos de parada e resposta, foi Diogo Rêma quem brilhou ao parar um livre de sete metros dando a hipótese aos lusos de reduzirem pela margem mínima. Os 15 minutos marcaram o empate, a 7 golos, pela mão do pivô Ricardo Brandão e Portugal mostrava sinais de retoma na linha ofensiva. João Gomes acabou mesmo por colocar os lusos no comando com 10-9 no placar perto dos 20 minutos, os espanhóis conseguiram reverter as contas e acabaram por passar para a liderança, com 11-12 no marcador, quando faltavam apenas 9 minutos para o descanso, ao que se seguiu um pedido de time-out pelos espanhóis, que acabou por resultar no aumento da vantagem para os visitantes. Gabriel Cavalcanti não perdoou e com um roubo de bola colocou tudo empatado, na sequência, a formação das Quinas teve oportunidade para liderar mas Martim Costa desperdiçou um remate isolado face ao guarda-redes adversário mas André Sousa não falhou e os comandados de Carlos Martingo voltaram ao comando (14-13). O encontro seguiu em toada de parada e resposta até ao recolher das equipas ao balneário para o descanso.

Intervalo: 16-15

Com a entrada para o segundo tempo seguiram-se momentos de parada e resposta para as duas equipas e, aos 35 minutos, Portugal seguia com dois golos de vantagem dados por André Sousa (20-18) e Gabriel Viana não ficou atrás ampliando para três golos a liderança, levando o técnico espanhol a colocar o cartão verde na mesa. O mesmo pedido acabou por surtir efeito para o lado português que mostrava uma defesa e um ataque avassalador, com Tiago Ferreira a ser protagonista de diversas defesas importantes, que levaram os lusos a quatro golos de vantagem, com 28-24 no placar, perto dos 44 minutos. Acabou por surgir uma ligeira aproximação espanhola, quando o marcador passava os 50 minutos de jogo, levando Carlos Martingo a parar o jogo, quando o placar se encontrava a 32-31 mas o empate acabou mesmo por surgir, assim como a liderança espanhola que se manteve até ao último minuto do encontro, acabando por vencer esta final, por 35-37.

MVP: André Sousa (10 golos e 5 assistências)
Top Scorer: Francisco Costa (11 golos)

O Selecionador Nacional lamenta a derrota que tirou o ouro a Portugal mas salienta a entrega que os jogadores demonstraram, o grande trajeto que a equipa fez durante a competição e fala em orgulho: “Perder nunca é fácil, mas não tenho nada a apontar à prestação que os jogadores tiveram, acho que fizemos 45 minutos de alto nível. Depois, durante dez minutos, sabíamos que a Espanha nos ia tentar castigar com as transições e, nesse período, se calhar tivemos algumas perdas de bola ou remates falhados que não tivemos no resto do jogo. Sempre que nós lutávamos para marcar um golo – e conseguimos marcar bastantes – a Espanha, mais vezes que nós e principalmente nesse período de jogo, marcou golos fáceis, o que não é fácil, mesmo para uma equipa que está na frente. De qualquer maneira, o que eu considero importante realçar é o comportamento magnífico que os atletas tiveram, um Campeonato Europeu fantástico e a empatia que este grupo conseguiu criar com o público, não é normal para uma equipa das camadas jovens, ainda por cima de andebo. Acho que isso demonstra a qualidade que estes jogadores têm, que mostraram em campo e fizeram toda a gente acreditar que era possível. Infelizmente não conseguimos oferecer a vitória a toda a gente que nos apoiou no Pavilhão e a tantas outras que hoje não conseguiram vir, mas oferecemos toda a entrega e todo o suor dentro de campo. Portanto, só temos que estar orgulhosos com o que fizemos.”

André Sousa, capitão da Seleção Nacional Sub-20, realçou o apoio sentido por esta geração: “Sentimos, de facto, um apoio, uma força muito grande vinda do exterior, quer através de mensagens, quer no pavilhão a puxar por nós – foram experiências únicas. Diria que, todos nós, nunca tínhamos jogado com um pavilhão assim tão cheio a puxar por nós e estamos muito gratos por isso. Foi-nos dada uma visibilidade muito interessante, muita gente viu os nossos jogos na televisão e eu acho que isto pode ser uma alavanca interessante, como já houveram outras no passado para o andebol português continuar a desenvolver-se. Temos estado numa onda muito positiva, quer nas seleções jovens, quer na Seleção A e agora é continuar a trabalhar nas gerações mais jovens para continuar esta onda de positividade.” – terminou.

7 Ideal
Melhor Guarda Redes – Alexander Linden (SWE)
Melhor Ponta Esquerda – Kelvin Roberts (SWE)
Melhor Lateral Esquerdo – Martim Costa (POR)
Melhor Central – Thomas Arnoldsen (DEN)
Melhor Lateral Direito – Francisco Costa (POR)
Melhor Ponta Direito – Antonio Llamazares (ESP)
Melhor Pivô – Javier Moreno (ESP)

Prémios Individuais
Melhor Defensor – Marko Tasic (SRB)
Melhor Marcador – Francisco Costa (POR)
MVP – Stefan Dodic (SRB)

M20 EHF Euro 2022
Fase de Grupos – Grupo A
07.07.2022 – 19h45 – Portugal x Polónia, 41:31 (21:11)
08.07.2022 – 19h30 – Noruega x Portugal26:35 (13:16)
10.07.2022 – 19h30 – Espanha x Portugal35:36 (16:15)
Main Round
12.07.2022 – 19h30 – Portugal x Dinamarca, 26:20 (17:10)
13.07.2022 – 19h30 – Hungria x Portugal, 33:30 (17:13)
Meias Finais
15.07.2022 – 19h30 – Portugal x Suécia, 25:24 (12:10)
Final
17.07.2022 – 17h00 – Portugal x Espanha, 35-37 (16-15)

Patrocinadores Institucionais