Campeonato Placard Andebol 1: Sadinos vencem ADA Maia Universidade da Maia

PUB

Vitória FC garantiu os três pontos na deslocação à Maia; SL Benfica e Águas Santas Milaneza somam segunda vitória consecutiva.

A Jornada 2 da maior competição interna de clubes abriu com três encontros. O recém promovido – GC Santo Tirso Retrotarget – estreou-se no principal escalão esta época com a receção ao SL Benfica. Apesar da boa entrada dos tirsenses, as águias acabaram por cumprir e averbar uma vitória por 25-35. Diogo Carneiro (GCST) e Petar Djordjic (SLB) foram os melhores marcadores com seis golos cada.

À mesma hora, mas mais a sul, a turma do restelo recebeu o Águas Santas Milaneza no jogo que antecede o encontro europeu, entre as mesmas equipas, também em Belém, na próxima terça-feira. Uma entrada convincente do CF Os Belenenses (6-1) dificultou a reação dos maiatos que, ao intervalo viam o marcador assinalar 18-13. No entanto, os comandados de Ricardo Moreira regressaram do balneário determinados em dar a volta ao marcador e, com sucesso, conquistaram a vitória por 26-29. Miguel Pinto, com nove golos assinalados, levou o título de melhor marcador da partida. Pelo CF Os Belenenses, Tiago Ferro foi o mais certeiro com seis.

ADA Maia Universidade da Maia x Vitória FC

Na Maia, foi Jan Kleineidam a inaugurar o marcador e a dar a primeira vantagem aos sadinos. João Carvalho ainda empatou, mas os comandados de Luís Monteiro alcançaram rapidamente os quatro golos à maior pela mão de Cláudio Pedroso, com o 2-6, à entrada do sétimo minuto do encontro. Os maiatos reduziram e, através de Mário Silva, encurtaram a diferença para apenas dois (6-8) mas novamente o lateral direito – Cláudio Pedroso – recolocou o encontro na maior diferença registada até então (6-10). A turma da casa ia demonstrando algumas dificuldades em encontrar os caminhos para a baliza adversária e, do outro lado, o Vitória FC também foi cometendo erros perante a defesa do ADA Maia. Assistiram-se a quatro minutos sem qualquer golo, que só foram interrompidos por José Rebelo, aproveitando a superioridade numérica para assinar o golo de costa a costa. Após o 6-12, Nuno Silva levou o cartão verde à mesa para tentar quebrar os sete minutos sem qualquer golo por parte da sua equipa e, com sucesso, João Carvalho cumpriu. O primeira linha dos maiatos ajudou na recuperação, ao apontar dois golos consecutivos, e devolveu a diferença de quatro ao marcador (10-14) obrigando Luís Monteiro a pedir o seu primeiro time-out, com apenas três minutos por decorrer até ao intervalo. No entanto a distância entre as equipas permaneceu inalterada.

Intervalo: 11-15

O regresso dos balneários trouxe um Ada Maia renovado, com aspirações de recuperar no resultado e sensivelmente aos trinta e sete minutos Hugo Costa reduzia a diferença para dois (18-20) o que já não se verificava desde o 2-4. Luís Monteiro, ao ver a distância encurtar, não hesitou em utilizar o time-out. Os sadinos reagiram com João Ferreira e Vitor Talmazam a reporem os quatro golos à maior. Dada a reação sadina, Nuno Silva também deu uso ao cartão verde para tentar, novamente, responder aos visitantes. No entanto, com uma unidade a menos, o ADA Maia viu o Vitória FC voltar a alargar a vantagem, desta feita através de Artur Pereira, chamado à marca de 7 metros, não hesitou e fez o 21-27. Até ao final do encontro os homens da casa não conseguiram contrariar a superioridade dos sadinos que acabaram por conseguir alargar a vantagem e averbar uma vitória por oito.

O melhor marcador do encontro foi Cláudio Pedroso com nove golos e, ao serviço do ADA Maia Universidade da Maia, João Carvalho foi o mais inconformado com sete.

Resultado Final: 23-31

A Póvoa de Varzim assistiu à estreia da formação do Académico de Viseu no principal escalão do andebol português. A turma da casa, orientada por Jorge Carvalho, recolheu ao balneário já na liderança (18-13) e acabou por fixar a vitória em 37-25. Pelo Póvoa AC Bodegão Grupo CCR Declerck Sibo foi o melhor marcador, com 8 golos assinalados enquanto que do lado dos academistas Aldin Andrade foi o mais certeiro, com seis.

Ainda no Norte, o Pavilhão Flávio Sá Leite foi palco do duelo entre ABC UMinho e Artística de Avanca Bioria. Os comandados de Filipe Magalhães chegaram ao intervalo na frente (15-13) e acabaram por conseguir dilatar a diferença até final, garantindo a vitória por sete golos de diferença (32-25). João Peixoto, dos bracarenses, foi o melhor marcador com seis golos e, pela Artística de Avanca Bioria, o ex-AD Sanjoanense Delba, Bruno Saurin, foi o mais inconformado com sete.

Mais a sul, o Sporting CP recebeu e venceu a formação insular do Marítimo Madeira Andebol SAD. Ao intervalo os leões venciam por cinco e a vitória final ficou selada em 36-24. Martim Costa foi o maior artilheiro do encontro com nove golos, seguido de Francisco Costa e Délcio Pina com oito.

No fecho da segunda jornada do Campeonato Placard Andebol 1 o FC Porto regressou às vitórias, frente ao FC Gaia Empril. Apesar do início de partida equilibrado os comandados de Magnus Andersson dispararam no marcador e ao intervalo já venciam por 21-12. A segunda parte voltou a contar com superioridade portista, que acabou por se refletir numa vitória por 43-26. Com oito golos, Jack Thurin foi o melhor marcador do encontro e pelos gaienses, Luís Carvalho foi o mais inconformado com sete.

Calendário – Campeonato Placard Andebol 1
2ª Jornada
24.09.2022 – GC Santo Tirso Retrotarget x SL Benfica, 25-35 (12-15)
24.09.2022 – CF Os Belenenses x Águas Santas Milaneza, 27-29 (18-13)
24.09.2022 – ADA Maia Universidade da Maia x Vitória FC, 23-31 (11-15)
24.09.2022 – Póvoa AC Bodegão Grupo CCR x Académico de Viseu FC, 37-25 (18-13)
24.09.2022 – ABC UMinho x Artística de Avanca Bioria, 32-25 (15-13)
24.09.2022 – Sporting CP x Marítimo Madeira Andebol SAD, 36-24 (18-13)
24.09.2022 – FC Porto x FC Gaia Empril, 43-23 (21-12)

Patrocinadores Institucionais