EHF European Cup: Três equipas portuguesas entram em ação este fim de semana

PUB

SL Benfica e Alavarium Love Tiles vão disputar a eliminatória completa entre sábado e domingo; Madeira SAD joga apenas a primeira mão contra as italianas do SSV Brixen Südtirol.

Este fim de semana marca o início da campanha europeia para SL Benfica, Alavarium Love Tiles e Madeira SAD, referente à Ronda 2 de Qualificação para a EHF European Cup. No caso de águias e aveirenses, a eliminatória ficará mesmo decidida nos próximos dias, uma vez que os jogos da primeira e segunda mão, contra UHC Stockerau (Áustria) e HB Käerjeng (Luxemburgo) – respetivamente – vão decorrer de forma consecutiva, entre sábado e domingo (8 e 9 de outubro). Quanto ao emblema insular jogará a primeira mão no domingo, em casa contra o SSV Brixen Südtirol (Itália) e a segunda no próximo dia 15 de outubro. Dois dias antes, a outra equipa lusa em prova, o ADA São Pedro do Sul, fará a sua estreia, ao defrontar o HRK Grude, da Bósnia e Herzegovina, na primeira mão.

SL Benfica x UHC Stockerau

Após 29 anos, a equipa feminina do SL Benfica vai voltar aos palcos europeus, pela porta da EHF European Cup. Os dois jogos da eliminatória com as austríacas do UHC Stockerau jogam-se no Pavilhão n.º 2 da Luz, o que pode ser decisivo para as aspirações das Campeãs Nacionais em chegar à Fase de Grupos. João Florêncio, treinador encarnado, destaca a experiência contrária mas garante total compromisso da sua equipa para seguir em frente na prova, apesar de existir algum nervosismo: “Estamos preparados e temos os nossos adeptos, que ainda no fim de semana passado fizeram a diferença. Queremos que eles estejam presentes nestes dois jogos em casa. Globalmente elas têm mais experiência, mas nós temos a nossa irreverência, a nossa juventude e o nosso ADN Benfica. Acreditamos que, com um bom trabalho tático, muita entreajuda e com os nossos adeptos presentes, vamos passar esta eliminatória. (…) “Existe um nervosismo bom. Temos uma ansiedade que nos ajuda a ativar. As atletas têm feito um percurso muito interessante. Na época passada conseguimos grandes feitos a nível nacional e agora vamos passar para outro patamar. Apanhámos um bom comboio na temporada passada, agora vamos apanhar um TGV. Esperamos boas dificuldades.”

Também Viktoriya Borshchenko, central ucraniana de 36 anos que já sabe o que é vencer uma competição europeia (EHF Cup em 2016/2017 pelo Rostov-Don), espera ajudar o coletivo com a sua experiência internacional: “Espero que a minha experiência ajude. Para muitas das nossas jogadoras é o primeiro jogo europeu na carreira, por isso temo-nos preparado e penso que podemos ganhar o primeiro jogo. Acho que somos a melhor equipa.”

O duelo da primeira mão entre SL Benfica e UHC Stockerau começa às 14h00 deste sábado e a segunda mão decorrerá às 11h00 de domingo, ambos na casa das encarnadas.

Alavarium Love Tiles x HB Käerjeng

A equipa de Aveiro regressa à Europa, atravessando um momento de transformação interna, com a aposta evidente na juventude esta temporada mas com a mesma ambição de sempre. A eliminatória deste fim de semana não se avizinha fácil, frente ao emblema do HB Käerjeng, não só por se realizar fora de portas, mas também porque o adversário tem um estatuto e argumentos consideráveis, como salienta o treinador, Eugénio Bartolomeu, que deixa ainda um apelo aos emigrantes a residir naquele país: “A equipa luxemburguesa do Kaerjeng é a mais forte formação do seu país, detentora de todos os títulos internos e é constituída por atletas com índices antropométricos assinaláveis, em comparação com a nossa equipa. Atualmente, com uma filosofia diferente de outrora, a nossa equipa é constituída por atletas muito jovens, em pleno processo de crescimento, pelo que este tipo de desafios é muito importante para auxiliar a sua evolução. Com os dois jogos a serem disputados no Luxemburgo, esperamos muitas dificuldades, mas também uma boa resposta das nossas atletas, fazendo todos os possíveis para passar à eliminatória seguinte. Por último, uma palavras para os portugueses a residir no Luxemburgo, os quais serão muito importantes para nos ajudarem a conquistar bons resultados. Esperamos a sua presença.”

O dois jogos da eliminatória entre Alavarium Love Tiles e HB Käerjeng decorrem às 17h00 deste sábado e às 16h00 de domingo.

Madeira SAD x SSV Brixen Südtirol

Em situação diferente das duas equipas lusas acima mencionada, o Madeira SAD terá bastante mais tempo para preparar o jogo da segunda mão, depois da estreia, que acontece este domingo, em casa, diante das italianas do SSV Brixen Südtirol. O fator casa poderá ter um papel importante para que a formação insular consiga arrancar um resultado positivo, que permita alguma margem para encarar a segunda mão, em terras transalpinas. António Florido destaca algumas baixas no plantel devido a lesão e ainda os pontos fortes do adversário: “Esperamos uma eliminatória difícil contra o campeão Italiano. Uma equipa com uma primeira linha forte, e uma transição ofensiva muito eficaz. Estamos a atravessar um momento delicado com algumas atletas a recuperar de lesão, tudo faremos para fazer um bom resultado domingo na Madeira, para depois podermos discutir a eliminatória, em Itália no dia 15/10.”

O jogo deste domingo entre Madeira SAD e SSV Brixen Südtirol acontece às 18h00, no Funchal. A segunda mão decorre à mesma hora, nove dias depois, em Brixen, Itália.

Finalmente, o ADA São Pedro do Sul fará a estreia história na competição europeia apenas no próximo dia 13 de outubro, contra o HRK Grude. A segunda mão entre lusas e bósnias acontecerá dois dias depois.

Women’s EHF European Cup – Ronda 2 de Qualificação
1ª Mão
08.10.2022 – 14h00 – SL Benfica x UHC Stockerau, BTV
08.10.2022 – 17h00 – Alavarium Love Tiles x HB Käerjeng
09.10.2022 – 18h00 – Madeira SAD x SSV Brixen Südtirol
13.10.2022 – 20h00 – HRK Grude x ADA São Pedro do Sul
2ª Mão
09.10.2022 – 11h00 – UHC Stockerau x SL Benfica, BTV
09.10.2022 – 16h00 – HB Käerjeng x Alavarium Love Tiles
15.10.2022 – 18h00 – SSV Brixen Südtirol x Madeira SAD
15.10.2022 – 18h00 – ADA São Pedro do Sul x HRK Grude

Patrocinadores Institucionais