WEch Wheelchair Handball: Convocatória lusa para a grande competição

PUB

Danilo Ferreira divulgou, esta quinta-feira, a lista de 16 atletas convocados para representar Portugal no inédito Campeonato Mundial e Europeu, que vai decorrer em Leiria, de 18 a 20 de novembro.

Está escolhido o lote de atletas que terão a oportunidade de representar Portugal no primeiro Campeonato Mundial e Europeu (6×6), agendado para os dias 18, 19 e 20 de novembro, que vai ter lugar nos pavilhões dos Pousos e do Lis, na cidade de Leiria. A armada lusa é composta por 16 atletas e irá iniciar o estágio de preparação para as grandes competições – que pela primeira vez se realizam em conjunto – no próximo dia 14 de novembro. A comitiva é liderada por Danilo Ferreira, Selecionador Nacional que levou Portugal ao ouro em 2018 e à conquista da prata, no ano seguinte, precisamente em Leiria. Dos 16 convocados, 12 fazem parte das equipas APD Leiria (6) e APD Porto (6) e há ainda três outros clubes representados, como CMRRC – Rovisco Pais, Clube Naval Setubalense e CPSB Messines/Algarve.

O líder da formação portuguesa, que tem estado em todas as finais das provas que disputou, salienta o poderio histórico da sua equipa para reforçar a ambição presente no grupo: “A ambição de Portugal, porque a história das competições internacionais assim o diz, é lutar pelos lugares cimeiros, sabendo que as outras seleções estarão mais fortes, certamente. Há outras seleções que nós não conhecemos, porque nunca as vimos jogar, portanto, existe aqui esta variante, mas com o decorrer da competição vamos ver, analisar e perceber como é que podemos alcançar as vitórias que ambicionamos.” – referiu.

Nas declarações do treinador de 48 anos, não faltou uma palavra de apreço aos atletas que não tiveram oportunidade de estar presentes na competição, mas que estiveram presentes nos estágios de preparação: “Quero dar uma palavra de apreço às pessoas que trabalharam com o nosso grupo alargado e que, desta vez, não foram convocados para a competição final, mas que fazem parte do grupo e o trabalho deles também vai ser refletido naquilo que fizermos na competição.” – reiterou.

Danilo Ferreira termina, apelando a que os adeptos lusos “apareçam e venham apoiar Portugal, para que assim, todos juntos, seja mais fácil e possível atingirmos o patamar que todos queremos que é sermos campeões.”

No total, serão nove seleções a competir, distribuídas por dois grupos na Ronda Preliminar, sendo que Portugal está inserido no Grupo B, que conta com quatro equipas. A estreia da Seleção Nacional ACR irá acontecer no dia 18 de novembro frente à seleção dos Países Baixos (10h00) e, mais tarde irá defrontar a Roménia (14h00). No segundo dia de competição, a equipa das Quinas tem duelo marcado com a Índia (12h00), no encerramento da Fase Preliminar. Espanha, Hungria, Noruega, Croácia e Paquistão compõe o Grupo A.

Convocatória da Seleção Nacional de Andebol em Cadeira de Rodas para o Campeonato Mundial/Europeu 2022 (14 a 20/11/2022)

O processo de pedido de acreditações está aberto, e pode aceder AQUIA entrada é livre.

2022 World and European Wheelchair Handball Championship
Calendário (Grupo B)Ronda Preliminar
18.11.2022 – 10h00 – Portugal x Países Baixos, EHFtv
18.11.2022 – 14h00 – Roménia x Portugal, EHFtv
19.11.2022 – 12h00 – Portugal x Índia, EHFtv

Todos os jogos serão transmitidos em direto na EHFtv.

Recorde-se que o Campeonato da Europa e do Mundo, onde Portugal terá o prazer e responsabilidade de jogar em casa, perante o seu público, irá decorrer em Leiria, entre os dias 16 e 20 de novembro. A Seleção Nacional, orientada por Danilo Ferreira, venceu quatro medalhas nas edições passadas de Campeonatos da Europa: um Ouro (2018) e três Pratas (2015, 2016 e 2019).

Patrocinadores Institucionais