EHF European Cup: Equipas portuguesas entram em cena na Ronda 3 com vista aos Oitavos de Final

PUB

Alavarium Love Tiles e ADA São Pedro do Sul são os primeiros a disputar os jogos da primeira mão, esta sexta-feira; Madeira SAD e SL Benfica estreiam-se na Ronda 3 no fim-de-semana.

Portugal continua a ser o país mais representado na EHF European Cup e as quatro equipas lusas preparam-se para iniciar mais uma eliminatória da prova europeia, no caso, a Ronda 3, que antecede os Oitavos de Final. Alavarium Love Tiles e ADA São Pedro do Sul são os primeiros emblemas a entrar em cena, já esta sexta-feira, com a particularidade de ambos disputarem as respetivas eliminatórias fora de portas, integralmente. Madeira SAD e SL Benfica irão realizar os compromissos referentes à primeira mão, este sábado e domingo, respetivamente.

Izmir BSB SK x ADA São Pedro do Sul

A equipa de São Pedro do Sul, atual 2.ª classificada no Campeonato 1ª Divisão Feminina, é a primeira das quatro a entrar em campo (esta sexta-feira, às 13h30), na Turquia, frente a uma equipa que, curiosamente, ocupa a mesma posição no campeonato turco. O Izmir BSB SK, carrasco do Madeira SAD na Ronda 3 da prova, na temporada passada, procura chegar aos Oitavos de Final pelo segundo ano consecutivo e tem a vantagem de disputar a eliminatória em casa, na íntegra. Quanto à equipa lusa, que ultrapassou com distinção a formação bósnia do HRK Grude, destaca o poderio do adversário e tem pela frente dois jogos de exigência máxima, nas palavras do treinador, João Florêncio.

“Prevemos uma eliminatória muito difícil com um adversário de outro patamar competitivo. Vamos desfrutar e aproveitar a oportunidade. Tudo faremos para dignificar o andebol português e o clube que representamos.” – afirmou o técnico de 68 anos.

A primeira mão da eliminatória da Ronda 3 acontece esta sexta-feira, às 13h30 e a segunda, a 4 de dezembro, à mesma hora, ambas na cidade de Izmir, na Turquia.

Alavarium Love Tiles x Eurobud JKS Jaroslaw

Apesar de ser a única equipa que jogara em casa o jogo da primeira mão da Ronda 3, fruto do desfecho do sorteio, o emblema de Aveiro já se encontra em solo polaco, onde vai disputar os dois jogos da eliminatória, frente ao Eurobud JKS Jaroslaw, atual 8º classificado do campeonato da Polónia e ambos têm em comum um início de temporada longe de ser positivo. O Alavarium Love Tiles, último colocado do Campeonato 1ª Divisão Feminino, eliminou as luxemburguesas do Handball Kaerjeng para chegar a esta fase de forma histórica e procura contrariar o favoritismo contrário para dar seguimento à campanha europeia de sucesso.

Eugénio Bartolomeu, treinador aveirense, realça os pontos fortes do conjunto polaco, desde logo o investimento e o estatuto das jogadoras contrárias, mas garante que o foco está em seguir em frente e continuar a fazer história.

“A deslocação à Polónia para defrontar o Jaroslaw trará desafios de vária ordem, com uma viagem longa e um clima bem diferente do português. Relativamente ao nosso adversário, uma equipa profissional, com um investimento significativo, composto por jogadoras de grande qualidade, com chamadas habituais à seleção polaca. Fisicamente são fortes e com uma média de altura bem superior à nossa. Orientadas pelo treinador adjunto da seleção polaca, apresentam uma dinâmica ofensiva assinalável. Apesar de, internamente, não terem obtido os resultados esperados, são um adversário bastante forte e que nos vai colocar dificuldades. Sabendo da teórica vantagem do nosso oponente, viajaremos com a ambição e responsabilidade de lutar pela passagem em mais uma eliminatória e continuar a fazer história, em termos europeus.”

O duelo da primeira mão acontece igualmente esta sexta-feira, às 17h30 e a segunda, no dia seguinte (3 de dezembro), à mesma hora, ambas na cidade de Jarosław, a sul da capital polaca, Varsóvia.

IBV Vestmannaeyjar x Madeira SAD

Depois de ter demonstrado clara superioridade sobre as italianas do SSV Brixen Südtirol, o conjunto insular parte para nova aventura europeia com um duelo exigente diante do IBV Vestmannaeyjar, da Islândia, que garantiu os Quartos de Final da edição passada, após vários anos de ausência dos palcos internacionais e que até já chegou às Meias Finais da prova, no antigo formato (2003/2004). Um ponto que pode jogar a favor do Madeira SAD é o facto de jogar a eliminatória, de forma integral, em território português.

António Florido, treinador da equipa insular, assume o desejo de chegar aos Oitavos de Final e que a equipa está motivada para o conseguir, mas alerta para a prestação das nórdicas na edição passada da prova.

“Esperamos uma eliminatória equilibrada, vamos defrontar uma equipa que na época anterior chegou aos 1/4 de Final desta prova, que conta com atletas bem constituídas fisicamente e fortes nas transições. A nossa equipa tem vindo a crescer com o regresso da competição, a motivação para competir nas provas europeias é sempre enorme, temos trabalhado bem, acreditamos no nosso valor, e queremos passar à próxima eliminatória.” – referiu.

O primeiro jogo está agendado para este sábado, às 17h00 e o segundo, no dia seguinte (4 de dezembro), à mesma hora, no Funchal.

ZRK Borac x SL Benfica

O Campeão Nacional é o que regressa às competições europeias mais tarde, com a primeira mão a realizar-se no domingo, dia 4 de dezembro, e a segunda apenas uma semana depois. Pela frente, as encarnadas terão o ZRK Borac, atual 6º colocado da liga Bósnia e que nunca conseguiu atingir os Oitavos de Final nas competições europeias, ao passo que o SL Benfica chega a esta fase de forma invicta, em todas as competições e moralizada, após duas exibições de luxo na Ronda 2, frente ao UHC Stockerau, da Áustria.

João Florêncio, técnico encarnado, afirma que a sua formação está muito contente com o regresso aos palcos europeus: “É um grande momento para nós. Passado 30 anos conseguimos voltar a representar este Glorioso Clube nas provas Europeias e num palco mítico do andebol europeu. Vamos desfrutar do ambiente à nossa volta, são esperadas três a quatro mil pessoas. Esperamos uma equipa combativa, mas temos as nossas chances, vamos jogar e dignificar o Benfica.”

O primeiro jogo vai decorrer em Banja Luka, a segunda maior cidade da Bósnia e Herzegovina, às 16h00 deste domingo e a segunda mão está agendada para o dia 11 de dezembro, às 15h30, no Pavilhão nº2 da Luz, em Lisboa.

Women’s EHF European Cup – Ronda 3 
1ª Mão
02.12.2022 – 13h30 – Izmir BSB SK x ADA São Pedro do Sul
02.12.2022 – 17h30 – Alavarium Love Tiles x Eurobud JKS Jaroslaw
03.12.2022 – 17h00 – IBV Vestmannaeyjar x Madeira SAD
04.12.2022 – 16h00 – ZRK Borac x SL Benfica
2ª Mão
03.12.2022 – 17h30 – Eurobud JKS Jaroslaw x Alavarium Love Tiles
04.12.2022 – 13h30 – ADA São Pedro do Sul x Izmir BSB SK
04.12.2022 – 17h00 – Madeira SAD x IBV Vestmannaeyjar
11.12.2022 – 15h30 – SL Benfica x ZRK Borac

Patrocinadores Institucionais