Seleção Nacional sub-21: Vitória lusa no segundo jogo particular com a Alemanha

PUB

Portugal superiorizou-se aos germânicos e confirmou o triunfo por 29-27, em duelo de preparação para o Mundial 2023 que teve lugar em Odemira.

7 inicial: Miguel Loureiro, Nélio Indjai, Vasco Costa, André Sousa, Guilherme Tavares, José Ferreira e Eduardo Almeida.

O segundo duelo entre lusos e germânicos no espaço de dois dias, começou com dois parciais idênticos, de 2-0, para cada lado. Primeiro foram os visitantes e logo e seguida, Guilherme Tavares e André Sousa colocaram tudo empatado de novo (2-2). Carlos Martingo mudou cinco atletas face à equipa titular do primeiro jogo e a primeira vantagem de Portugal aconteceu aos sete minutos, quando Nélio Indjai assinou o 3-2, após um erro no ataque contrário. A formação lusa estava em crescendo e dois ataques bem trabalhados, com finalizações de Vasco Costa e André Sousa, colocaram o marcador em 7-4, ao minuto 12. Seguiu-se um período de menor estabilidade de parte a parte e a Alemanha consegui reduzir até ao mínimo (7-6), mas falhando consecutivamnlrte as oportunidades de igualar a partida, sempre que essas surgiam. Entre margens mais apertadas e mais folgadas, Portugal foi protegendo com eficácia a dianteira e ao intervalo respirava confiança com quatro golos à maior.

Intervalo: 14-10

Cinco minutos após o recomeço, a Seleção Nacional sub-21 alcançou cinco golos de vantagem (18-13) face a uma seleção da Alemanha que havia mudado o sistema defensivo para 3:3, tendo Portugal respondido com a utilização do 7×6. As duas equipas ‘encaixaram’, o equilíbrio acentuou-se e a meio da segunda metade o marcador mostrava a liderança da equipa lusa por 23-19, com Carlos Martingo a dar tempo de jogos a todos os atletas. Um ligeiro crescimento da Alemanha no jogo aproximou as equipas equipas no placard – e aos 28 minutos foi mesmo até à diferença mínima (27-26) – mas o triunfo português foi mesmo confirmado.

Resultado Final: 29-27

Carlos Martingo abordou os dois jogos com a Alemanha e falou nas diferentes soluções defensivas que tem vindo a explorar: “Hoje conseguimos fazer um jogo com maior qualidade, durante um espaço maior de tempo, embora ontem sabíamos que poderíamos passar algumas dificuldades, porque experimentámos um tipo de defesa diferente, hoje voltámos a utilizar o sistema defensivo que nos sentimos mais confortáveis, juntámos um melhor nível defensivo e isso refletiu-se no resultado final. Penso que foram dois excelentes jogos de andebol e que hoje, felizmente, tivemos a capacidade de ultrapassar. uma forte seleção alemã.” – referiu o Selecionador Nacional, salientando o crescimento da equipa refletida no facto de Portugal ter estado na liderança do jogo desta tarde durante a maioria do tempo.

“Penso que demonstra o crescimento que estes jogadores têm tido ao longo do tempo. A Alemanha, no anterior Campeonato da Europa foi vencedora indiscutível, no Europeu realizado em Portugal, penso que se esteve um pouco abaixo das expectativas, é uma excelente equipa, alguns destes jogadores já jogam na principal liga alemã, a Bundesliga, em bons e isso [liderança de Portugal durante grande parte do jogo] demonstra a qualidade dos nossos jogadores, hoje principalmente.”

Carlos Martingo afirmou ainda que está “muito satisfeito com a integração de novos atletas e com a prestação de alguns que já não estavam connosco há algum tempo” deixou ainda uma palavra de agradecimento especial “à organização do evento e a todos os envolvidos, pelas condições que foram apresentadas e pelo tratamento espetacular” para com a comitiva lusa.

De recordar que Portugal já está apurado para o 24th IHF Men’s Junior (U21) World Championship, que terá organização conjunta de Alemanha e Grécia, e decorrerá no período de 20 de junho a 2 de julho de 2023.

Jogos de Preparação
Calendário
14.10.2022 – 20h00 – Portugal x Alemanha32-34 (13-19)
15.10.2022 – 17h00 – Portugal x Alemanha, 29-27 (14-10)

© Fotografias: Mário Moreira

Patrocinadores Institucionais