Supertaça Ibérica 2022: FC Porto conquista medalha de prata

PUB

Dragões terminam no segundo lugar do pódio, após derrota com o FC Barcelona de Luís Frade.

7 inicial: Sebastian Frandsen, Leonel Fernandes, Pedro Valdés, Rui Silva, Jack Thurin, Miguel Alves e Victor Iturriza

Foram precisos praticamente quatro minutos para o primeiro golo surgir no Centro Desportivo Ciudad Jardín, com a assinatura de Marti Soler mas rapidamente Pedro Valdés respondeu em dobro, dando a primeira vantagem da partida ao conjunto português, à passagem do sexto minuto. Seguiram-se sucessivos empates e ligeiras vantagens para o FC Porto que, defensivamente, ia alternando o seu sistema, privilegiando o foco na recuperação defensiva para tentar anular aquele que é um dos pontos fortes dos blaugranas. O FC Barcelona acabou por passar para a frente do marcador através do sueco Jonathan Carlsbogård (5-4) e até tiveram a oportunidade de aumentar a vantagem, mas Sebastian Frandsen negou o golo a Dika Mem e, na resposta, Pedro Valdés voltou a ser mais forte que Gonzalo Perez de Vargas.

Magnus Andersson pediu o seu primeiro time-out sensivelmente a meio do primeiro tempo, a um golo de distância dos espanhóis, e Daymaro Salina fez o pretendido, devolvendo a igualdade ao marcador. A nível defensivo, os Dragões iam apresentando dificuldades à formação espanhola que quando encontrava o caminho para a baliza, ia encontrando Sebastian Frandsen em dia sim. Seguiram-se cinco minutos protagonizados pelas defesas, sem qualquer golo até que, tirando proveito de um período de superioridade numérica, Luís Frade iniciou um parcial de 2-0, conseguindo o Barça alcançar, pela primeira vez, dois golos à maior.

Jakob Mikkelsen reduziu, mas nova investida dos espanhóis refletiu-se em nova maior vantagem (10-7), a cinco minutos do descanso. Com mais uma unidade em campo, o FC Porto voltou a reduzir (11-9) mas a velocidade dos blaugranas fez com que a vantagem voltasse a dilatar antes da saída para o descanso.

Intervalo: 14-10

Ludovic Fabregas deu continuidade ao crescendo do FC Barcelona e ampliou a vantagem no regresso dos balneários, mas os azuis e brancos voltaram a crescer a nível defensivo e conseguiram ir aproveitando algumas oportunidades para reduzir, com sete minutos decorridos Rui Silva colocou o placard em 16-14. No entanto, Dika Mem – que os dragões iam tentando anular – ia fazendo das suas e voltou a dilatar a diferença (19-15), obrigando Magnus Andersson a parar o encontro com 20 minutos por jogar.

Apesar da paragem técnica, e da utilização do 7×6, a formação de Carlos Ortega saiu melhor e, mais tarde, aproveitou um novo período em superioridade numérica para elevar a diferença para seis (21-15). À entrada dos quinze minutos finais – e já com o resultado a marcar uma distância de oito – Magnus Andersson voltou a solicitar um time-out e voltou a lançar o 6×6.

Jack Thurin, chamado a converter um livre de 7 metros, não tremeu frente a Gonzalo Perez de Vargas – guardião espanhol que ia assumindo cada vez mais protagonismo no encontro – mas a velocidade do FC Barcelona era cada vez mais difícil de quebrar para os dragões. A marca da dezena de golos de diferença acabou por surgir (28-18). Apesar das investidas, os Dragões não foram capazes de impedir outro desfecho que não a derrota.

Resultado Final: 32-24

Top Player: Dika Mem

O FC Barcelona, de Luís Frade, foi o grande vencedor da primeira edição da Supertaça Ibérica, que decorreu em Málaga. O FC Porto conquistou a medalha de prata, seguido de Fraikink BM Granollers que foi bronze. O Sporting CP terminou a sua participação no quarto posto.

Calendário – Supertaça Ibérica
17.12.2022 – 15h45 – Fraikin BM Granollers x FC Porto, 30-46 (14-25)
17.12.2022 – 18h00 – FC Barcelona x Sporting CP, 36-33 (16-20)
18.12.2022 – 14h45 – Fraikin BM Granollers x Sporting CP, 40-38 (36-36) (16-23)
18.12.2022 – 17h00 – FC Barcelona x FC Porto, 32-24 (14-10)

Patrocinadores Institucionais