Campeonato Placard Andebol 1: FC Gaia Empril conquista segunda vitória

PUB

Gaienses ultrapassam ADA Maia Universidade da Maia por 24-22; ABC UMinho vence Póvoa AC Bodegão Grupo CCR e segue no reduzido lote de invictos.

Decorreu, este sábado, a Jornada 5 do Campeonato Placard Andebol 1, com FC Porto e Sporting CP a vencerem GC Santo Tirso Retrotarget e Artística de Avanca Bioria, respetivamente, nos primeiros jogos do dia.

A norte do país, o GC Santo Tirso não conseguiu contrariar o poderio do Campeão Nacional – FC Porto – que ao intervalo já vencia por 8-25. A vitória azul e branca ficou carimbada em 24-41 com Daymaro Salina (FCP) e João Barbosa (GCST) a serem os melhores marcadores da partida com seis golos cada.

No Pavilhão Comendador Adelino Dias Costa, os leões entraram determinados e rapidamente conseguiram superiorizar-se à turma de Avanca, chegando ao intervalo com uma vantagem de sete. Na segunda metade, o Sporting CP confirmou o favoritismo e somou três pontos depois de vencer por 26-33. Salvador Salvador foi o melhor marcador do encontro com seis golos e, pela Artística de Avanca Bioria, Bruno Saurin, Adonys Abreu e Abdoula Modi completaram o pódio com três golos cada.

Na Póvoa de Varzim, o Póvoa AC Bodegão Grupo CCR recebeu o ABC UMinho num jogo onde os bracarenses levaram a melhor e conquistaram a quinta vitória consecutiva, mantendo-se no curto lote de equipas que ainda só conheceram o sabor da vitória no Campeonato Placard Andebol 1 – a par de SL Benfica e Sporting CP. Ao intervalo, a formação orientada por Filipe Magalhães já liderava o marcador (14-17) e acabou por garantir a vitória por 29-33. Gonçalo Meireles (PAC) e Manuel Lima (ABC) foram os melhores marcadores, com oito golos cada.

FC Gaia Empril x ADA Maia Universidade da Maia

No jogo da semana foram os maiatos a entrar melhor, com Filipe Monteiro a inaugurar o marcador mas, rapidamente, Pedro Oliveira, através da marca de 7 metros retomou a igualdade. Após o 2-3 de Pedro Vieira, dois golos gaienses consecutivos deram a primeira liderança aos da casa, concretizada por Nuno Grilo. No entanto, o ADA Maia Universidade da Maia respondeu com um parcial de 0-4, o que levou Carlos Resende a solicitar o seu primeiro tempo técnico.

Os golos do FC Gaia voltaram a surgir mas, do outro lado, Rui Oliveira – que continuava a ser uma dor de cabeça para a defensiva gaiense – fez o 9-12 somando o sexto golo da conta pessoal. Nuno Silva, técnico do ADA Maia, levou o cartão verde à mesa com o marcador em 10-12 e com cinco minutos por jogar do primeiro tempo. Nuno Oliveira voltou inspirado da paragem técnica e assinalou dois golos consecutivos. Vasco Costa ainda teve tempo para reduzir antes da recolha aos balneários.

Intervalo: 11-14

Os gaienses regressaram do descanso determinados, Bernardo Pegas abriu o ativo para a recuperação e acabou mesmo por ser o atleta a igualar o marcador a 14 e, mais tarde, a apontar o 16-15 que devolveu a liderança à formação do FC Gaia Empril. Vasco Costa ampliou, mas o ADA Maia Universidade da Maia tirou proveito de um período em superioridade numérica para colocar, novamente, tudo empatado, desta vez a 17.

Pedro Oliveira devolveu a liderança aos locais e levou Nuno Silva a interromper novamente o encontro para preparar os últimos 15 minutos mas, não satisfeito, o técnico maiato utilizou o seu terceiro e último time-out à entrada do minuto 24 e com o marcador a registar 21-19. Apesar das investidas do ADA Maia, foram os gaienses a reagir melhor chegando aos quatro golos de vantagem (23-19). Até ao final, os maiatos reduziram mas não evitaram outro desfecho.

O melhor marcador do encontro foi Bernardo Pegas, com oito golos e, pelo ADA Maia Universidade da Maia, o mais inconformado foi Rui Oliveira com seis.

Resultado Final: 24-22

À mesma hora encontraram-se o Académico de Viseu FC o CF Os Belenenses, num jogo em que os homens do Restelo levaram a melhor. No primeiro tempo, a formação orientada por Carlos Nunes foi superior e chegou ao intervalo na frente, 9-13. No segundo tempo, apesar da reação dos homens de Rafael Ribeiro, o CF Os Belenenses confirmou o favoritismo ao vencer por 24-26. Tomás Ferreira foi o melhor marcador do jogo com sete golos e, pelo Académico FC Tiago Arrojado foi o mais certeiro com cinco.

No fecho da jornada, o Águas Santas Milaneza recebeu e venceu o Vitória FC. Apesar da boa entrada dos sadinos e da vantagem registada ao intervalo (14-17), uma boa reação dos maiatos na segunda parte permitiu a reviravolta no marcador. A vitória ficou fixada em 29-24 com Afonso Lima e Francisco Fontes a serem os melhores marcadores da formação da casa com seis golos cada e, do Vitória FC, Artur Pereira foi o melhor marcador do encontro com nove.

Calendário – Campeonato Placard Andebol 1
5ª Jornada
28.09.2022 – SL Benfica x CS Marítimo Madeira Andebol SAD, 33-25 (16-14)
22.10.2022 – GC Santo Tirso Retrotarget x FC Porto24-41 (8-25)
22.10.2022 – Artística de Avanca Bioria x Sporting CP26-33 (12-19)
22.10.2022 – Póvoa AC Bodegão Grupo CCR x ABC UMinho29-33 (14-17)
22.10.2022 – Académico de Viseu FC x CF Os Belenensesandeboltv
22.10.2022 – FC Gaia Empril x ADA Maia Universidade da Maia, 24-22 (11-14)
22.10.2022 – Águas Santas Milaneza x Vitória FC, 29-24 (14-17)

Patrocinadores Institucionais