EHF European League: Águas Santas Milaneza perde na Finlândia na primeira mão

PUB

Derrota pela margem mínima frente ao HC Cocks deixa tudo em aberto para o segundo jogo, agendado para o próximo dia 3 de setembro, na Maia.

A aventura europeia do Águas Santas Milaneza começou com uma derrota, por 22-21, na Finlândia, mas a equipa portuguesa deixou garantias de que o apuramento para a Ronda 2 de Qualificação da EHF European League está ao seu alcance.

O início da partida na Cocks Areena, em Riihimäki, ficou marcado por vários erros ofensivos de parte a parte, com o Águas Santas Milaneza a contar com a eficácia do pivô Francisco Fontes, autor dos dois primeiros golos da tarde (0-2), com sete minutos decorridos. A formação nórdica apenas assinou o primeiro remate certeiro aos oito minutos, reduzindo a margem para 1-2, altura em que cresceu na partida e chegou ao empate a três golos (3-3), pouco depois. Aos 12 minutos, e a vencer por 3-5, o emblema português baixou a guarda e permitiu que o adversário controlasse o rumo do encontro, com quatro golos sem resposta, chegando a uma inédita vantagem de dois golos (7-5), a dois minutos dos 20′. Cinco minutos mais tarde, as dificuldades acentuavam-se para o Águas Santas Milaneza e o HC Cocks respirava confiança, o que resultou em nova diferença criteriosa, de quatro golos, ao 11-7, o que levou Ricardo Moreira a pedir time-out, a oito minutos do intervalo. A reação dos atletas lusos, após a paragem, foi a desejada, e resultou numa aproximação até à margem mínima (11-10), fruto de uma mudança de atitude defensiva e mantendo os índices de eficácia no ataque. No restante período até ao descanso, o equilíbrio acentuou-se.

Intervalo: 13-11

No reatar da partida, o Águas Santas Milaneza reduziu, de novo, para o mínimo (13-12) mas não conseguiu atingir o tão desejado empate, algo que não se verificava desde o 5-5 e, em sentido inverso, a equipa finlandesa instalou-se no patamar dos três golos à maior, que foi prevalecendo durante largos minutos. Aos 40′ o marcador era de 18-15. Nesse período, a esperança de sair da Finlândia com um resultado positivo voltou para os maiatos, quando Mário Lourenço assinou o 18-17, de contra-ataque e o guardião Alexandre Magalhães travou um livre de 7 metros. Tudo isso contribuiu para que o Águas Santas Milaneza crescesse na partida, principalmente em termos psicológicos mas a boa exibição do guarda-redes Dmitrii Kholmov, e algum azar à mistura, impediram que a reviravolta aparecesse, apesar das constantes investidas maiatas. Num final de jogo emocionante, o HC Cocks conseguiu conservar a vantagem mínima e parte, assim, em vantagem para o jogo da segunda mão. Miguel Pinto foi o melhor marcador do Águas Santas Milaneza, com cinco golos, já Luka Brkljacic destacou-se dos demais, com sete golos marcados.

Resultado Final: 22-21

A segunda mão está agendada para o próximo sábado, dia 3 de setembro, às 18h00 e poderá acompanhar em direto na andeboltv.

Ronda 1 Qualificação – EHF European League
1.ª Mão
27.08.2022 – 14h00 – HC Cocks x Águas Santas Milaneza, 22:21 (13:11)
2.ª Mão
03.09.2022 – 18h00 – Águas Santas Milaneza x HC Cocks, andeboltv

Patrocinadores Institucionais