W16 European Open: Portugal perde com a Noruega mas segue para o Main Round

PUB

Seleção Nacional sub-16 terminou em 3º lugar do Grupo C e avança juntamente com Polónia e Noruega e vai agora defrontar as congéneres que também seguiram em frente do Grupo D: Espanha, Chéquia e Suíça.

A Seleção Nacional sub-16 Feminina terminou a fase preliminar do Women’s 16 European Open, que está a decorrer em Gotemburgo, na Suécia, com uma derrota diante da Noruega, na 3ª jornada. Apesar do resultado negativo, Portugal garantiu o 3º lugar e o respetivo lugar no Grupo II do Main Round da prova, após a vitória de ontem diante da Islândia e o Grupo C, onde está inserido, vai agora cruzar com o Grupo D, em que os adversários serão a Espanha, a Chéquia e a Suíça.

O jogo diante das norueguesas revelou-se o mais complicado dos três que Portugal já disputou nesta competição e as comandadas de Artur Rodrigues nunca conseguiram impor o seu plano de jogo, frente a uma equipa mais experiente em termos internacionais e com uma componente física mais desenvolvida. Ao intervalo, Portugal perdia por 13-6 e o resultado final ficou fechado em 24-18. Do lado nórdico, Synne With e Julia Hessen foram as principais figuras (ambas com quatro golos marcados) e do lado luso, Inês Sousa destacou-se, também com quatro remates certeiros.

O Selecionador Nacional, Artur Rodrigues salientou os fatores que contribuíram para a vitória da Noruega mas garante que a confiança da equipa está intacta para continuar a ambicionar chegar aos lugares cimeiros da competição: “O jogo de hoje não foi fácil. Logo desde início tivemos muitas dificuldades ofensivas, a Noruega tinha as coisas bem estruturadas e muitas saídas a contactar as nossas jogadoras e nós começámos a jogar de forma muito lateralizada e foi complicado encontrar espaços para finalizar. Saímos já em desvantagem para o intervalo e, com isso, tentámos no início da segunda parte surpreender com o 7×6, para nos impormos no jogo. Na defesa nunca encontrámos bons momentos, sentimos muitas dificuldades em travar as adversárias, que faziam tudo com muita velocidade e muita continuidade e não fomos tão eficazes defensivamente como no jogo de ontem, com a Islândia. Não conseguimos cumprir, muitas vezes, com o nosso sistema 3:2:1 e isso revelou-se um dos problemas durante todo o jogo. Agora é tempo de recuperar as atletas porque a competição prossegue amanhã e queremos estar na máxima força para podermos continuar a ter ambições neste torneio. Está tudo em aberto, vamos agora disputar os 12 primeiros lugares.”

Portugal segue para o Grupo II do Main Round com 0 pontos, a Polónia segue com 2 e a Noruega, líder do Grupo avança com 4 pontos, fruto das vitórias contra as equipas portuguesa e polaca. A tarde desta terça-feira será livre para que as atletas possam recuperar energias e a competição prossegue na manhã desta quarta-feira.

Calendário
W16 European Open
04.07.2022 – 11h00 – Portugal x Polónia15:19 (4:9)
04.07.2022 – 17h00 – Islândia x Portugal16:19 (9:10)
05.07.2022 – 11h30 – Noruega x Portugal, 24:18 (13:6)
Main Round – Grupo II
06.07.2022 – 09h30 – Portugal x Chéquia, ehftv
06.07.2022 – 19h00 – Portugal x Espanha, ehftv
07.07.2022 – 08h00 – Portugal x Suiça, ehftv

Patrocinadores Institucionais