IHF World Championship 2023: Terminada primeira semana de preparação

PUB

Heróis do Mar estiveram em concentração desde a passada segunda-feira, no Rio Maior Sports Center, para a semana inaugural de prepraração do Campeonato do Mundo de 2023.

Com oito treinos ao longo de cinco dias, foi assim que começou a primeira semana de estágio da Seleção Nacional A Masculina, ao comando de Paulo Pereira, que aproveitou para trabalhar não só a componente física mas também os aspetos técnico/táticos. O único foco é a segunda participação consecutiva da equipa das Quinas no Mundial.

A estreia na grande competição está agendada para o dia 12 de janeiro, contra a Islândia, um adversário bem conhecido dos comandados do técnico nacional.

António Areia, ponta direita dos Heróis do Mar, fez o balanço desta semana de trabalho: “Acho que a semana foi bastante produtiva, que serviu para trabalharmos alguns aspectos físicos para preparar os jogos do próximo torneio e do Mundial, para afinar alguns aspetos táticos e técnicos individuais e coletivos, mas também para voltarmos a criar as rotinas para encararmos já o torneio com seriedade e fazer com que as coisas comecem a resultar.”

No balanço de 2022, o internacional portugueses acredita que o desporto é sempre feito de alguma inconstância mas o importante é ter sempre mais momentos positivos: “Altos e baixos acho que é algo que acontece com alguma regularidade no desporto. E nós, se arranjamos a melhor forma de nos adaptarmos aos altos e baixos e fazer com que os baixos sejam cada vez menores, estamos no caminho certo. Portanto, acho que nós vamos encarar este Mundial com bastante expectativa, com muita ambição e procuraremos ser regulares no que diz respeito ao nosso trabalho e à nossa forma de jogar.”

A Seleção das Quinas já se encontram com uma base de atletas bastante consolidada o que contribui para a estabilidade da equipa: “É importante este grupo ter uma base já consolidada há alguns anos. Temos muitos jogadores que têm feito estas últimas cinco grandes competições que Portugal tem participado e acho que isso é bastante benéfico; e, esta semana, serve também para que esses elementos que se vão acrescentando ao grupo possam criar rotinas entre os jogadores que já estavam há mais tempo [que continuam a mantê-las] e para os novos perceberem bem como é que funciona este grupo dentro e fora de campo – o nosso objectivo é que todos estejamos ao mesmo nível quando chegar à hora da competição.” – afirmou António Areia.

Portugal fará uma pausa de dois dias antes de se voltar a concentrar no dia 2 de janeiro, em Rio Maior, já com o grupo final definido e antes de partir para a Noruega, no dia 4 de janeiro, onde participará num Torneio, em Trondheim – cidade amuleto do EHF Euro 2020 – e onde enfrentará a anfitriã Noruega, Estados Unidos da América e Brasil, entre 5 e 8 de janeiro. Posteriormente, os Heróis do Mar rumarão a Kristianstad, cidade sede de Portugal, na fase de grupos do próximo Campeonato do Mundo de 2023.

A edição de 2023 do Campeonato do Mundo terá lugar na Polónia e Suécia, de 11 a 29 de janeiro de 2023, e poderá encontrar todas as informações no website da Federação Internacional de Andebol.

Calendário
Gjensidige Cup
05.01.2023 – 18h15 – Noruega x Portugal
07.01.2023 – 13h15 – Estados Unidos da América x Portugal
08.01.2023 – 13h15 – Portugal x Brasil

Calendário
IHF World Championship 2023
12.01.2023 – 19h30 – Islândia x Portugal, RTP2
14.01.2023 – 17h00 – Portugal x Coreia do Sul, RTP2
16.01.2023 – 19h30 – Portugal x Hungria, RTP2

Patrocinadores Institucionais