Campeonato 1ª Divisão Feminina: Águias superam ADA São Pedro do Sul

PUB

SL Benfica venceu a formação de São Pedro do Sul após 60 minutos frenéticos, no jogo que abriu a 2.ª jornada do Campeonato.

SL Benfica recebeu a ADA São Pedro do Sul na abertura da segunda jornada, em jogo antecipado dada a participação de ambas as equipas nas competições europeias que começam no próximo mês de outubro. As atuais Campeãs Nacionais – que são também as detentoras da Taça de Portugal e Supertaça – entraram a todo o gás na partida, chegando rapidamente aos quatro golos de vantagem com o 5-1 de Viktoriya Borshchenko à passagem do nono minuto de jogo. No entanto – e como nada faria prever – a jogar em inferioridade numérica a formação de São Pedro do Sul teve uma reação bastante positiva conseguindo alcançar a diferença mínima (5-4). Já em igualdade numérica, o empate acabou por surgir pela mão de Francisca João – reforço das academistas – que fez o 6-6 sensivelmente a meio da primeira parte.

As águias ainda voltaram ao comando do marcador (8-6) mas nova investida das visitantes recolocou tudo novamente em igualdade, desta feita a nove. Bruna Barbosa assinou a primeira vantagem da ADA São Pedro do Sul, tirando partido de um período em superioridade numérica e João Florêncio não hesitou em dar uso ao seu primeiro tempo técnico. Apesar do time-out as visitantes conseguiram aumentar a vantagem e, já após o apito final da primeira parte, Mónica Soares diretamente da marca dos 9 metros deu a maior diferença ao marcador.

Intervalo: 10-15

Soraia Fernandes entrou a marcar mas a reação das águias foi contundente, com um parcial de 5-0 a formação encarnada encostou no marcador (15-16). Com tudo para empatar, Viktoriya Borshchenko não conseguiu ultrapassar Carla Ferraz através da marca de 7 metros – a guardiã das academistas, que já havia feito uns bons 30 minutos continuava a ser uma dor de cabeça para as adversárias. Mónica Soares, outro dos reforços da ADA São Pedro do Sul, assinou nova vantagem de três (15-18) mas, minutos mais tarde, Viktoriya Borshchenko não falhou e devolveu a igualdade – que não se verificava desde o 9-9 – desta feita a 19, à entrada dos últimos 15 minutos de jogo.

As encarnadas reconquistaram a liderança do marcador, pela mão de Maria Unjanque com o 22-21. A lateral, internacional por Portugal, aumentou a vantagem para dois e obrigou Carlos Pires a pedir um time-out. Apesar das investidas da formação do distrito de Viseu, a defesa benfiquista estava quase ‘intransponível’ e Mihaela Minciuna deu o golpe final garantindo os três pontos para o SL Benfica.

Resultado Final: 26-23

O título de melhor marcadora pertenceu a Viktoriya Borshchenko após ter assinalado 11 golos e, do lado da ADA São Pedro do Sul Mónica Soares e Francisca João dividiram o pódio com seis golos cada.

2ª Jornada
25.09.2022 – SL Benfica x ADA São Pedro do Sul, 26-23 (10-15)
08.10.2022 –15h15 – CA Leça x CS Madeira, andeboltv
08.10.2022 –17h00 – Maiastars x CDE Gil Eanes, andeboltv
08.10.2022 –17h00 – Colégio de Gaia Toyota x ARC Alpendorada, andeboltv
08.10.2022 –21h00 – ABC UMinho x Madeira SAD, andeboltv
21.11.2022 –16h00 – SIR 1º Maio ADA CJB x Alavarium Love Tiles, andeboltv

Patrocinadores Institucionais