M18 EHF Euro 2022: Portugal inicia Europeu com a mão direita

PUB

Seleção Nacional sub-18 entrou no Campeonato da Europa com uma vitória diante da seleção do Montenegro por 31-24.

A caminhada dos portugueses começou esta tarde, com duelo frente aos anfitriões do M18 EHF Euro 2022 – Montenegro. Foram os locais a entrar melhor na partida, através da conversão de um livre de 7 metros, Radoš Premovic deu a primeira liderança do encontro aos da casa. Apesar da superioridade inicial dos montenegrinos, a defesa lusa – impulsionada por uma boa entrada de Diogo Rêma Marques – acabou por catapultar a equipa para a dianteira do marcador, 4-3, à passagem do quinto minuto, pela mão de Gabriel Cavalcanti. Após a igualdade a quatro, os comandados de Nuno Santos impuseram um parcial de 3-0, assumindo a maior vantagem registada até então.

Os anfitriões conseguiram encostar no marcador, com o 10-9, mas os portugueses voltaram a fugir no marcador até ao 12-9. No entanto, o Montenegro voltou a aproximar-se na reta final do primeiro tempo e Nuno Santos deu uso ao teu primeiro time out com pouco mais de um minuto por jogar e 14-13 no placard. Ricardo Brandão e José Ferreira assinaram dois golos e dilataram a vantagem portuguesa antes da saída para os balneários.

Intervalo: 16-13

No recomeço da partida Nuno Oliveira converteu um livre de 7 metros que deu a Portugal a maior diferença no marcador. O jogo seguiu num ritmo de parada e resposta, com ataques mais prolongados e a diferença no resultado a oscilar entre os três e quatro golos. Na entrada dos últimos 20 minutos, o técnico do Montenegro levou o cartão verde à mesa, quando o placard assinalava 20-17 mas o ataque seguinte não correu de feição e foi Tiago Sousa quem voltou a marcar.

Com 15 minutos por jogar, e com Portugal a sentir mais dificuldades, Nuno Santos deu uso a um tempo técnico, quando o Montenegro crescia no encontro e se encontrava apenas a dois golos de distância, 21-19. António Machado voltou a dilatar a vantagem para três e os portugueses voltaram a crescer no encontro com, mais uma vez, Diogo Rêma Marques a dar o seu contributo na baliza. Eduardo Leite fez o vigésimo sétimo golo de Portugal, assinando a maior vantagem até então (27-21) e obrigou o adversário a pedir um time out, com apenas cinco minutos por jogar. A superioridade seguiu lusa e Ricardo Brandão assinou o último golo do encontro, em cima do apito final.

Resultado Final: 31-24

MVP: Diogo Rêma Marques – 12 defesas (33% eficácia)
Top Scorer: Gabriel Cavalcanti – 7 golos

Sobre a vitória desta quinta-feira, Nuno Santos destacou a dificuldade sentida mas também a importância de entrar a vencer, ainda para mais quando se tem pela frente a seleção organizadora do Campeonato da Europa: “Foi um jogo difícil em que nós por várias vezes, ainda na primeira parte, tivemos oportunidade para descolar no marcador e nunca o conseguimos fazer.
Em teoria poderia ter sido um jogo mais acessível, mas foi um jogo que se tornou difícil e, no fundo, a diferença no resultado só se fez mesmo na reta final, quando o Montenegro sentiu que tinha que acelerar os ataques e tomar decisões mais rápidas. Aí a nossa experiência veio um pouco ao de cima e conseguimos ganhar uma vantagem importante. De qualquer maneira, fica esta vitória – que, como disse, estávamos a precisar – e começar a ganhar é sempre importante, ainda por cima contra a equipa da casa.”

A Seleção Nacional sub-18 disputa já esta sexta-feira o segundo jogo da Fase de Grupos, pelas 19h00, frente à seleção italiana – com transmissão em direto na EHF TV. Sobre o duelo com a Itália, o técnico não quer facilitismos dada a teoria, até porque a passagem ao Main Round pode ser garantida neste encontro: “Amanhã [sexta-feira] o objetivo é seguramente ganhar, não podemos vacilar em momento algum. Vamos fazer tudo, até porque a vitória de amanhã garante-nos automaticamente a entrada no Main Round. Espero que nós consigamos crescer ao longo do torneio, para ver se melhoramos a qualidade do nosso jogo – que ainda está um pouco confuso em termos ofensivos. Em termos defensivos acho que há uma ideia já montada, por vezes somos algo intermitentes, mas penso que vamos conseguir crescer ao longo do torneio em termos ofensivos.”

Calendário:
Grupo B
04.08.2022 – 17h00 – Portugal x Montenegro, 31:24 (16:13)
05.08.2022 – 19h00 – Itália x Portugal, ehftv
07.08.2022 – 19h00 – Croácia x Portugal, ehftv

Patrocinadores Institucionais