Seleção Nacional ANDDI é Campeã da Europa pela quarta vez

PUB

Equipa comandada por António Costa Pereira venceu dois dos três jogos com a Polónia no VIRTUS European Summer Games 2022, em Cracóvia e voltou a fazer história na modalidade.

A 2ª edição do VIRTUS European Summer Games 2022, a decorrer na cidade de Cracóvia, na Polónia, está praticamente a terminar e a participação portuguesa é para lá de positiva, com mais de 20 medalhas arrecadadas até ao momento, nas vertentes masculina e feminina, em diversas modalidades em competição. No que toca ao andebol, a Seleção Nacional ANDDI escreveu mais uma página dourada na modalidade, ao sagrar-se Campeã da Europa pela quarta vez, depois de vencer a Polónia, equipa da casa, na ‘finalíssima’. Este título europeu conquistado pela formação orientada por António Costa Pereira acontece depois das conquistas dos três últimos Campeonatos da Europa INAS: Fafe (2017), Cavalaire-sur-Mer, França (2017) e Estarreja (2018).

Portugal estreou-se na competição com uma vitória contundente diante da Polónia, por 23-18 e colocou-se numa posição favorável para revalidar o título, mas foi surpreendido pela seleção do leste europeu no segundo duelo, que foi extremamente equilibrado, tendo perdido por 21-22, naquela que foi apenas a primeira derrota internacional em nove anos. No derradeiro jogo entre lusos e polacos, Portugal confirmou o favoritismo e a superioridade, vencendo por 23-26 e erguendo o tão ambicionado troféu de Campeão Europeu.

António Costa Pereira, Selecionador Nacional, atribui mérito total aos jogadores por esta conquista e salienta a resiliência após a derrota no segundo jogo: “Apesar de ter sido um torneio a dois, os três jogos levaram-nos ao limite, pois a seleção polaca é cada vez mais combativa e a jogar em casa tinha o ambiente a favor. No segundo jogo tivemos a primeira derrota ao fim de nove anos de Seleção, o que deixou alguma apreensão nos jogadores. No entanto, traçámos a estratégia para o jogo decisivo, fizemos os jogadores acreditar que éramos mais fortes e eles foram uns verdadeiros guerreiros. O mérito é inteiramente destes heróis que, mais uma vez, elevaram de uma forma inexcedível as cores da nossa bandeira.”

No final da competição na modalidade de andebol, a organização do evento destacou dois jogadores lusos pela prestação de alto nível: Fábio Moleiro foi eleito o Melhor Jogador da prova, enquanto que Miguel Meireles recebeu o prémio de Melhor Guarda-Redes.

Calendário:
19.07.2022 – 13h00 – Portugal x Polónia, 23:18
19.07.2022 – 13h00 – Portugal x Polónia, 21:22
19.07.2022 – 13h30 – Polónia x Portugal, 23:26

Patrocinadores Institucionais