Andebol em Cadeira de Rodas: Portugal vence 1.º Troféu Internacional Vida

PUB

Seleção Nacional orientada por Danilo Ferreira derrotou a congénere de Espanha por 20-13, em Viseu.

Portugal é o grande vencedor do 1.º Troféu Internacional Vida, prova inserida na 24ª edição do Torneio Internacional de Viseu, ao bater Espanha por 20-13 e confirma o bom trabalho que tem vindo a ser realizado na preparação para o primeiro Campeonato Europeu/Mundial, que se realizará no nosso país, mais concretamente em Leiria – em novembro deste ano.

O duelo ibérico começou equilibrado, com um resultado de 4-4 a verificar-se ainda antes dos primeiros 10 minutos da primeira parte, antes da equipa espanhola passar para a frente, de seguida. João Jerónimo, capitão da equipa lusa voltou a restabelecer o empate a cinco e começava a afirmar-se como uma das figuras da partida, a par de Ricardo Queirós, autor dos dois golos seguintes, que colocavam Portugal a vencer por dois de diferença, ao 7-5, com 18 minutos decorridos. Houve tempo ainda para a Espanha reduzir e foi esse o resultado verificado no final dos primeiros 20 minutos, no Pavilhão Cidade de Viseu.

Intervalo: 7-6

A segunda metade abriu com um golo luso e vantagem de dois golos permaneceu durante cerca de cinco minutos, até que Portugal disparou no marcador com um parcial de 2-0, embalado pelo forte apoio vindo das bancadas, tendo chegado ao 11-7, pela mão de Rui Rodrigues, naquela que seria a maior vantagem no encontro até então. A partir desse momento, a equipa das Quinas foi tomando cada vez mais conta do rumo da partida e a diferença no marcador foi aumentando, perspectivando-se a tão ambicionada vitória. A principal dor de cabeça para Portugal foi Óscar Perales, atleta espanhol que se afirmou como melhor marcador do jogo, de forma destacada, com 10 golos marcados. Espanha ainda reduziu a desvantagem para três golos, perto do fim (15-12), mas os guarda-redes lusos, Marco Francisco e Pedro Marques, estiveram em tarde inspirada e ajudaram a que o desfecho fosse favorável a Portugal, que acabou por vencer por 20-13.

No final da partida, Danilo Ferreira, Selecionador Nacional, revelou que está mais satisfeito com o desfecho da partida do que com a exibição dos seus atletas: “Foi jogo típico de falta de treino e competição, os últimos jogos que fizemos foram em final de junho. Entrámos sem ritmo, apáticos, a falhar remates, o que é normal nesta fase do ano. Na segunda parte corrigimos alguma coisas, aumentámos um pouco a velocidade, a nossa agressividade no ataque e apareceu, naturalmente, a nossa qualidade. Alcançámos o principal objetivo, que era ganhar este jogo. Serviu para começar a preparação para o que vem aí em novembro, aí sim temos que estar na máxima força e ter uma eficácia e uma dinâmica completamente diferente da que tivemos hoje.”

Calendário:
21.08.2021 – 14h00 – Portugal x Espanha (ACR), 20:13 (7:6)

Patrocinadores Institucionais