Campeonato 1ª Divisão Feminina: SL Benfica frente-a-frente com Colégio de Gaia Toyota

PUB

Emblema encarnado – atual primeiro classificado – recebe gaienses que ocupam a segunda posição da maior prova nacional de clubes, na Luz, este sábado, pelas 19h30.

A 10.ª Jornada, do Campeonato, começa em Aveiro, com a receção do Alavarium Love Tiles à formação do CS Madeira, pelas 15h00. As aveirenses somaram a sua primeira vitória na edição 2022/2023 e pretendem manter a toada frente ao 9.º classificado que, por sua vez, vem motivado ao ter somado três pontos na jornada passada, frente ao CDE Gil Eanes.

ARC Alpendorada HEAVY OJP – Madeira SAD

No sábado, pelas 15h00, é a vez do emblema de Alpendorada – que vem de uma sequência de duas derrotas consecutivas frente a ABC UMinho e CA Leça – enfrentar as insulares do Madeira SAD, que apenas sabem vencer no Campeonato 1ª Divisão Feminina, levando já cinco vitórias consecutivas. Relembramos que o ARC Alpendorada perdeu uma das suas melhores marcadoras, Ana Silva, para o atual líder do Campeonato 1ª Divisão Feminina, SL Benfica.

Ana Carvalho, treinadora do ARC Alpendorada, pretende que a sua equipa estabilize para preparar a segunda volta e este será um bom momento para o fazer: “Na próxima jornada iremos defrontar um dos candidatos ao título que está claramente num momento bem diferente do nosso. Aquilo que é importante agora, e até ao final da primeira volta, é focar-nos em nós, estabilizarmos a equipa e pensarmos qual o caminho que iremos fazer na segunda parte da época.”

Já do lado madeirense, António Florido, quer somar a sexta vitória consecutiva: “Acabámos de ter um fim de semana de grande exigência e desgaste físico. Neste momento temos atletas a recuperar e teremos de fazer uma gestão equilibrada da equipa. Sabemos que do outro lado vamos encontrar uma equipa que na sua casa é sempre muito forte. As nossas atletas, neste momento, estão focadas, motivadas e com um único objetivo, ganhar e trazer mais três pontos para a Madeira.”

No Pavilhão Flávio Sá Leite, mais tarde, é a vez de ABC UMinho e ADA São Pedro do Sul entrarem em campo, pelas 17h00, num encontro em que o emblema minhoto quer retificar a exibição da última jornada, frente ao Alavarium Love Tiles, em jogo que perdeu por 10 golos de diferença. Já as comandadas de João Florêncio, que vêm de duas derrotas nas competições europeias, contra o Izmir, querem mostrar que estão de pedra e cal nos lugares cimeiros do Campeonato.

Também CA Leça e Maiastars têm encontro marcado, duas equipas em igualdade pontual na maior prova nacional de clubes, embora as maiatas venham de quatro derrotas consecutivas e a formação de Pedro Borges tenha conquistado uma vitória na última ronda, frente ao ARC Alpendorada HEAVY OJP.

SL Benfica – Colégio de Gaia Toyota

Na Luz, há também outro grande jogo da modalidade – para além do SL Benfica – Sporting CP – desta vez, na vertente feminina e que opõe o primeiro e segundo classificado do Campeonato – SL Benfica e Colégio de Gaia Toyota – que estão separados por apenas dois pontos, embora as gaienses tenham um jogo a mais. Este embate poderá servir para as encarnadas consolidarem a distância ou para o emblema de Gaia encurtar distâncias para a primeira posição.

João Florêncio, técnico encarnado, abordou a mentalidade vencedora da sua equipa: “O que é importante é que voltámos para perto dos nossos adeptos e antevemos dificuldades, o Gaia é uma excelente equipa, tem jogadoras que são internacionais portuguesas, com muita experiência. Na Supertaça fizemos uma primeira parte sofrida, foi o primeiro jogo da época, as coisas não correram como nós tínhamos planeado mas depois na segunda parte, conseguimos corrigir. Temos que entrar com a nossa intensidade e, esperamos um jogo difícil, mas com o apoio dos adeptos, claro que queremos ganhar.”

Filipa Costa, central do Colégio de Gaia, afirma que a sua equipa procurará conquistar um bom resultado apesar das dificuldades que serão impostas pelo adversário: “Vai ser um jogo duro contra uma equipa que nos vai causar muitas dificuldades devido à qualidade do seu plantel. Daremos o nosso melhor em busca de um bom resultado.”

Já no domingo, é a vez de CDE Gil Eanes e SIR 1º de Maio ADA CJB entrarem em campo – um embate que opõe o penúltimo e o quarto classificados – para ver na andeboltv, pelas 15h00.

Calendário – Campeonato 1ª Divisão Feminina
Jornada 10
10.12.2022 – 15h00 – Alavarium Love Tiles x CS Madeira, andeboltv
10.12.2022 – 15h00 – ARC Alpendorada HEAVY OJP x Madeira SAD, andeboltv
10.12.2022 – 17h00 – ABC UMinho x ADA São Pedro do Sul, andeboltv
10.12.2022 – 18h15 – CA Leça x Maiastars, andeboltv
10.01.2023 – 19h30 – SL Benfica x Colégio de Gaia Toyota, BTV / andebol tv (em diferido)
11.02.2023 – 15h00 – CDE Gil Eanes x SIR 1º de Maio ADA CJB, andeboltv

Patrocinadores Institucionais