M20 EHF Euro 2022 reforçou sucesso da parceria com Canal 11

PUB

Transmissões dos sete jogos de Portugal no Campeonato da Europa tiveram uma audiência total de 2.342.000 espectadores.

O mais recente Campeonato da Europa sub-20, realizado no nosso país no presente mês de julho e em que Portugal alcançou um histórico segundo lugar, revelou-se um sucesso desportivo… e televisivo. O cada vez mais notório crescimento da modalidade, principalmente devido aos resultados dos Heróis do Mar (Seleção Nacional A Masculina) ao longo dos anos, tem vindo a captar atenção e interesse em massa, potenciado por um acompanhamento permanente e cada vez maior dos órgãos de comunicação social nacionais e internacionais. Este Europeu do escalão sub-20 veio reforçar o êxito da parceira entre a Federação de Andebol de Portugal e o Canal 11, sob a égide da Federação Portuguesa de Futebol.

Segundo dados facultados pelo Canal 11 e RTP2, passaram pelos sete jogos que a seleção orientada por Carlos Martingo realizou no M20 EHF Euro 2022 mais de 2.342.000 espectadores, com uma audiência média por jogo superior a 90.000 espectadores. Vale a pena relembrar que, tendo sido esta uma competição que não engloba o escalão sénior, os números têm uma importância ainda maior.

O destaque maior em termos televisivos foi, naturalmente, o jogo da Final entre Portugal e Espanha, transmitido em simultâneo por Canal 11 e RTP2, que se assumiu como um dos melhores dos últimos tempos, com uma audiência total de 790.000 espectadores, uma audiência média de 187.000 e um share de 5.7% (dados combinados), apenas atrás do duelo entre Portugal e França, do escalão sénior, relativo ao Mundial 2021, no Egito.

De resto, os dois jogos com a seleção do país vizinho (Fase Preliminar e Final) foram os mais vistos pelos portugueses, em especial o primeiro, uma vez que a transmissão ficou apenas a cargo do Canal 11, e que contou com uma audiência total de 394.000 espectadores, uma audiência média de 106.000 e um share de 2.9%.

Miguel Laranjeiro, Presidente da Federação de Andebol de Portugal, fez questão de realçar o trabalho conjunto entre as duas instituições e o refletido sucesso, considerado que este evento foi um dos momentos mais altos da parceria: “A parceria com o Canal 11 foi fundamental para a divulgação e promoção do Europeu sub-20. Quero agradecer a disponibilidade, a competência e o envolvimento do Canal 11 e da Federação Portuguesa de Futebol neste evento. O sucesso junto dos adeptos e do público em geral só foi possível devido a este intenso acompanhamento televisivo, demonstrando o Canal 11 ser também um verdadeiro serviço público. Entre as duas instituições, tem havido um trabalho conjunto que quero realçar, e que teve no mais recente Europeu de Andebol um dos seus momentos mais importantes.”

Para além do carimbo de sucesso registado no pequeno ecrã, importa salientar a adesão do público nos três pavilhões, em todos os jogos de Portugal no M20 EHF Euro 2022, em especial nos duelos da Meia Final e Final. O Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos recebeu “casa cheia”, particularmente no derradeiro jogo, com mais de 3.500 adeptos presentes em apoio à Seleção Nacional sub-20.

Patrocinadores Institucionais