EHF Euro 2024 Qualifiers: Portugal com vitória categórica no Luxemburgo

PUB

Heróis do Mar fizeram o pleno dos dois jogos de Qualificação ao carimbarem uma vitória sobre a equipa luxemburguesa na segunda jornada.

Praticamente um ano depois da vitória sobre o Luxemburgo num jogo amigável, Portugal reencontrou a formação luxemburguesa, desta vez em jogo oficial a contar para a Qualificação do Campeonato da Europa de 2024.

7 inicial: Gustavo Capdeville, Leonel Fernandes, André Gomes, Rui Silva, Francisco Costa, Pedro Portela e Victor Iturriza

À semelhança do que havia acontecido no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, também na cidade de Luxemburgo foi Francisco Costa quem inaugurou o marcador; no entanto, a maior diferença fazia-se notar nos poucos golos assinalados – com oito minutos decorridos o placar assinalava uma igualdade a dois, com o homem em destaque a ser, até ao momento, o guardião do Luxemburgo, Chris Auger (4 defesas). Mas nem o bom momento do guarda-redes adversário abalou os Heróis do Mar que, em pouco mais de dois minutos, impuseram um parcial de 0-5, obrigando o técnico luxemburguês a dar uso ao seu primeiro time-out.

As dificuldades ofensivas do Luxemburgo continuaram a ser notórias, dada a coesão defensiva e contribuição de Gustavo Capdeville, no entanto, a seleção das Quinas atravessou um momento de oito minutos sem conseguir fazer abanar as redes defendidas por Chris Auger, só quebrado por Alexis Borges, à entrada dos últimos dez minutos da primeira parte. Os golos lusos voltaram para ficar e, antes da saída para os balneários, João Ferraz, através da linha de 7 metros, colocou a vantagem em nove.

Intervalo: 5-14

O regresso do descanso trouxe a marca da dezena de golos, com Pedro Portela a converter um livre de 7 metros e, após alguns momentos de golo cá golo lá, os portugueses aproveitaram a boa entrada de Miguel Espinha – dando continuidade ao que Gustavo Capdeville havia feito na primeira parte – para alcançar 13 golos à maior (8-21), através de Martim Costa à passagem do minuto 40.

Os Heróis Do Mar seguiram superiores e Miguel Alves acabou por assinar o golo 28 que deu a Portugal a primeira vantagem de 15 (13-28). Na reta final do jogo, o Luxemburgo tentou recuperar alguns golos de desvantagem, com sucesso, e a três minutos do final, perdia por 20-30; Portugal selou a vitória e conquistou dois pontos importantes na Qualificação, para juntar aos mesmos dois, de quinta-feira passada, após vitória sobre a Turquia.

Resultado Final: 21-32

MVP: Gustavo Capdeville – (10 defesas / 15 remates – 67% de eficácia)
Top Scorer: Victor Iturriza (5 golos / 8 remates) e Leonel Fernandes (5 golos / 9 remates)

Paulo Pereira, Selecionador Nacional, mostrou-se bastante satisfeito com o resultado obtido pelos Heróis do Mar: “Estamos melhor ainda, já estávamos antes de começar, teoricamente, agora já estamos na prática; estamos bem posicionados [para o Europeu] dado já termos esta vitória fora, é muito importante ganhar fora, além das vitórias em casa. Após o Mundial pensaremos na Macedónia, estamos bem posicionados e a partir daqui temos tudo à nossa frente para conseguir mais uma qualificação”. Também Gustavo Capdeville, o jogador em destaque no encontro, realçou o coletivo: “Sinto-me, como sempre quando jogo pela Seleção, feliz por representar o nosso país. Fico mais feliz quando consigo ajudar com uma prestação individual boa mas o mais importante é sempre o coletivo e foi a vitória.” – terminou.

Os Heróis Do Mar voltam à luta por um lugar no Campeonato da Europa em março para defrontar a Macedónia do Norte, nos dias 8 e 11 de março e fechará a qualificação em abril. O EHF Euro 2024 tem início marcado para o dia 10 de janeiro de 2024, terminando no dia 28 do mesmo mês e decorrerá na Alemanha, com 24 seleções participantes.

EHF Euro 2024 Qualifiers
Grupo 1
13.10.2022 – 19h30 – Portugal x Turquia, 44-27 (24-12)
16.10.2022 – 15h00 – Luxemburgo x Portugal, 2132 (5-14)
08.03.2023 – Macedónia do Norte x Portugal
11.03.2023 – Portugal x Macedónia do Norte
26.04.2023 – Turquia x Portugal
30.04.2023 – Portugal x Luxemburgo

Patrocinadores Institucionais