Francisco Costa eleito melhor jovem lateral direito do Mundo

PUB

Jovem lateral internacional português foi o vencedor do Prémio “World Young Handball Planet” 2022 na sua categoria e o segundo no geral em votação levada a cabo pelo website Handball-Planet.com.

Na posição de lateral-direito, o jovem internacional português Francisco Costa deixou pelo caminho Mads Hoxer Hangaard (Aalborg Handbold – Dinamarca), Emil Wernsdorf Madsen (GOG – Dinamarca) e Zoran Ilic (Telekom Veszprem – Hungria).

Na categoria de “Melhor Jogador Jovem do Mundo”, Francisco Costa perdeu por um ponto contra Eric Johansson, jogador da seleção nacional sueca, de 22 anos, que se mudou do Elverum Handball para THW Kiel no verão de 2022, e recebeu o maior número de votos acumulados pelos adeptos de andebol e o júri do Handball-Planet.com, com 13 pontos. O atleta da Suécia ganhou a medalha de ouro no Men’s EHF EURO 2022, marcou 103 golos na EHF Champions League, no ano passado, e 75 golos pelo Elverum Handball.

A equipa de júris foi composta por jornalistas de vários países europeus, que elegeu os 28 jogadores nomeados e o último membro do júri são os visitantes do website Handball-Planet.com, cuja votação foi incluída no resultado final, tendo mais de 40 mil votos.

Recorde-se que Francisco Costa foi uma das principais figuras da Seleção Nacional sub-20 no M20 EHF Euro 2022, em que Portugal alcançou a medalha de prata, tendo sido inclusive o melhor marcador da competição, com 58 golos marcados em sete jogos realizados e ainda o melhor lateral-direito da competição. A temporada passada, que foi de boa memória para o atleta nascido em Vila Nova de Gaia, marcou ainda a estreia pela Seleção Nacional A, tendo este marcado 6 golos em dois jogos pelos Heróis do Mar (qualificação para o Mundial 2023) e mais três, em dois amigáveis pelos sub-20 de Portugal, frente a Egito e Itália, que antecederam o Europeu da categoria, organizado no nosso país. No agregado de todas as competições de clubes ao serviço do Sporting CP (Campeonato Placard Andebol 1, Taça de Portugal, Supertaça e EHF European League), o internacional luso apontou uns expressivos 263 golos em 48 jogos.

O único português galardoado até agora foi Luís Frade, pivô do FC Barcelona, em 2020. Mathias Gidsel, lateral-direito que atualmente atua nos alemães do Füchse Berlin, foi o eleito na edição anterior (2021) e a lista de todos os atletas já coroados conta ainda com alguns dos melhores jogadores da atualidade à escala planetária: Alex Dujshebaev (2014), Sander Sagosen (2015, 2016 e 2017), Dika Mem (2018), Magnus Rod (2019).

ALL STAR TEAM – 2022

Melhor Ponta Esquerda: Samuel Zehnder (TBV Lemgo – Switzerland)
Melhor Lateral Esquerdo: Eric Johansson (THW Kiel – Sweden)
Melhor Central: Tobias Grøndahl (Elverum – Norway)
Melhor Lateral Direito Francisco Mota da Costa (Sporting CP – Portugal)
Melhor Ponta Direita WEST AV TEIGUM, HÁKUN (Skanderborg – Faroe Islands)
Melhor Pivô: Theo Monar (HBC Nantes – France)
Melhor Guarda-Redes: Viktor Hallgrimsson (GOG Handbold – Iceland)

Patrocinadores Institucionais