Campeonato 1ª Divisão Feminina: Dérbi madeirense aquece jornada inaugural

PUB

Atenções voltadas para o duelo entre Madeira SAD e CS Madeira, no Funchal; SL Benfica inicia defesa do título em casa diante do CDE Gil Eanes; ARC Alpendorada recebe Alavarium Love Tiles.

Esta sábado, dia 24 de setembro, marca o início de mais uma edição do Campeonato 1ª Divisão Feminina. A ambição das 12 equipas em prova é máxima, desde o Campeão Nacional, SL Benfica, que procura revalidar o título, até ao recém-promovido e Campeão da II Divisão, CDE Gil Eanes, que quer surpreender neste regresso ao patamar mais alto do andebol feminino em Portugal. Madeira SAD, Alavarium Love Tiles ou Colégio de Gaia Toyota são alguns dos principais perseguidores diretos do Campeão Nacional, em busca da glória.

O ARC Alpendorada inicia a caminhada em casa, com duelo de exigência máxima, tal como o SIR 1º de Maio ADA CJB, enquanto que o ‘europeu’ ADA São Pedro do Sul recebe o Maiastars. ABC UMinho e CA Leça têm a estreia adiada e a ronda inaugural conta ainda com um sempre escaldante dérbi madeirense.

Madeira SAD x CS Madeira

É um daqueles jogos que dispensa apresentações e que faz a ilha da Madeira parar. Após a missão falhada de conquistar o título na época passada, o vice-Campeão Nacional, Madeira SAD, quer começar a nova época da melhor forma possível, vencendo o eterno rival. No entanto, independentemente do momento de forma do emblema insular, o duelo com o CS Madeira é sempre imprevisível e as comandadas de Marco Freitas prometem dar luta até ao final. Uma coisa é certa: emoção não vai faltar.

António Florido, treinador do Madeira SAD aponta à vitória neste jogo e em todos os outros até ao fim da temporada e garante que a sua equipa está motivada para a estreia: “Este sábado o campeonato inicia-se com o tradicional dérbi madeirense, onde iremos defrontar uma equipa muito competitiva. Será com certeza um bom espectáculo de andebol. Como é normal, a nossa equipa encontra-se numa fase de construção e assimilação de conteúdos, mas estamos confiantes de que conseguiremos alcançar um bom resultado. Temos conhecimento do nosso adversário e da sua excelente qualidade nas transições ofensivas e sabemos que é uma equipa com um andebol muito dinâmico. O grupo está motivado, a trabalhar bem e, acima de tudo, comprometido com os objetivos. Como em qualquer jogo, o nosso objetivo será sempre alcançar a vitória.”

Marco Freitas, técnico principal do CS Madeira, salienta o conhecimento mútuo entre os dois emblemas insulares: “Mais um dérbi entre duas equipas que se conhecem muito bem. Temos a noção do valor do nosso adversário e sabemos as dificuldades que iremos enfrentar, porque não conseguimos efetuar jogos-treino que nos permitam apresentar um maior índice competitivo.”

A andeboltv transmite em direto o dérbi da Madeira, a partir das 17h00.

ADA São Pedro do Sul x Maiastars

A nova temporada será histórica para a ADA São Pedro do Sul, com a participação na Women’s EHF European Cup, como prémio pela fantástica caminhada na época passada, que culminou com o 4º lugar do Campeonato 1ª Divisão Feminina. A equipa agora orientada por Carlos Pires entra com outro estatuto na prova mas não terá tarefa fácil na jornada inaugural, porque do outro lado estará uma formação do Maiastars, uma das equipas habituais nestas andanças e com a mesma ambição de sempre, de continuar a militar na 1ª Divisão.

Carlos Pires, treinador da formação de São Pedro do Sul, enumerou os fatores que fazem deste, um duelo complicado mas conta com um forte apoio para entrar a vencer: “O jogo com o Maiastars para a 1ª jornada do campeonato será um jogo muito difícil por diversos motivos, desde logo por se tratar da 1ª jornada e por haver uma grande ansiedade da parte de todo o grupo de trabalho. O adversário é uma equipa de grande valia, com uma mistura de juventude de grande qualidade e atletas com muita experiência e anos de clube. Nesta altura da época ainda há algum desconhecimento sobre todos os adversários, o que é outro fator de dificuldade. Por tudo isto, sabemos que será muito complicado, mas também sabemos que queremos participar em todos os jogos com a ambição de conquistar a vitória e, por isso, todo o grupo está concentrado neste primeiro grande desafio. Jogamos em casa e acreditamos que o nosso público vai marcar presença e dar todo o seu apoio.”

Paulo Costa, técnico do Maiastars, diz que é preciso entrar em campo com vontade de ganhar e perspetiva uma prova exigente até ao final: “Será um jogo muito difícil. O ADA São Pedro do Sul reforçou bastante as suas fileiras, investindo bastante em jogadoras de bom nível. Da nossa parte vamos manter a nossa matriz original de entrar em todos os jogos com raça, determinação e muita vontade de vencer, para começarmos da melhor forma um campeonato que será muito exigente.”

O jogo terá transmissão em direto na andeboltv, a partir das 15h00.

Calendário – Campeonato 1ª Divisão Feminina
1ª Jornada
24.09.2022 – 15h00 – SL Benfica x CDE Gil Eanes, BTV / andeboltv (diferido)
24.09.2022 – 15h00 – ADA São Pedro do Sul x Maiastars, andeboltv
24.09.2022 – 17h00 – Madeira SAD x CS Madeira, andeboltv
24.09.2022 – 17h00 – SIR 1º Maio ADA CJB x Colégio de Gaia Toyota, andeboltv
24.09.2022 – 21h15 – ARC Alpendorada x Alavarium Love Tiles, andeboltv
11.10.2022 – 21h00 – ABC UMinho x CA Leça, andeboltv

2ª Jornada
25.09.2022 – 15h00 – SL Benfica x ADA São Pedro do Sul, BTV / andeboltv (diferido)

Patrocinadores Institucionais