Campeonato Placard Andebol 1: Poveiros e insulares à espreita do Top5

PUB

Póvoa AC Bodegão Grupo CCR, sétimo classificado, e Marítimo da Madeira Andebol SAD, sexto classificado, defrontam-se num duelo onde nenhuma das equipas quer perder pontos; Vitória FC visita o reduto do ABC UMinho.

A Jornada 8 arranca com quatro jogos à mesma hora. O SL Benfica recebe a Artística de Avanca Bioria, num jogo onde águias não querem perder pontos na perseguição aos rivais – um ponto de Sporting CP e dois de FC Porto (um jogo a mais) – enquanto que, do outro lado, está uma formação motivada pelo regresso às vitórias na última ronda, na deslocação a Gaia.

Póvoa AC Bodegão Grupo CCR – Marítimo Madeira Andebol SAD

Duelo entre poveiros e insulares pode valer uma aproximação ao Top 5, dado que o Póvoa AC Bodegão Grupo CCR está atualmente na sétima posição com 19 pontos, e o Marítimo Madeira Andebol SAD ocupa o sexto lugar com 22 pontos; ambas as formações seguem na perseguição a ABC UMinho – que é quinto com 22 pontos. A formação de Jorge Carvalho chega a este embate depois de duas derrotas – Sporting CP e ADA Maia Universidade da Maia – e um empate na última jornada – Vitória FC – e quer, rapidamente, regressar às vitórias como afirma João Caracóis, treinador adjunto dos poveiros: “Partimos para este jogo com o desejo de voltarmos às vitórias, acima de tudo. Vamos enfrentar uma equipa muito completa, com vários recursos ofensivos e defensivos e orientada por um treinador muito experiente. É um jogo que temos de estar sempre ‘ligados à ficha’, pois se não estivermos no nosso melhor, vai ser muito complicado levar de vencido o Marítimo. No entanto, já demonstrámos que somos capazes de jogar bom andebol e de sermos bastante competitivos. Infelizmente, os nossos últimos dois resultados não foram os pretendidos e não revelam o nosso potencial. Apesar disso, estamos determinados em corrigir, desde já, os erros cometidos anteriormente. Apelamos a todos os Poveiros, que venham ver e apoiar-nos neste jogo que se avizinha muito complicado. Mas que com o apoio de todos, temos mais probabilidades de sairmos a sorrir após o apito final.”

Já o Marítimo Madeira Andebol SAD chega a este encontro depois de uma vitória na receção ao GC Santo Tirso Retrotarget e quer continuar a vencer e corrigir, como afirma Paulo Fidalgo, “as oscilações” exibicionais desta temporada: “Um jogo importante para as duas equipas, são duas equipas que lutam por objetivos parecidos, que se querem manter no topo superior da tabela classificativa. O nosso objetivo para este jogo é vencer. Temos tido alguma oscilação nos nossos resultados, mas acreditamos que podemos vencer em pavilhões difíceis, como já o fizemos, mas também sabemos que dá muito trabalho e é preciso uma forte aplicação da equipa para vencer certos jogos fora. Por isso, aquilo que nós vamos acreditar – e que vamos batalhar – é para conseguirmos estar ao máximo nível no jogo com o Póvoa. Acredito que será um excelente espetáculo de andebol, porque estamos presentes duas boas equipas, dois bons treinadores e um excelente pavilhão para a competição desportiva. E por isso, será certamente um jogo bonito de assistir.”

Poderá acompanhar o duelo entre poveiros e insulares em direto na andeboltv, pelas 15h00.

À mesma hora – e também com transmissão na andeboltv – é a vez do GC Santo Tirso Retrotarget lutar pela primeira vitória da temporada na receção ao Águas Santas Milaneza que, por sua vez, quer continuar a vencer e manter o quarto posto da tabela classificativa. No fecho da primeira ronda de jogos, CF Os Belenenses e Sporting CP protagonizam um – sempre escaldante – dérbi da capital em que os azuis procuram voltar às vitórias, ao passo que os Leões pretendem reforçar o estatuto de invencíveis, continuando a perseguir o líder. O duelo contará com transmissão em direto n’A Bola TV, a partir das 15h00.

ABC UMinho – Vitória FC

A mais recente vitória dos minhotos frente ao ADA Maia Universidade da Maia voltou a colocar o ABC UMinho no rumo certo e com ambições para consolidar o seu lugar entre os cinco primeiros classificados, deixando para trás quatro derrotas consecutivas – três delas em casa – apesar de terem sido contra os três principais candidatos ao título. De Setúbal até Braga chegará um Vitória FC que já não perde há três jornadas e que tem vindo a crescer a todos os níveis, após um início de temporada complicado. Nos últimos três confrontos entre bracarenses e sadinos, que decorreram na casa do clube minhoto, os três pontos ficaram sempre na cidade dos arcebispos. As duas equipas medem forças às 17h00 no emblemático Pavilhão Flávio Sá Leite e o jogo conta com transmissão em direto na andeboltv.

Filipe Magalhães, treinador minhoto, demonstra a vontade de toda a estrutura de voltar a presentear os adeptos com uma vitória em casa e salienta a importância do duelo: “Prevejo um jogo muito equilibrado contra uma equipa que, tal como nós, luta por um lugar no topo da tabela. Queremos voltar a vencer perante os nossos adeptos, após três derrotas consecutivas em casa. Sabemos que é um jogo muito importante para a concretização dos nossos objetivos e contamos com a ajuda do nosso público para conquistarmos os três pontos.”

Luís Monteiro assume quer continuar na rota dos resultados positivos e alerta para a capacidade ofensiva do adversário: “O ABC UMinho está a fazer uma época muito consistente, num campeonato que tem sido extremamente competitivo. Ofensivamente é uma das melhores equipas em prova, atingindo quase sempre mais de 30 golos por jogo. Nesta fase do jogo e, para além dos recursos individuais, o ABC UMinho apresenta um ataque organizado muito bem construído, o que tem sido uma característica desta equipa ao longo dos anos. A sua defesa assenta, normalmente, num 5:1 profundo que, apesar de alguma falta de envergadura, é muito forte no 1×1. O Vitória FC vem de três jogos sem conhecer a derrota e quer manter esta linha de resultados.”

Nos dois últimos confrontos do dia, Académico de Viseu FC e FC Gaia Empril têm urgência em sair da zona inferior da tabela e vão em busca do regresso às vitórias; enquanto que o FC Porto assume todo o favoritismo na receção ao ADA Maia Universidade da Maia, para reforçar a liderança da tabela.

Calendário – Campeonato Placard Andebol 1
Jornada 11
03.12.2022 – 15h00 – SL Benfica x Artística de Avanca Bioria, BTV / andeboltv (diferido)
03.12.2022 – 15h00 – Póvoa AC Bodegão Grupo CCR x Marítimo da Madeira Andebol SAD, andeboltv
03.12.2022 – 15h00 – GC Santo Tirso Retrotarget x Águas Santas Milaneza, andeboltv
03.12.2022 – 15h00 – CF Os Belenenses x Sporting CP, A Bola TV / andeboltv (diferido)
03.12.2022 – 17h00 – ABC UMinho x Vitória FC, andeboltv
03.12.2022 – 18h00 – Académico de Viseu FC x FC Gaia Empril, andeboltv
03.12.2022 – 19h00 – FC Porto x ADA Maia Universidade da Maia, Porto Canal / andeboltv (diferido)

Patrocinadores Institucionais