Portugal é Campeão Mundial e da Europa de Andebol em Cadeira de Rodas

PUB

Seleção Nacional venceu os Países Baixos, na final da prova internacional, que teve lugar em Leiria, durante o fim-de-semana.

Foi com o Pavilhão repleto que Portugal entrou em campo, para disputar o último encontro do Campeonato Mundial e da Europa de Andebol em Cadeira de Rodas, após um momento emocionante ao ouvir-se “A Portuguesa” em Leiria. Foram mesmo os lusos a começar com bola e após um ataque falhado para cada lado, foi Iderlindo Gomes a bisar no marcador e a levar os Pousos ao rubro. A formação neerlandesa – que chegou a esta final fazendo parte do mesmo grupo dos lusos – conseguiu chegar ao empate, com quatro minutos volvidos. Quando a hipótese surgiu de passar para o comando, Pedro Marques mostrou-se presente e acabou por evitar a passagem para a liderança do adversário, mas a equipa das Quinas mostrou algum desacerto ofensivo e só conseguiu capitular novo golo perto dos nove minutos, pela mão de João Jerónimo. Após o nervosismo inicial, os dois golos à maior acabaram por acontecer naturalmente, levando os Países Baixos a pedir desconto de tempo, à passagem dos 10 minutos do encontro.

Os neerlandeses saíram bem do tempo técnico, a conseguir reduzir novamente para a margem mínima, mas Portugal conseguiu reagir e voltou a ampliar, desta feita para quatro golos à maior (4-8), aos 15 minutos de jogo. Os Países Baixos voltaram a reduzir para dois mas, novamente, Pedro Marques mostrou-se presente na baliza e lançou o ataque para três golos à maior.

Intervalo: 7-9

Portugal entrou no segundo tempo determinado em ampliar a vantagem e, com cinco minutos volvidos, chegou aos seis golos à maior (7-13). A coesão defensiva ia sendo nota predominante dos comandados de Danilo Ferreira que com 10 minutos decorridos não haviam sofrido qualquer golo no segundo tempo e, no ataque, Ricardo Queirós continuava de mão quente e ampliou a vantagem para 7-15. Com praticamente cinco minutos para jogar, Portugal seguia firma na liderança, não deixando escapar a vitória, sagrando-se assim Campeão Mundial e da Europa de Andebol em Cadeira de Rodas.

Resultado Final: 10-18
MVP: Ricardo Queirós

Danilo Ferreira, Selecionador Nacional, mostrou-se muito feliz com o resultado obtido e com a caminhada de Portugal nesta competição: “Primeiro uma palavra para os meus atletas e staff. Segundo uma palavra para todas as delegações que estiveram nesta competição jogada em Portugal. Depois, um obrigado à Federação de Andebol de Portugal por um excelente evento e à restante organização. Portugal é Campeão do Mundo e Europeu, vale a pena investir nestes atletas e nesta modalidade, vamos continuar a trabalhar com responsabilidade, sabemos que agora estamos num patamar muito alto e temos que continuar a trabalhar arduamente para nos mantermos neste nível. Obrigada a este público fantástico, à minha família e de todos os atletas que abdicam muitas vezes de estar connosco para representar o nosso país. Obrigada Portugal!!”

2022 World and European Wheelchair Handball Championship
Calendário (Grupo B) – Ronda Preliminar
18.11.2022 – 10h00 – Portugal x Países Baixos, 20-10 (9-3)
18.11.2022 – 14h00 – Roménia x Portugal, 10-21 (7-11)
19.11.2022 – 12h00 – Portugal x Índia, 18-13 (11-4)
Semi-Final
20.11.2022 – 11h15 – Portugal x Índia 23-11 (10-3)
Final
20.11.2022 – 18h00 – Países Baixos x Portugal, 10-18 (7-9)

2022 World and European Wheelchair Handball Championship
Classificação
1º lugar – Portugal
2º lugar – Países Baixos
3º lugar – Noruega

2022 World and European Wheelchair Handball Championship
MVP
Melhor Guarda-Redes – Joyce Van Haaster (NED)
MVP 1 – Oscar Perales Perez (ESP)
MVP 2 – Ante Stimac (CRO)
MVP 3 – Javed Choudhari (IND)
MVP 4 – Ricardo Queirós (POR)
MVP 5 – Thor-Erik Strand (NOR)
Top Scorer – Ricardo Queirós (37 golos)

Recorde-se que a Seleção Nacional, orientada por Danilo Ferreira, venceu quatro medalhas nas edições passadas de Campeonatos da Europa: um Ouro (2018) e três Pratas (2015, 2016 e 2019).

Patrocinadores Institucionais