IHF World Championship 2023: Portugal com vitória convincente

PUB

Seleção das Quinas superiorizou-se ao Azerbaijão desde o apito final e garantiu a primeira conquista. O segundo embate entre as lusas e a seleção azeri está agendado para o próximo sábado, às 21h00, em Paredes.

7 inicial: Isabel Góis, Soraia Lopes, Sandra Santiago, Patrícia Lima, Luciana Rebelo, Patrícia Rodrigues e Adriana Lage.

O Multiusos de Paredes voltou a ser a casa da Seleção Nacional A Feminina, esta quinta-feira, ao receber o primeiro de dois jogos frente à Seleção do Azerbaijão referentes ao Play Off do Campeonato do Mundo 2023. A Seleção Nacional entrou determinada neste primeiro embate, com Adriana Lage, assistida por Patrícia Lima, a abrir o ativo para um parcial de seis golos sem resposta, obrigando o selecionador azeri a utilizar o seu primeiro time-out com menos de sete minutos decorridos. As comandadas de Chingiz Azimov responderam com um golo, com a assinatura de Ulviyya Sharifova e seguiram-se mais de três minutos sem que as lusas conseguissem ultrapassar a baliza defendida por Azaliya Hasanova.

Portugal voltou a acelerar com Luciana Rebelo a quebrar os momentos de ineficácia ofensiva e, já com quinze minutos decorridos e 2-10 no marcador, José António Silva lançou Mariana Lopes a jogo, com o Multiusos de Paredes a aplaudir o regresso da lateral após ausência devido a lesão. Mariana Lopes respondeu com eficácia, apontando o décimo primeiro golo luso e, a atravessar um período dee superioridade numérica, a Seleção do Azerbaijão aproveitou para voltar a marcar, desta vez pela mão de Elnara Ibrahimova e as lusas atravessaram novo período sem conseguir finalizar. Até ao apito para o descanso as portuguesas conquistaram uma vantagem de onze.

Intervalo: 5-16

No regresso dos balneários as lusas entraram a marcar e a seleção azeri a responder até que Portugal conseguiu imprimir um parcial de 0-3 com a contribuição de Maria Unjanque (2) e Maria Pereira (8-22). A diferença de 15 golos acabou por surgir, com Nádia Rodrigues a fazer o vigésimo quinto golo luso à passagem do minuto 40. Após o 12-29 de Maria Unjanque, a seleção azeri reagiu e imprimiu um parcial inédito de 4-0, concluído por Rana Hasanova com cerca de dez minutos por jogar.

Mariana Lopes atingiu a marca dos 200 golos na conta pessoal, ao serviço da Seleção Nacional A Feminina, através da marca de 7 metros, devolvendo a diferença de 13 ao marcador. Até ao final, a distância entre as equipas manteve-se, com Jéssica Ferreira a garantir os 13 golos de diferença ao parar um livre de 7 metros, já após o suar da buzina.

Resultado Final: 19-32

MVP: Isabel Góis – 8 defesas (73% eficácia)
Top Scorer: Maria Unjanque e Maria Pereira – 5 golos

José António Silva realça a satisfação pelo resultado alcançado mas aponta alguns fatores a melhorar, que considera naturais, fruto de um jogo com características específicas: “Fundamentalmente fica o resultado. Nós entrámos com a atitude e organização certas, com a vontade certa e, portanto, rapidamente cavámos uma diferença que nos permitiu ir gerindo o jogo de outra forma. Foi bom, porque conseguimos dar muito tempo de jogo a muitas jovens, promover duas estreias na Seleção Nacional [Nádia Rodrigues e Constança Sequeira], houve outros objetivos para além da vitória que também foram alcançados. Agora um jogo com estas características – e depois de algum tempo em que percebemos que tínhamos o controlo absoluto do jogo -, por vezes fica muito complicado manter a concentração e a intensidade com que entrámos desde o início. E depois há outros fatores que interferem, os contactos começam a ser muito penalizados, nós não vamos tão fortes para o contacto porque corremos o risco de ser sancionados disciplinarmente e, tudo isso, contribui para uma diminuição da intensidade do jogo que no início foi excelente. Portanto, num balanço geral foi um jogo em que a vitória é claríssima, a nossa superioridade ficou mais do que evidente, fica também uma perspetiva de fazer um segundo jogo um pouco melhor, pelo menos tentar manter a concentração durante mais tempo, mas não depende só de nós. E por último, como é evidente, o facto de termos dado tempo de jogo a algumas destas jovens, neste contexto, que acarreta sempre uma carga emocional forte e contribui para o crescimento delas.” – referiu.

O segundo jogo referente ao Play Off de acesso ao Mundial 2023 tem lugar este sábado pelas 21h00 no Multiusos de Paredes e conta com transmissão em direto no Canal 11.

As acreditações para o segundo jogo com a seleção azeri estão abertas, e pode aceder AQUIA entrada é livre.

IHF World Championship 2023 – Play Off
Calendário 
03.11.2022 – 19h30 – Azerbaijão x Portugal, 19-32 (5-16)
05.11.2022 – 21h00 – Portugal x Azerbaijão, Canal 11

IHF World Championship 2023: As nove seleções que ultrapassarem esta eliminatória seguirão para a Fase 2 da Qualificação Europeia, onde se juntarão a 10 das 16 equipas que participaram no Europeu de 2022, mais a Chéquia. No total, o IHF World Championship 2023 – marcado para novembro e dezembro do próximo ano – contará com a participação de 16 equipas europeias: os co-anfitriões Noruega (atual campeã em título), Suécia e Dinamarca; as três melhores equipas do EHF EURO 2022 e as 10 vencedoras da Fase 2 da Qualificação Europeia.

Patrocinadores Institucionais