IHF World Championship 2023: Estágio em Lamego e Paredes antecede duelos com o Azerbaijão

PUB

Divulgada a convocatória para o estágio que passa por Lamego e Paredes, de preparação para o duplo confronto com a seleção azeri a contar para o Play Off de acesso ao Mundial do próximo ano.

A fortaleza da Seleção Nacional A Feminina vai voltar a ser a cidade de Paredes para, desta vez, receber os dois jogos do Play Off de acesso ao Campeonato do Mundo do próximo ano, frente ao Azerbaijão. José António Silva divulgou, esta sexta-feira, a lista composta por 17 atletas convocadas para encarar esta primeira etapa de qualificação para o IHF World Championship 2023, que vai decorrer na íntegra em território nacional e há várias novidades em destaque. O estágio vai arrancar no dia 26 de outubro, em Lamego e após quatro dias de trabalho, a comitiva seguirá rumo a Paredes, onde irá permanecer para continuar a preparar os duelos com a congénere azeri, marcados para os dias 3 e 5 de novembro.

O regresso de Mariana Lopes, central que atua no TSV Bayer Leverkusen, da Alemanha, que esteve afastada durante largos meses devido a lesão e a inclusão de atletas jovens como Margarida Morais (ARC Alpendorada Heavy OJP), Mariana Brito (Odense Handball Academy) ou Joana Pires (Madeira SAD), que colmatam as ausências de outras jogadoras que habitualmente fazem parte do núcleo duro da Seleção Nacional A Feminina, são alguns dos pontos em destaque da convocatória, bem como a estreia absoluta da pivô Nádia Rodrigues (SL Benfica).

“Fazer qualquer convocatória tem-se revelado um exercício muito difícil, já que somos frequentemente confrontados com problemas profissionais das atletas e com limitações ou impedimentos do ponto de vista físico, nomeadamente lesões, o que condiciona o leque de opções. Para além disso, há a necessidade de assegurar um equilíbrio entre as tarefas defensivas e ofensivas da equipa, garantindo, simultaneamente, que estamos em condições de obter rendimento imediato sem descurar a aposta em jovens tendo em vista ao futuro. Estes são, habitualmente, os constrangimentos e as linhas orientadoras que temos presentes em qualquer convocatória, mas neste caso em particular, este exercício revelou-se ainda mais difícil porque existem diversas jogadoras muito condicionadas, quer do ponto de vista físico, quer do ponto de vista da disponibilidade para integrar os trabalhos da Seleção Nacional.” – revelou José António Silva.

O Selecionador Nacional admite ainda que, apesar das contrariedades na construção da convocatória final, o grupo atual dá garantias de sucesso e que ultrapassar o Azerbaijão e avançar na qualificação para o Mundial é o objetivo: “Independentemente disso, creio que conseguimos reunir um lote de atletas que nos permite trabalhar em boas condições na preparação dos jogos com o Azerbaijão e aspirar à obtenção de resultados positivos. No entanto, pelas razões atrás referidas, a consolidação e desenvolvimento do nosso modelo de jogo têm sido prejudicados, já que tem havido necessidade de alterar muitas vezes o grupo de uma forma não planeada, o que traz dificuldades adicionais. Como consequência destes factos, os treinos serão orientados para a otimização dos aspectos tácticos já trabalhados, por forma a que possamos evoluir como pretendido. Contamos, como sempre, com a disponibilidade das nossas atletas para o treino e para a competição, que é a prova da sua dedicação e compromisso com a Seleção Nacional. Com esta atitude, com o talento que elas possuem, com trabalho e com a colaboração de todos, atingiremos certamente o nosso objetivo, que é a passagem desta etapa do apuramento para o Campeonato do Mundo.”

Convocatória da Seleção Nacional A Feminina para estágio e duplo confronto com o Azerbaijão (26/10 a 06/11/2022)

As acreditações para os dois jogos com a seleção azeri estão abertas, e pode aceder AQUI.

IHF World Championship 2023 Play Off
Calendário
03.11.2022 – 19h30 – Azerbaijão x Portugal, Canal 11
05.11.2022 – 21h00 – Portugal x Azerbaijão, Canal 11

As nove seleções que ultrapassarem esta eliminatória seguirão para a Fase 2 da Qualificação Europeia, onde se juntarão a 10 das 16 equipas que participaram no Europeu de 2022, mais a Chéquia. No total, o IHF World Championship 2023 – marcado para novembro e dezembro do próximo ano – contará com a participação de 16 equipas europeias: os co-anfitriões Noruega (atual campeã em título), Suécia e Dinamarca; as três melhores equipas do EHF EURO 2022 e as 10 vencedoras da Fase 2 da Qualificação Europeia.

Patrocinadores Institucionais