Campeonato Placard Andebol 1: SL Benfica mantém invencibilidade na prova

PUB

Águias venceram na deslocação ao Póvoa AC Bodegão Grupo CCR, por 30-31, e continuam na liderança.

Póvoa AC Bodegão Grupo CCR – SL Benfica

No Pavilhão Municipal da Póvoa de Varzim, foi Demis Grigoras a abrir o marcador para a formação das Águias, neste embate que opunha duas formações invictas; mas Declerck Sibo acabou por sair na resposta. António Campos, guardião dos poveiros, foi a figura do encontro nos minutos iniciais, ao parar dois ataques dos encarnados, dando oportunidade ao Póvoa para passar para o comando mas, após um remate falhado, foi mesmo o Benfica a voltar à liderança. À passagem dos sete minutos, a formação oriunda da Póvoa de Varzim acabou por passar para o comando, pela primeira vez no encontro (3-2), ao que se seguiram empates sucessivos e, após 10 minutos, a turma de Jorge Carvalho conseguiu mesmo passar para dois golos de vantagem, através de Staliny Furtado, frente a Gustavo Capdeville que entrou para render Sergey Hernandez (10-8). Bélone Moreira voltou a deixar tudo em igualdade e o jogo seguiu na mesma toada até que Jorge Carvalho levou o primeiro time-out à mesa e, a três minutos do descanso, as Águias passaram para o comando, novamente, pela mão do internacional português e Vladimir Vranjes deu dois golos à maior aos visitantes.

Intervalo: 15-16

Na entrada para o segundo tempo, após defesa do internacional português ao serviço da turma encarnada, o SL Benfica beneficiou de um livre de 7 metros e voltou a estar com dois golos de vantagem (15-17) ampliado, posteriormente, para três. Ole Rahmel, acabou por mostrar a sua qualidade dando quatro golos de vantagem mas, os comandados de Jorge Carvalho, acabaram por reduzir para a margem mínima (20-21). Apesar dos encarnados terem conseguido ampliar, novamente o Póvoa acabou por reduzir quando faltavam apenas 15 minutos para o término do encontro chegando, posteriormente, ao empate (25-25), o que levou Chema Rodriguez a pedir time-out. Os poveiros tiveram diversas oportunidades para empatar mas acabaram por sofrer uma derrota pela margem mínima, com a figura de destaque deste encontro a ser Declerck Sibo com 10 golos marcados.

Resultado Final: 30-31

Também nesta jornada, o Sporting CP recebeu o FC Gaia Empril, numa partida bastante equilibrada nos instantes iniciais, com liderança dos gaienses mas a formação de Ricardo Costa acabou por passar para o comando. Os comandados de Carlos Resende não perderam o fio de jogo e, aos 9 minutos, o encontro seguia empatado a 9 golos. Seguiram-se novos momentos de equilíbrio até que os leões dispararam no marcador, para 18-14, e não largaram a liderança até à saída para o descanso, quando o placar assinalava 20-16. Na segunda parte, os leões conseguiram voltar a imprimir o seu ritmo no encontro e acabaram por averbar uma vitória por 39-25, com a ajuda de Francisco Costa, Salvador Salvador e Etienne Mocquais, todos com 6 golos.

Na Maia, o ADA Maia Universidade da Maia teve encontro marcado com o Águas Santas Milaneza, num encontro bastante equilibrado durante o primeiro tempo, com lideranças alternadas, mas foi mesmo a equipa de Nuno Silva a recolher aos balneários no comando, quando o placar assinalava 14-13. Já nos restantes 30 minutos, a turma de Ricardo Moreira conseguiu-se superiorizar e terminou com uma vitória por 20-25, com os da casa a acusarem diversos problemas no ataque, tendo marcado apenas seis golos na segunda parte. O artilheiro do encontro foi Hugo Santos (MAIA) com 8 golos marcados.

Já em Lisboa, o Pavilhão Acácio Rosa foi palco do embate entre CF Os Belenenses e Artística de Avanca Bioria que, tal como os restantes encontros a acontecer do Campeonato Placard Andebol 1, durante este sábado, foi bastante equilibrado durante todo o primeiro tempo, com as equipas a saírem mesmo em igualdade para o descanso, com empate a 14-14 no marcador. Na segunda parte, a turma de Carlos Nunes acabou por se impor no encontro, com Tiago Ferro a ser uma dor de cabeça para a equipa visitante, com 9 golos marcados, naquela que foi uma vitória caseira d’Os Belenenses, por 29-26.

Em Braga, foi a vez de ABC UMinho fazer a receção ao GC Santo Tirso Retrotarget, numa primeira parte com bastantes golos, em que a formação orientada por Filipe Magalhães saiu para o descanso na frente por 20-18. Nos restantes 30 minutos, os bracarenses conseguiram dilatar a vantagem num encontro com muitos golos, que terminou a 38-33, com Hanser Rodriguez a ser o melhor marcador da partida, com 9 golos.

Vitória FC – Marítimo Madeira Andebol SAD

No mítico Antoine Velge, foi a vez de Vitória FC e Marítimo entrarem em campo, na disputa dos pontos da jornada, e foi mesmo Cláudio Pedroso a inaugurar o marcador para a equipa da casa mas a resposta não tardou a surgir, pela mão de Délcio Pina. Seguiu-se mais um momento de igualdade até que com um parcial de 5-0, a formação de Paulo Fidalgo passou para a liderança, colocando o marcador com 2-7. Os sadinos tentaram a aproximação, conseguindo reduzir para três golos mas com falhas no ataque acabaram por claudicar no rumo do encontro. O Marítimo continuou a gerir a vantagem e saiu para o descanso com cinco golos à maior.

Intervalo: 12-17

No segundo tempo, os madeirenses entraram determinados em dilatar as contas, com sucesso, chegando aos oito golos de vantagem (17-25) sem que a formação de Luis Monteiro conseguisse responder. Apesar de algumas nuances o encontro mantevesse de sentido único até ao final, com Délcio Pina destacado na lista de melhores marcadores, com 11 tentos certeiros.

Final: 29-35

Também o FC Porto venceu no fecho da quarta jornada, o Académico de Viseu FC, no Dragão Arena, por 35-25, apesar da prestação de Diogo Quintas (AVFC) que com 7 golos foi o artilheiro do jogo.

Calendário – Campeonato Placard Andebol 1
4ª Jornada
08.10.2022 – 15h00 – Sporting CP x FC Gaia Empril, 39-25 (20-16)
08.10.2022 – 15h00 – Póvoa AC Bodegão Grupo CCR x SL Benfica, 30-31 (15-16)
08.10.2022 – 15h00 – ADA Maia Universidade da Maia x Águas Santas Milaneza, 20-25 (14-13)
08.10.2022 – 15h00 – CF Os Belenenses x Artística de Avanca Bioria, 29-26 (14-14)
08.10.2022 – 17h00 – ABC UMinho x GC Santo Tirso Retrotarget, 38-33 (20-18)
08.10.2022 – 18h00 – Vitória FC x Marítimo Madeira Andebol SAD, 29-35 (12-17)
08.10.2022 – 20h30 – FC Porto x Académico Viseu FC, 35-25 (19-7)

Patrocinadores Institucionais