Oran’2022: Portugal soma a primeira vitória nos Jogos do Mediterrâneo

PUB

Seleção Nacional A Feminina venceu a Turquia, na segunda jornada, da fase de grupos, em Oran.

Comandadas de José António Silva, conquistaram a sua primeira vitória em Oran’2022, frente à Turquia. Neste encontro da segunda jornada, dos Jogos do Mediterrâneo, foram as turcas que se adiantaram no marcador, com um parcial de 4-0 na abertura do jogo, selado por Yasemin Sahin e o primeiro golo português só surgiu à passagem dos cinco minutos, por Luciana Rebelo. Mas aos 10 minutos, o encontro já se encontrava equilibrado (7-6) com Carmen Figueiredo a colocar tudo pela margem mínima. O jogo seguiu equilibrado até que com a aproximação dos 20 minutos, a Turquia voltou a dilatar para quatro golos de vantagem, com 12-8 no placar. Na reta final do primeiro tempo, Portugal conseguiu a aproximação, através de Mariana Costa e Bebiana Sabino e acabou por sair para o descanso com dois golos de desvantagem.

Intervalo: 14-12

Na entrada para a segunda metade, as lusas chegaram ao empate pela mão de Joana Pires e, Mihaela Minciuna acabou por colocar Portugal na frente com dois golos de vantagem (15-17). A Turquia ainda conseguiu a aproximação mas a meio do segundo tempo, as lusas já levavam quatro golos de vantagem (19-23) Com a aproximação dos 50 minutos, as turcas conseguiram reduzir para dois golos (22-24) pela mão de Irem Turkoglu. No entanto, Portugal não largou o pé do acelerador e voltou a aumentar a diferença, com a Turquia a levar o cartão verde à mesa na esperança de reverter o resultado, sem sucesso, com as portuguesas a somar a sua primeira vitória na competição. Bebiana Sabino, com 9 golos em 11 oportunidades foi a melhor marcadora do lado luso.

Resultado Final: 26-30

José António Silva não escondeu a sua satisfação com o jogo de hoje, perante aquela que, à partida, seria uma seleção difícil de defrontar: “Hoje tínhamos a expectativa de que teríamos uma tarefa muito difícil, não só pela valia da equipa turca, que tem a sua seleção mais representativa nestes jogos e, portanto, logo à partida seria claramente favorita relativamente a nós. É uma equipa experiente, uma equipa com muitos jogos, com muitas seniores de há muitos anos e nós, com a nossa juventude, naturalmente temperada por alguma experiência, sentíamos que nesse aspeto iríamos ter muitas dificuldades. Para além disso, estamos com alguns problemas do ponto de vista da saúde. Não pudemos utilizar a Isabel nem a Rita, a Neide na segunda parte também não conseguiu, não estava em condições de ser utilizada e, portanto, não foi utilizada, pelo que todas essas limitações à partida indiciavam uma tarefa muito difícil, muito dura. O que é certo é que, mesmo tendo começado muito mal, muito apáticas, sem grande organização, depois recompusemo-nos, equilibrámos na primeira parte e fizemos uma segunda parte verdadeiramente brilhante, com toda a gente a cumprir aquilo que foi pedido, toda a gente a dar o seu máximo e não há nenhum destaque individual a fazer. Fomos uma equipa brilhante hoje no jogo, conseguimos contornar as nossas dificuldades e fazer face a uma equipa que à partida era favorita claramente para este jogo. Estamos naturalmente muito felizes.”

Macedónia do Norte fecha fase de grupos

A seleção lusa vai encerrar a fase de grupos à procura de uma vitória frente à Macedónia do Norte. O selecionador nacional, José António Silva, destaca a motivação do grupo, apesar das adversidades, em conquistar um lugar nas meias finais: “A primeira questão a colocar é vamos ver como recuperamos, não só do ponto de vista físico, do desgaste próprio do jogo, mas fundamentalmente das questões clínicas, já que temos quatro atletas com alguns problemas gastrointestinais. Vamos ver se elas conseguem recuperar rapidamente e estar em condições para amanhã. Agora vamos procurar descansar, recuperar toda a gente, analisar o nosso adversário de amanhã [sábado] e estamos muito motivados para tentar um lugar nas meias finais. Volto a dizer, se estivéssemos nas nossas melhores condições, diria que tínhamos boas possibilidades de vencer. A equipa como está, vamos ter que aguardar e só amanhã de manhã saberemos o estado físico delas. Vamos ter um adversário [Macedónia do Norte] muito complicado, forte do ponto de vista físico, algumas boas jogadoras que jogam rápido e, portanto, a nossa condição física, não só clínica, também devido ao aspeto da recuperação, vai ser decisiva.”

Calendário:
Oran’2022
30.06.2022 – 14h15 – Sérvia x Portugal, 21:20 (13:12)
01.07.2022 – 10h00 – Turquia x Portugal, 26:30 (14:12)
02.07.2022 – 12h00 – Portugal x Macedónia do Norte

Pode encontrar mais informações no site oficial do Oran’2022.

Patrocinadores Institucionais