Seleções Nacionais Seniores de Andebol de Praia terminam ano de 2022 com estágio na Nazaré

PUB

Início da preparação para o Europeu 2023 que vai decorrer em maio do próximo ano, precisamente na Nazaré.

Depois da inédita participação das Seleções Nacionais de Andebol de Praia no último Campeonato do Mundo – Heraklion 2022, que resultou no 8.º lugar (feminino) e 10.º lugar (masculino), as comitivas lusas orientadas por Agustín Collado e Paulo Félix, respetivamente, voltam a juntar-se na última semana do ano civil, para o primeiro estágio com vista ao próximo Europeu. Entre os dias 27 e 30 de dezembro, na ‘casa forte’ das Seleções de Portugal, o Centro de Alto Rendimento de Surf da Nazaré, 32 atletas portugueses (16 masculinos e 16 femininos) vão reunir-se pela primeira vez após o Mundial da Grécia, e começar a dar os primeiros passos no trabalho com vista a um Campeonato da Europa de cariz muito especial, uma vez que se irá realizar em Portugal, precisamente na Nazaré. Recorde-se que na mais recente edição do Europeu (Varna, Bulgária – julho de 2021), Portugal garantiu o 5.º lugar em ambas as vertentes.

Os dois treinadores realçam o facto do Europeu do próximo ano decorrer numa fase crítica da época desportiva, no que aos clubes de andebol indoor diz respeito, o que pode ter influência na preparação. Agustín Collado, líder da equipa feminina, assume a vontade de trabalho ao máximo para que a equipa possa entrar a 100% no Europeu, rumo ao objetivo de garantir a qualificação para outros dois grandes eventos que se aproximam:

“É um europeu especial porque o jogamos em casa, mas por sua vez está condicionado porque coincide com a fase final das ligas de andebol indoor de todos os países por onde temos repartidas a várias jogadoras que jogaram connosco nos anos anteriores, o Europeu e o Mundial. Ainda não sabemos se podemos contar com elas, mas a ideia é continuar a trabalhar com um amplo bloco de jogadoras para que todas estejam preparadas para enfrentar o grande desafio de nos qualificarmos para o próximo Mundial e Jogos Olímpicos Europeus. O objectivo do Europeu 2023 começa com este primeiro estágio, onde tentaremos continuar a dar forma à equipa para estarmos a 100% e podermos competir ao mais alto nível.”

Convocatória da Seleção Nacional Feminina de Andebol de Praia para o Estágio na Nazaré (27 a 30/12/2022)

Quanto ao masculino, Paulo Félix chamou 16 atletas para os quatro dias de trabalho antes da entrada no novo ano e destacou igualmente a tremenda importância do próximo Campeonato da Europa, que vai decorrer em terras lusas, bem como algumas condicionantes:

“Este estágio será o início da nossa preparação para o Europeu 2023. É uma competição muito importante para nós, não só por ser em Portugal, mas também porque apura para os Jogos Olímpicos Europeus, que se realizarão em junho. O facto de ser uma competição disputada em maio vai condicionar muito a nossa preparação e, possivelmente, a seleção de atletas, uma vez que as competições indoor vão estar em momentos decisivos. No entanto, estes condicionalismos vão afetar todas as seleções. Neste momento interessa reagrupar e focar nas várias possibilidades que este grupo de atletas nos oferece para construirmos um grupo forte e coeso.”

Convocatória da Seleção Nacional Masculina de Andebol de Praia para o Estágio na Nazaré (27 a 30/12/2022)

Patrocinadores Institucionais