Campeonato Placard Andebol 1: Artística de Avanca Bioria soma três pontos em Gaia

PUB

Avancanenses superiorizaram-se ao FC Gaia Empril num jogo bastante disputado; Vitória FC e Póvoa AC Bodegão Grupo CCR dividiram pontos.

A 10.ª Jornada do Campeonato Placard Andebol 1 abriu no Pavilhão Acácio Rosa com o duelo entre CF Os Belenenses e SL Benfica. Apesar da diferença entre os emblemas à entrada para esta partida – sétimo e terceiro classificados – a turma do Restelo não facilitou a tarefa aos homens de Chema Rodriguez que conseguiram alcançar uma vantagem de três golos antes da recolha para os balneários. No segundo tempo, as Águias conseguiram impôr o seu ritmo e catapultar no resultado, conquistando sete golos à maior. Os homens da Cruz de Cristo não desistiram, mas não foram capazes de evitar outro desfecho que não a derrota, que se fixou em 29-33. Bélone Moreira (SLB) foi o melhor marcador do encontro com seis golos, seguido de Ole Rahmel (SLB) e Tiago Ferro (CFB), com cinco golos cada.

No segundo jogo da tarde, o Marítimo Madeira Andebol SAD levou a melhor na receção à formação do GC Santo Tirso Retrotarget. Aquando da recolha para os balneários, a turma insular já vencia por 18-14. No segundo tempo, os comandados de Paulo Fidalgo mantiveram-se superiores e acabaram por somar os três pontos, ao vencerem por 34-24, com a ajuda de Délcio Pina, melhor marcador da partida, com 10 tentos.

No Municipal da Maia, o ABC UMinho ultrapassou o ADA Maia Universidade da Maia, regressando às vitórias, após quatro derrotas consecutivas e quebrou o ciclo positivo dos maiatos [de três vitórias]. Ao intervalo, a formação orientada por Filipe Magalhães já liderava o marcador por 8-14. No segundo tempo os bracarenses aumentaram a vantagem e selaram a vitória em 19-31. Manuel Lima com 11 golos foi o artilheiro de serviço.

FC Gaia Empril – Artística de Avanca Bioria

Em Vila Nova de Gaia, Miguel Oliveira marcou primeiro e Vasco Costa ampliou a vantagem para os gaienses mas, rapidamente, surgiu a resposta avancanense com Xavier Barbosa a devolver a igualdade ao marcador, à passagem do minuto seis. O jogo seguiu num ritmo de parada e resposta, com as defesas a superiorizarem-se aos ataques e a nova vantagem do FC Gaia Empril surgiu após um período de superioridade numérica, com Pedro Oliveira a fazer o 5-3 perante a baliza vazia. Os gaienses seguiram superiores e, minutos mais tarde, novamente o ponta esquerda – vice-campeão da Europa ao serviço da Seleção Nacional sub-20 – deu a maior diferença ao marcador, ao concretizar – com dois golos consecutivos – o 9-6.

Com 22 minutos jogados, Ljubomir Obradovic levou o cartão verde à mesa pois a formação orientada por Carlos Resende seguia na liderança e alcançava, pela primeira vez, quatro golos à maior com o 11-7 de Nuno Grilo. A resposta da Artística de Avanca Bioria foi contundente, com Daniel Vieira a abrir o ativo para um parcial de 4-0 finalizado por Lourenço Santos que devolveu a igualdade ao marcador. Os gaienses ainda regressaram à liderança, mas as equipas recolheram aos balneários empatadas.

Intervalo: 13-13

A primeira vantagem dos visitantes apareceu no regresso do descanso, pela mão de Abdoula Modi que foi rapidamente ampliada. Após o 13-16 de Xavier Barbosa, Carlos Resende colocou time-out com apenas quatro minutos decorridos do segundo tempo. Apesar da paragem técnica, foi a Artística de Avanca a regressar melhor e a conquistar quatro golos de vantagem. O FC Gaia Empril respondeu de feição perante a nova aposta da equipa avancanense – 7×6 – e conseguiu apontar quatro golos sem sofrer (18-18), obrigando o técnico da equipa de Avanca a dar uso ao cartão verde, sensivelmente a meio do segundo tempo.

Impulsionados pela boa exibição de Bruno Lima entre os postes, os homens da terra do Prémio Nobel da Medicina voltaram a assumir três golos à maior (18-21), com a assinatura de Petru Michnea. Os locais reagiram e alcançaram novamente a igualdade, desta feita a 23, mas, num final impróprio para cardíacos, Bruno Lima fechou o jogo com chave de ouro e garantiu os três pontos para a equipa de Avanca.

Resultado Final: 24-25

Pedro Oliveira com seis golos foi o melhor marcador do encontro e, pelos avancanenses, Lourenço Santos e Daniel Vieira foram os mais certeiros, com cinco golos cada.

No fecho do dia, o Águas Santas Milaneza recebeu o Académico de Viseu FC num jogo bastante disputado, onde os maiatos acabaram por sorrir no final. Ao intervalo, a vantagem era mínima (14-13) e, apesar das investidas dos viseenses, os homens de Ricardo Moreira garantiram os três pontos por 26-23. Miguel Baptista com seis golos foi o melhor marcador, e, do lado do Académico de Viseu FC Miguel Cortinhas e Eduardo Almeida dividiram o protagonismo com cinco golos cada.

A 10ª Jornada do Campeonato Placard Andebol 1 tem ainda um clássico reservado para este domingo. O duelo entre Sporting CP e FC Porto disputa-se às 18h30 e conta com transmissão em direto nos canais televisivos dos clubes e, em diferido, na andeboltv.

Calendário – Campeonato Placard Andebol 1
10ª Jornada
26.11.2022 – 15h00 – CF Os Belenenses x SL Benfica29-33 (15-18)
26.11.2022 – 16h00 – Marítimo Madeira Andebol SAD x GC Santo Tirso Retrotarget, 34-24 (18-14)
26.11.2022 – 17h00 – ADA Maia Universidade da Maia x ABC UMinho19-31 (8-14)
26.11.2022 – 18h00 – Vitória FC x Póvoa AC Bodegão Grupo CCR, 30-30 (11-16)
26.11.2022 – 18h00 – FC Gaia Empril x Artística de Avanca Bioria24-25 (13-13)
26.11.2022 – 19h00 – Águas Santas Milaneza x Académico de Viseu FC, 26-23 (14-13)
27.11.2022 – 18h30 – Sporting CP x FC Porto, Sporting TV / Porto Canal / andeboltv (diferido)

Patrocinadores Institucionais