Campeonato Placard Andebol 1: Olhos postos no Clássico

PUB

Sporting CP recebe FC Porto, no Pavilhão João Rocha, para um dos embates mais esperados do calendário desportivo, este domingo, às 18h30.

É à 10ª Jornada que se encontram dois crónicos candidatos ao título – Sporting CP e FC Porto – num duelo que envolverá grandes emoções. A formação verde e branca jogará o seu primeiro clássico este domingo, ao passo que os dragões tiveram direito ao primeiro, no Dragão Arena, na passada sétima jornada, com a receção ao emblema da Luz, do qual saíram vitoriosos. Destas duas equipas, apenas uma conheceu o sabor da derrota – FC Porto – na deslocação ao terreno do Águas Santas Milaneza, na primeira jornada; do outro lado, os leões só sabem o que é vencer no Campeonato Placard Andebol 1.

Ricardo Costa, treinador do Sporting CP, em jeito de antevisão ao clássico, realça as ambições leoninas – em vencer e ascender ao primeiro posto da tabela classificativa – mas sabe que encontrará uma equipa “muito forte”, um conjunto “muito experiente”. Para levar os dragões de vencidos, afirma o técnico, os verde e brancos terão que anular os pontos fortes do adversário: “O FC Porto é Campeão em título e uma equipa com experiência de Liga dos Campeões. Está em primeiro lugar, embora seja à condição, e só ganhando é que passaremos para primeiro, por isso é o FC Porto o líder do campeonato. É um conjunto cheio de experiência e, apesar de se dizer que está diferente, tem jogadores que podem sempre desequilibrar. Têm uma equipa muito forte e conhecemo-nos muito bem. Cá estaremos para colocar em campo os nossos pontos positivos e contrariar as armas do FC Porto.

Daymaro Salina, pivô dos dragões, lançou este clássico, prevendo um jogo bastante exigente, à imagem do que aconteceu na passada quinta-feira, em jogo a contar para a EHF Champions League: “O FC Porto está habituado a jogos exigentes, a maior vantagem que retiramos é que o Sporting tem caraterísticas parecidas com as do SC Magdeburgo e estaremos melhor preparados. Um clássico é sempre um clássico, são jogos únicos. As deslocações a Lisboa são sempre difíceis, são jogos de raça e de coração. Esperamos muito jogo de 1×1, transições rápidas e grande influência dos irmãos Costa, mas, como referi, são jogos únicos e o FC Porto vai a Lisboa para vencer.”

O internacional português reafirmou a ambição dos dragões e reconhece que o que aconteceu no arranque do Campeonato não poderá voltar a acontecer para manter as aspirações da renovação do título: “Queremos muito ganhar e vamos fazer por isso. No nosso campeonato, não se pode perder pontos como perdemos na 1.ª jornada. Isso obriga-nos praticamente a ganhar o resto dos jogos para alcançar o objetivo de sermos campeões. Não é uma coisa estranha para nós, já o fizemos e vamos dar tudo para o voltar a fazer e sermos felizes no final como tem acontecido nas últimas épocas.”

Poderá acompanhar o clássico, este domingo, pelas 18h30, na Sporting TV e Porto Canal.

Todos os jogos contam com transmissão em direto ou em diferido na andeboltv.

Calendário – Campeonato Placard Andebol 1
10ª Jornada
26.11.2022 – 15h00 – CF Os Belenenses x SL Benfica, A Bola TV / andeboltv (diferido)
26.11.2022 – 16h00 – Marítimo Madeira Andebol SAD x GC Santo Tirso Retrotarget, andeboltv
26.11.2022 – 17h00 – ADA Maia Universidade da Maia x ABC UMinho, andeboltv
26.11.2022 – 18h00 – Vitória FC x Póvoa AC Bodegão Grupo CCR, andeboltv
26.11.2022 – 18h00 – FC Gaia Empril x Artística de Avanca Bioria, andeboltv
26.11.2022 – 19h00 – Águas Santas Milaneza x Académico de Viseu FC, andeboltv
27.11.2022 – 18h30 – Sporting CP x FC Porto, Sporting TV / Porto Canal / andeboltv (diferido)

Patrocinadores Institucionais