Málaga é palco da primeira Supertaça Ibérica

PUB

FC Porto, Sporting CP, FC Barcelona e Fraikin BM Granollers participam na edição inaugural organizada conjuntamente pela Federação de Andebol de Portugal e pela Real Federação Espanhola de Andebol.

A Supertaça Ibérica – torneio que colocará, pela primeira vez na história, frente a frente os Campeões Nacionais e os detentores das Taças de Portugal e Espanha – terá lugar em Málaga, mais especificamente, no Centro Desportivo Ciudad Jardín, no fim-de-semana de 17 e 18 de dezembro.

A Supertaça Ibérica é o resultado do trabalho conjunto entre a Federação de Andebol de Portugal (FAP) e a Real Federação Espanhola de Andebol (RFEBM), duas entidades que têm trabalhado lado a lado, nos últimos anos, para promover o andebol em toda a Península Ibérica – como é exemplo a organização conjunta do EHF Euro 2028 (com a Suíça). Miguel Laranjeiro, Presidente da FAP e Francisco V. Blázquez, Presidente da RFEBM, promoveram em conjunto a candidatura de Espanha e Portugal à organização do EHF Euro 2028, desafio a que a Suíça aderiu e que, no final, foi atribuído no Congresso da Federação Europeia de Andebol, realizado há exatamente um ano.

O evento a ter lugar em Málaga é apresentado como a primeira oportunidade para demonstrar o nível que é possível alcançar com o trabalho conjunto de ambas as entidades. Além disso, a um nível estritamente desportivo, o torneio reunirá dois participantes na Machineseeker EHF Champions League, FC Porto e Barça, e duas outras equipas da EHF European League, Sporting CP e Fraikin BM Granollers.

Miguel Laranjeiro, Presidente da Federalçao de Andebol de Portugal: “A organização da Taça Ibérica é a concretização de algo que há muito tempo queriamos realizar. O Andebol na Península Ibérica é forte e está em crescimento no contexto europeu, e este evento é a prova disso mesmo. Estou certo que esta primeira edição da Taça Ibérica em Málaga, será um enorme sucesso. Portugal e Espanha estão juntos em vários objetivos como é a realização do Europeu 2028 conjuntamente com a Suíça, mas esta iniciativa conjunta, que decorre anualmente, vai reforçar o trabalho entre os dois países”.

Francisco V. Blázquez, Presidente da Real Federação Espanhola de Andebol: “É importante celebrar esta primeira Supertaça Ibérica numa casa de andebol como Málaga. Ainda temos de esperar pela Supertaça Ibérica Feminina, que não pôde ter lugar este ano, mas estou convencido de que a Federação de Andebol de Portugal fará todos os esforços para que no próximo ano possamos ter uma Supertaça Ibérica Feminina. É o início de muitas ações que vamos levar a cabo com vista a esse objetivo do Campeonato Europeu em 2028, no qual temos Portugal e Suíça como companheiros de viagem”.

A apresentação oficial da Supertaça Ibérica terá lugar na próxima terça-feira, 29 de Novembro, às 11h30, no Salón de los Espejos da Câmara Municipal de Málaga.

Compre os seus bilhetes a partir da próxima terça-feira.

A aquisição de bilhetes estará disponível em www.marcaentradas.com com a seguinte tabela de preços:

Patrocinadores Institucionais