EHF European League: SL Benfica regressa às glórias europeias

PUB

Águias ultrapassaram Fejér BÁL-Veszprém num jogo bastante disputado, relativo à terceira ronda do Grupo A.

7 inicial: Sergey Hernandez, Arnaud Bingo, Leandro Semedo, Ander Izquierdo, Demis Grigoras, Ole Rahmel e Paulo Moreno

No Pavilhão da Luz, após o primeiro ataque ser desperdiçado pela formação do Fejér BÁL-Veszprém, Ander Izquierdo aproveitou a transição para finalizar e dar assim a primeira vantagem do encontro aos encarnados. O central espanhol seguiu a impor ritmo na primeira fase ofensiva do jogo, no entanto, esbarrou em Tibor Bahlog – guardião húngaro que teve uma entrada feliz no encontro. Enquanto o guarda-redes brilhava, János Stranigg e Levente Hári pagavam as despesas no ataque e, ainda nos primeiros três minutos, a formação proveniente da Hungria alcançava os dois golos à maior (1-3).

Como havia referido Jonas Kallman na antevisão a este encontro, a formação orientada por Csaba Konkoly impôs um ritmo elevado no jogo e isso foi-se verificando, tendo os húngaros tirado proveito das transições para alcançar a vantagem de três (3-6). No entanto, o SL Benfica conseguiu alinhar os seus processos e, também tirando partido das transições rápidas, consumaram nova reviravolta no marcador através de Tadej Kljun (7-6).O equilíbrio foi sendo nota predominante, com várias trocas na liderança do marcador, até que as águias alcançaram – pela primeira vez no encontro – dois golos de vantagem (12-10), pela mão de Ander Izquierdo, à passagem do minuto 17. No entanto, nova investida húngara devolveu o empate ao marcador até que Petar Djordjic fez o 19-16, que assinalava a maior vantagem dos encarnados até ao momento. Apesar de uma paragem técnica por parte da formação do Fejér BÁL-Veszprém para preparar o último ataque, foram as águias a sair melhor e, com 25 segundos por jogar, recuperaram a bola e Demis Grigoras fez o último golo do primeiro tempo.

Intervalo: 21-17

A segunda parte contou com Petar Djordjic a aumentar a vantagem para cinco, mas a reação húngara não tardou e Benedek Éles fez o 22-19 para, mais tarde, Péter Szmetán encostar o resultado em 27-26 e “obrigar” Chema Rodriguez a levar o cartão verde à mesa, com 40 minutos decorridos. A diferença de três voltou a surgir (30-27) com a assinatura de Paulo Moreno e, mais tarde, após algum acerto ofensivo, os encarnados alcançaram novamente a vantagem de cinco (33-28), o que levou o técnico húngaro a parar o encontro com cerca de 12 minutos por jogar. Apesar das investidas – e da reaproximação no marcador (33-31) – o SL Benfica mostrou-se superior e imprimiu um parcial de 3-0 que acabou por sentenciar o desfecho do encontro.

Resultado Final: 39-35
Top Player: Demis Grigoras – 7 golos e 3 assistências

1ª Jornada
25.10.2022 – 19h45 – TATRAN Prešov x SL Benfica, 25-29 (9-15)
2ª Jornada
01.11.2022 – 17h45 – SL Benfica x Frisch Auf Göppingen27-31 (11-16)
3ª Jornada
22.11.2022 – 19h45 – SL Benfica x Fejér BÁL-Veszprém, 3935 (21-17)

Patrocinadores Institucionais