WEch Wheelchair Handball: Portugal garante lugar nas meias finais

PUB

O Pavilhão dos Pousos recebeu o último embate da fase de grupos, da Seleção Nacional de Andebol em Cadeira de Rodas, a qual marcou presença direta nas meias-finais da prova, ao vencer a Índia.

Portugal começou com bola, na terceira jornada, do Grupo B, frente à Índia e foi Ricardo Queirós a inaugurar o marcador para a formação lusa mas uma sequência de remates falhados de parte a parte acabou por ditar o empate na partida. O atleta luso conseguiu, novamente, colocar os lusos na dianteira mas os “homens de azul” acabaram por voltar a igualar o resultado, com seis minutos jogados. O capitão João Jerónimo acabou por fazer o 3-2, com 10 minutos jogados, mas os indianos mostraram-se determinados em equilibrar a partida e o jogo seguiu em parada e resposta, com a passagem aos 12 minutos a dar-se com 4-4 no placar. Iderlindo Gomes conseguiu colocar Portugal com dois golos de vantagem (6-4), o que levou a turma indiana a pedir o seu primeiro desconto de tempo, quando faltavam apenas seis minutos para o descanso. Quem saiu melhor do time out foram os comandados de Danilo Ferreira que voltaram a aumentar a diferença no contador, chegando aos seis golos de vantagem, com um minuto ainda por jogar e acabou por recolher aos balneários com uma liderança confortável.

Intervalo: 11-4

Na entrada para o segundo tempo, o encontro seguiu em parada e resposta, com uma grande entrada de Pedro Marques na baliza lusa, que valeu oito golos de vantagem para Portugal (14-6) aos 26 minutos do encontro. Apesar de algumas tentativas de aproximação, a turma indiana não conseguiu ter argumentos para a equipa das Quinas que terminou o jogo com uma vitória dilatada e garantiu assim o acesso direto às meias finais onde enfrentará o vencedor do Play-Off entre o terceiro classificado do Grupo A e o segundo do Grupo B, que ficará conhecido ao final do dia.

Resultado Final: 18-13
MVP: Ricardo Queirós

Danilo Ferreira, selecionador nacional, mostrou-se muito satisfeito pela Seleção atingir mais uma vez um patamar de excelência: “Quero deixar uma nota de parabéns aos meus atletas que têm feito um trabalho extraordinário. Entrámos com um pouco de ansiedade porque sabíamos que se vencêssemos apurávamos diretos. Agora vamos esperar pelo adversário e tentar descansar um pouco, posteriormente tentaremos chegar à Final e sabemos que tudo pode acontecer”

2022 World and European Wheelchair Handball Championship
Calendário (Grupo B) – Ronda Preliminar
18.11.2022 – 10h00 – Portugal x Países Baixos, 20-10 (9-3)
18.11.2022 – 14h00 – Roménia x Portugal, 10-21 (7-11)
19.11.2022 – 12h00 – Portugal x Índia, 18-13 (11-4)
Semi-Final
20.11.2022 – 11h15 – Portugal x India, andeboltv

Todos os jogos serão transmitidos em direto na EHFtv.

Recorde-se que a primeira edição do Campeonato Mundial e Europeu 2022, onde Portugal terá o prazer e responsabilidade de jogar em casa, perante o seu público, irá decorrer em Leiria, entre os dias 18 e 20 de novembro. A Seleção Nacional, orientada por Danilo Ferreira, venceu quatro medalhas nas edições passadas de Campeonatos da Europa: um Ouro (2018) e três Pratas (2015, 2016 e 2019).

Patrocinadores Institucionais