WEch Wheelchair Handball: Portugal muito próximo das meias-finais

PUB

Formação lusa venceu, esta tarde, o segundo encontro da fase de grupos frente à Roménia e está mais perto de garantir um lugar nas semis.

No Pavilhão Municipal dos Pousos, foi a formação romena a adiantar-se no marcador – a equipa que vinha de uma derrota na primeira jornada frente à Índia – mas Portugal acabou por sair na resposta deixando tudo empatado perto dos cinco minutos do encontro. Os forasteiros acabaram por voltar a passar para o comando mas Ricardo Queirós estabeleceu a igualdade em contra ataque e, de seguida, Portugal aproveita a superioridade numérica e passa para a liderança, pela margem mínima. O momento teve curta duração, com os romenos a empatarem posteriormente (3-3) e o jogo seguiu em parada e resposta, com novo empate mas, Portugal acabou por passar para o comando, pela margem mínima. Com oportunidade para dilatar o resultado, Ricardo Queirós não desperdiçou a oportunidade e colocou Portugal na liderança por 4-6, aos 12 minutos, levando os romenos a pedir paragem no tempo de jogo, mas foi Portugal quem saiu melhor do time-out, com João Jerónimo a levar o jogo a 4-7. A Roménia acabou por reduzir, chegando à margem mínima (6-7) mas os lusos voltaram a pressionar no ataque e acabaram por recolher aos balneários com uma boa vantagem.

Intervalo: 7-11

No segundo tempo, os lusos entraram a marcar, por três ocasiões, levando o encontro a 7-14, perto dos 25 minutos e João Jerónimo, de mão quente, volta a marcar, estando na liderança de marcadores do encontro. À passagem dos 10 minutos, os lusos venciam por 9-16 e mantinham-se confortáveis no comando, sem que a Roménia apresentasse argumentos para aproximar o jogo, fechando o dia com mais uma vitória, que coloca Portugal muito perto das meias-finais.

Resultado Final: 10-21
MVP: João Jerónimo

Danilo Ferreira, técnico da formação portuguesa, fez o balanço deste segundo encontro “Acho que fizemos uma primeira parte muito pouco positiva para o que conseguimos fazer. Cometemos erros básicos, que não podemos cometer, mas o importante é a vitória e ficarmos mais próximos das meias finais. Quero dar os parabéns aos meus jogadores e preparar o próximo jogo com a Índia”

2022 World and European Wheelchair Handball Championship
Calendário (Grupo B) – Ronda Preliminar
18.11.2022 – 10h00 – Portugal x Países Baixos, 20-10 (9-3)
18.11.2022 – 14h00 – Roménia x Portugal, 10-21 (7-11)
19.11.2022 – 12h00 – Portugal x Índia, andeboltv

Todos os jogos serão transmitidos em direto na EHFtv.

Recorde-se que a primeira edição do Campeonato Mundial e Europeu 2022, onde Portugal terá o prazer e responsabilidade de jogar em casa, perante o seu público, irá decorrer em Leiria, entre os dias 18 e 20 de novembro. A Seleção Nacional, orientada por Danilo Ferreira, venceu quatro medalhas nas edições passadas de Campeonatos da Europa: um Ouro (2018) e três Pratas (2015, 2016 e 2019).

Patrocinadores Institucionais