EHF Beach Handball Champions Cup: GRD Leça SPAR conquista o bronze

PUB

Equipa masculina de Leça da Palmeira alcançou a melhor classificação entre as cinco portuguesas em prova; EFE Os Tigres terminaram em 5.º lugar e Vegetas BHC em 13.º; No feminino, GRD Leça Love Tiles foi 10.º e Nazaré BHT, 11.º.

Fala-se português no pódio do EHF Beach Handball Champions Cup 2022. A derrota que tirou o GRD Leça SPAR da grande final do EHF Beach Handball Champions Cup 2022 não abalou a equipa lusa de lutar com todas as forças por uma medalha na competição. Em jogo estava um 3.º lugar para conquistar mas, pela frente, estava o campeão em título, o Fomento Deporte CBMP Ciudad de Málaga. Em teoria o jogo seria complicado e o primeiro set refletiu isso mesmo: 22-17 para o conjunto do país vizinho. Era necessário haver uma reação por parte do GRD Leça SPAR e num último esforço coletivo, o triunfo do set 2 ficou fechado em 12-16. Seguiu-se o tenso desempate por shoot-out e a festa foi portuguesa, com 8-9 no final. Resultado histórico para os estreantes GRD Leça SPAR, que juntam esta medalha de bronze à prata alcançada no EBT Finals 2022, em junho passado.

O 5º. lugar foi alcançado pela EFE Os Tigres, que venceram os espanhóis do Galobank BM Playa, por 2-1. A formação do país vizinho complicou em muitos momentos a tarefa dos portugueses, e venceram mesmo o set 2 por 27-24, já depois dos ‘Tigres’ terem levado a melhor no primeito set, pela margem mínima (20-21). Seguiu-se o derradeiro shoot-out e o resultado foi favorável à equipa de Espinho, em 6-8. Gabriel Conceição, com uns expressivos 18 pontos assinados, foi o melhor marcador da partida.

A equipa dos Vegetas BHC garantiu o 13.º lugar, ao vencer de forma clara, no jogo da despedida, os italianos do Beach Handball Oderzo Beach Fioi, por 2-0. Os dois sets tiveram o mesmo resultado, de 22-14, com a equipa lusa a demonstrar total controlo do encontro e a contar com um eficaz Diogo Coelho, autor de 12 pontos – em seis remates – e melhor marcador do jogo.

Os polacos do BHT Petra Plock fizeram a festa maior nesta competição, ao sagrarem-se campeões depois de terem derrotado o Salgótarjáni Strandépítök BHC, da Hungria, na final do torneio, por 2-0 (20-14, 25-22).

No que ao feminino diz respeito, a equipa do GRD Leça Love Tiles – atual detentora do troféu – não teve uma participação à altura do esperado e terminou no 10.º lugar, como consequência da derrota no último jogo com a Team WON, da Dinamarca, por 2-1. O jogo foi, na sua totalidade, profundamente equilibrado, com as nórdicas a vencer o set 1 por 13-12 e as lusas o set 2, por 20-21. No shoot-out, foi mais feliz a equipa contrária, com um 5-4 final. Beatriz Correia, com 20 pontos em 10 remates, assumiu o topo da lista de marcadoras, de forma destacada.

Quem se despediu da competição com um triunfo foi a Nazaré BHT, que garantiu o 11.º lugar ao derrotar a equipa Balonmano Playa Alcalá, de Espanha, também por 2-1. As espanholas não deram hipótese à formação lusa no set 1 e venceram por 16-26, mas no segundo set houve resposta à altura e tudo teve que ser decidido em shoot-out, após um 28-26. No desempate, o triunfo da Nazaré BHT consumou-se em 6-4. Patrícia Periquito, a par da espanhola Monica Heras, assinaram 22 pontos cada.

O troféu de campeão foi entregue às OVB Beach Girls, equipa húngara que derrotou na final, o as dinamarquesas do HEI Dame Beach Handball, por 2-1 (20-25, 19-18, 8-5).

Masculino
Top Scorer: Bartosz Wojdak (GEA A.M. Team Almeria) – 78 golos / 151 pontos
MVP: Tiago Costa (GRD Leça SPAR)
Fair Play Team:
London Beach Handball
Feminino
Top Scorer: María Portero (BHT Petra Plock) – 87 golos / 168 pontos
Fair Play Team: SV Voorwaarts

Pode encontrar mais informações sobre resultados e classificações, AQUI.

© EHF/Kolektiff

Patrocinadores Institucionais