Campeonato Placard Andebol 1: ABC UMinho mede forças com Águas Santas Milaneza

PUB

Bracarenses esperam um forte apoio no mítico Pavilhão Flávio Sá Leite para a receção aos maiatos, neste que é já um duelo histórico no andebol nacional.

A Ronda 13 do Campeonato Placard Andebol 1, começou em novembro passado, com a receção do FC Porto ao Marítimo Madeira Andebol SAD, em que os azuis e brancos venceram por 35-26. A abertura dos restantes jogos da 13ª Jornada, começa em Viseu, com o embate entre Académico de Viseu FC e SL Benfica, jogo que poderá acompanhar n’A Bola TV, a partir das 15h00. À mesma hora estarão frente-a-frente GC Santo Tirso Retrotarget, equipa que ainda não venceu na edição 2022/2023 do Campeonato Placard Andebol 1, e Artística de Avanca Bioria, que vem de um resultado positivo frente ao emblema viseense e se encontra na 11ª posição, na linha d’água.

CF Os Belenenses – Vitória FC

Um dos embates que suscita maior interesse esta jornada tem lugar no Pavilhão Acácio Rosa e opõe CF Os Belenenses – que se encontra na 9ª posição, com 22 pontos e vem de uma sequência de quatro jogos sem conseguir vencer. Já os sadinos, estão colocados no sétimo lugar e a sua última sequência de resultados positivos (4) foi apenas quebrada pelo FC Porto na última jornada.

Carlos Nunes, técnico que assume os destinos da formação de Belém, quer terminar o ano civil de 2022 em beleza apesar dos argumentos do adversário: “Acredito que irá ser um jogo muito equilibrado, mas queremos ganhar, aliás é para isso que estamos cá, sabendo que todos iremos dar o melhor de nós. Gostaria de enaltecer a variabilidade de opções da equipa do Vitória e o conhecimento do treinador e alguns dos jogadores deles têm da nossa equipa – é uma equipa completa e muito boa. Além de todas as individualidades que têm, ainda têm um treinador que os lidera há muito tempo. Apesar de tudo, nós temos as nossas armas, as nossas virtudes, que nos tornam igualmente perigosos. Será muito importante que os adeptos apareçam em massa, para nos apoiar, pois os 3 pontos podem vir da bancada. Queremos fechar o ano civil com casa cheia e uma vitória.”

Luis Monteiro, treinador dos sadinos, não poupou elogios ao adversário mas acredita que os três pontos poderão ir para Setúbal caso a sua equipa apresente o mesmo nível dos últimos encontros: “O Belenenses tem sido, nas últimas épocas, uma das melhores equipas do campeonato, conseguindo sempre manter o nível competitivo. Tem um jogo muito rico e variado, o que coloca muitas dificuldades aos adversários na sua preparação. A defesa mais utilizada tem sido o 6:0, umas vezes mais fechado, outras vezes com bastante profundidade, dependendo dos intervenientes. Tem um contra-ataque letal, onde se destacam o Nelson Pina e o Rui Barreto, exímios executantes desta fase do jogo. O ataque posicional também apresenta diversas nuances, umas vezes com um jogo mais pausado, a explorar os jogadores de 2ª linha, outras vezes com mais remate de 1ª linha, principalmente da zona do lateral esquerdo. A minha equipa tem vindo a conseguir estabilizar o seu jogo e acredito que, se nos exibirmos ao nível do que fizemos nos últimos dois jogos, contra o ABC e o Porto, podemos somar mais uma vitória.”

Também o Póvoa AC Bodegão Grupo CCR recebe o FC Gaia Empril – duas equipas separadas por apenas um ponto e que se encontram na 10ª e 8ª posição, respetivamente – com a equipa de Jorge Carvalho a vir de cinco resultados sem conseguir vencer e o emblema gaiense de duas vitórias, contra Académico de Viseu FC e GC Santo Tirso Retrotarget.

ABC UMinho – Águas Santas Milaneza

Um dos jogos mais antecipados da Ronda 13, opõe minhotos e maiatos, que se encontram na quarta e quinta posições do Campeonato Placard Andebol 1, embora que separados por quatro pontos. Esta será uma oportunidade para os bracarenses dirimirem a distância para o Águas Santas Milaneza ou, por sua vez, para a turma de Ricardo Moreira fugir na tabela e manter a distância para o SL Benfica

Filipe Magalhães, técnico minhoto, acredita que será um jogo de grandes emoções no fecho de 2022: “O Águas Santas está a fazer um excelente campeonato e já mostrou ser uma equipa muito competente. Vem de um período com muitos jogos para as competições europeias, que lhes garante um ritmo competitivo elevado. Estamos muito motivados para terminar o ano com uma vitória e preparados para, a jogar em casa e com o apoio dos nossos adeptos, fazer um bom jogo e proporcionar um bom espetáculo de andebol.”

Ricardo Moreira, treinador que comanda os destinos maiatos, acredita que a concentração será a chave para levar de vencida a formação bracarense: “O ABC é uma equipa que tem vindo a melhorar as suas exibições ao decorrer desta época e está a construir uma equipa de grande valia. Para nós este é um encontro de queremos vencer para cimentar o nosso lugar no campeonato. Este jogo vai exigir muita concentração e para sairmos vencedores deste jogo temos de anular os pontos mais fortes do ABC.”

O encontro entre Sporting CP e ADA Maia Universidade da Maia foi adiado para 5 de fevereiro, às 15h00, devido à participação dos Leões na Supertaça Ibérica.

Calendário – Campeonato Placard Andebol 1
Jornada 13
16.11.2022 – 20h00 – FC Porto x Marítimo Madeira Andebol SAD, 35-26 (16-12)
17.12.2022 – 15h00 – Académico de Viseu FC x SL Benfica, Bola TV / andeboltv (em diferido)
17.12.2022 – 15h00 – GC Santo Tirso Retrotarget x Artística de Avanca Bioria, andeboltv
17.12.2022 – 15h00 – CF Os Belenenses x Vitória FC, andeboltv
17.12.2022 – 16h30 – Póvoa AC Bodegão Grupo CCR x FC Gaia Empril, andebol tv
17.12.2022 – 17h00 – ABC UMinho x Águas Santas Milaneza, andeboltv
05.02.2023 – 15h00 – Sporting CP x ADA Maia Universidade da Maia, Sporting TV / andeboltv (diferido)

Patrocinadores Institucionais