Seleção Nacional sub-18 Feminina: As escolhidas para representar Portugal no Mundial

PUB

Luís Santos divulgou a convocatória para o Campeonato do Mundo, agendado para o mês de agosto na Macedónia do Norte e para o estágio em Vila Nova de Gaia que antecede a competição.

São 18 atletas escolhidas para representar Portugal na 9ª edição do U18 IHF Women’s Youth World Championship 2022, que vai decorrer entre os dias 30 de julho e 10 de agosto, em Skopje, capital e maior cidade da Macedónia do Norte. Este novo e derradeiro momento de preparação para a grande competição, que contará com um estágio em Vila Nova de Gaia, acontece após a participação da Seleção Nacional sub-18 no Paredes Cup, que se revelou fundamental, uma vez que contemplou o grupo que irá participar no Mundial na totalidade. Quer isto dizer que a convocatória final divulgada esta quinta-feira é praticamente a mesma do que a anterior, com apenas uma alteração a registar: a integração de Bárbara Mendes, central do Maiastars, que substitui a lateral Ana Beatriz Miranda, do ARC Alpendorada.

Luís Santos, Selecionador Nacional, acredita no potencial desta geração de atletas e diz que o objetivo é diminuir cada vez mais a distância até às melhores seleções mundiais: “Iniciamos este último estágio de preparação com uma grande ilusão, motivação e expectativa de poder competir com as melhores seleções mundiais desta geração. Mantemos a ambição e objetivo de aproximar o nosso nível de prestação coletiva e individual das melhores seleções e, com isso, demonstrar todo o potencial e trabalho que temos vindo a desenvolver com estas atletas, na certeza de que o fator mental será decisivo para isso. Sabemos que estamos num contexto espetacular para que estas atletas possam continuar a demonstrar valor e competência para integrarem, a breve trecho, a Seleção Nacional A.”

Em jeito de projeção daquilo que será a prestação de Portugal no presente Mundial, Luís Santos refere que chegar ao Main Round é um objetivo realista: “Entrar bem na competição é fundamental e para isso teremos que procurar aplicar o nosso modelo de jogo que é conhecido por todas as atletas, convencidos que não ficamos a dever nada a qualquer adversário no plano teórico. Passar ao Main Round é um objetivo realista e, depois disso, tudo será possível. Esta geração representa para nós uma esperança na mudança de paradigma no trabalho e investimento no andebol feminino e estamos prontos para o desafio.”

Convocatória da Seleção Nacional sub-18 Feminina para o Campeonato do Mundo na Macedónia do Norte (23/07 a 11/08)

U18 IHF Women’s Youth World Championship 2022
Grupo C
Dinamarca
Portugal
Áustria
Ilhas Faroé

Recorde-se que Portugal garantiu uma vaga no Campeonato do Mundo após derrotar a Chéquia no último Europeu sub-17, prova na qual terminou na 10ª posição. O calendário será revelado pela IHF posteriormente.

Patrocinadores Institucionais