Campeonato Placard Andebol 1: Poveiros regressam aos triunfos

PUB

Póvoa AC Bodegão Grupo CCR quebra ciclo de três derrotas (SL Benfica, ABC UMinho e FC Porto) e volta a vencer, desta vez na receção ao CF Os Belenenses; Sporting CP e SL Benfica mantêm registo invicto.

A Jornada 7 do Campeonato Placard Andebol 1 abriu este sábado com dois jogos. Em Santo Tirso, o GC Santo Tirso Retrotarget recebeu – e começou por tentar surpreender – o Sporting CP. Os nortenhos entraram com um parcial de 4-0, que obrigou Ricardo Costa a parar a partida ainda nos minutos iniciais e os leões conseguiram reagir e chegar ao intervalo no comando do marcador por 10-15. No segundo tempo, o Sporting CP manteve-se superior e acabou por garantir os três pontos ao vencer por 23-34. Francisco Costa saiu de Santo Tirso com o estatuto de melhor marcador com 10 golos assinalados e, pelo GC Santo Tirso Retrotarget, António Aparício foi o mais certeiro da casa, com seis.

À mesma hora, mas mais a sul, o SL Benfica recebeu os maiatos do Águas Santas Milaneza num jogo em que ambas as equipas entraram a errar e o primeiro golo apenas surgiu pela mão de Alexis Borges, já perto do quarto minuto de jogo. As águias conseguiram alcançar quatro golos de vantagem (7-3) mas uma reação maiata acabou por devolver a igualdade ao marcador e, mais tarde, os homens de Ricardo Moreira chegaram mesmo à liderança, que se registou ao intervalo, 11-12. No segundo tempo, as águias voltaram ao comando do marcador, com o 16-15 de Ádám Juhász, mas os maiatos reconquistaram a liderança que mantiveram até aos minutos finais onde os homens de Chema Rodriguez conseguiram garantir dois golos de vantagem e somar a sétima vitória consecutiva no Campeonato Placard Andebol 1. Bélone Moreira foi o melhor marcador com sete golos assinados e, pelo Águas Santas Milaneza, Mário Lourenço foi o mais inconformado com cinco.

Em Gaia, a formação orientada por Carlos Resende superiorizou-se desde cedo ao Marítimo Madeira Andebol SAD chegando aos quatro golos de vantagem (6-2) à passagem do minuto 10. À saída para o descanso, o FC Gaia Empril mantinha-se na frente (11-9) e, no segundo tempo conseguiu segurar a vantagem e garantir a segunda vitória da época. Vasco Costa (FCG) e Délcio Pina (CSM) dividiram o título de melhor marcador, com cinco golos cada.

Póvoa AC Bodegão Grupo CCR x CF Os Belenenses

Na Póvoa de Varzim, o Pavilhão Municipal preparou-se para receber o jogo da semana que opôs o Póvoa AC Bodegão Grupo CCR ao CF Os Belenenses, este sábado. Os poveiros desde cedo conseguiram conquistar a liderança, embora sempre pela margem mínima nos primeiros minutos, até que os homens de Jorge Carvalho impuseram um parcial de 4-0 e Carlos Nunes não hesitou em utilizar o seu primeiro time-out à passagem do minuto 10. Paulatinamente os homens da Cruz de Cristo foram crescendo na partida, muito orientados pelo central Tiago Pereira, o CF Belenenses “obrigou” Jorge Carvalho a dar uso ao cartão verde, após a aproximação no resultado (11-10) aos 21 minutos de jogo. O empate ainda surgiu, com o 11-11 de Gonçalo Nogueira, mas o Póvoa AC conseguiu voltar à dianteira e garantir a vantagem até à saída para o descanso.

Intervalo: 15-12

Tiago Ferro, através da marca de castigo máximo, abriu o ativo do segundo tempo e deu início aquilo que viria a ser uma reação do CF Os Belenenses. Com cerca de cinco minutos decorridos da segunda parte, novamente o ponta esquerda fez o golo e reduziu a diferença (16-15). O jogo seguiu num ritmo de parada e resposta, sem que o Belenenses conseguisse igualar o marcador. Após o 19-18 de Uros Markovic assistiam-se várias precipitações e erros, parte a parte, não havendo golos no Municipal da Póvoa de Varzim durante alguns minutos, até que Declerck Sibo quebrou esse ciclo com o 20-18.

Sensivelmente a meio da segunda parte Tiago Pereira deu a primeira vantagem aos homens do restelo (20-21) e, mesmo já em igualdade, Jorge Carvalho utilizou o seu segundo time-out à entrada do minuto 47. Os poveiros voltaram a agarrar a liderança no marcador por Declerck Sibo e, mais tarde, Diogo Martinho colocou os homens da casa com dois golos à maior (24-22). Até ao final, apesar das investidas do CF Os Belenenses, o Póvoa AC Bodegão Grupo CCR acabou por garantir os três pontos.

Resultado Final: 27-24

Tiago Ferro, ponta esquerda do CF Os Belenenses, foi o melhor marcador do encontro, com oito golos e, pelo Póvoa AC Bodegão Grupo CCR António Ventura e Gonçalo Meireles completaram o pódio com seis golos cada.

Em Avanca, a Artística de Avanca Bioria recebeu e venceu, em jogo bastante disputado, a formação do Vitória FC por 29-28. Ao intervalo os sadinos lideravam o encontro (12-13) mas no segundo tempo, a formação de Ljubomir Obradovic superiorizou-se e conseguiu somar a segunda vitória consecutiva da temporada. O melhor marcador do encontro foi Cláudio Pedroso com sete golos e, pelos da casa, Abdoula Modi foi o mais certeiro com cinco.

Já em Viseu, no fecho do dia, o Académico de Viseu FC recebeu a formação do ADA Maia Universidade da Maia. Ao intervalo os homens da Maia estavam na dianteira (11-13) e acabaram por conquistar a primeira vitória da época por 24-26 apesar das investidas da formação de Viseu. O melhor marcador do encontro foi Miguel Cortinhas (AVFC) com 10 golos, Rui Oliveira e João Carvalho (ADA Maia) completaram o pódio com sete golos cada.

ABC UMinho e FC Porto encerram a Jornada 7 no Pavilhão Flávio Sá Leite, este domingo, pelas 15h00, jogo que poderá acompanhar em direto no Porto Canal ou em diferido na andeboltv.

Calendário – Campeonato Placard Andebol 1
7ª Jornada
05.11.2022 – 15h00 – GC Santo Tirso Retrotarget x Sporting CP, 23-34 (10-15)
05.11.2022 – 15h00 – SL Benfica x Águas Santas Milaneza, 26-24 (11-12)
05.11.2022 – 15h30 – FC Gaia Empril x Marítimo Madeira Andebol SAD, 23-21 (11-9)
05.11.2022 – 16h30 – Póvoa AC Bodegão Grupo CCR x CF Os Belenenses, 27-24 (15-12)
05.11.2022 – 18h00 – Artística de Avanca Bioria x Vitória FC, 29-28 (12-13)
05.11.2022 – 18h00 – Académico de Viseu FC x ADA Maia Universidade da Maia, 24-26 (11-13)
06.11.2022 – 15h00 – ABC UMinho x FC Porto, Porto Canal / andeboltv (em diferido)

Para consultar os relatórios estatísticos basta clicar no encontro pretendido.

Patrocinadores Institucionais