Campeonato 1ª Divisão Feminina: ABC UMinho sobe ao terceiro lugar

PUB

Minhotas superiorizaram-se na receção ao CDE Gil Eanes e regressaram aos triunfos, deixando o 6.º lugar para trás; Algarvias agravaram série de resultados negativos.

O duelo entre ABC UMinho e CDE Gil Eanes – em atraso, referente à 5.ª jornada – foi equilibrado durante os primeiros 12 minutos, com as algarvias a abrir o ativo, antes do conjunto bracarense recuperar e segurar a vantagem no restante período. Depois disso, e com o marcador empatado (4-4), a equipa orientada por Fernando Fernandes melhorou na defesa e correspondeu no ataque com um parcial de 5-0, colocando a diferença em patamares inéditos, agarrando cinco golos à maior aos 15 minutos, o que levou Sofia Osório a pedir time-out.

A vantagem dilatada permitiu às minhotas gerir o jogo de outra forma e chegaram mesmo aos seis golos de vantagem (13-7), perto dos cinco minutos finais, antes de uma curta recuperação do CDE Gil Eanes até ao descanso. No final da primeira metade, Nádia Gonçalves e Inês Laranjeira, ambas com quatro golos marcados, iam sendo as principais figuras do lado minhoto, enquanto que pelo conjunto algarvio, a experiente Tânia Afonseca e a jovem lateral Carmen Figueiredo, haviam apontado três golos cada.

Intervalo: 13-9

Nos primeiros minutos da segunda parte, a equipa da casa mostrou mais argumentos para resolver o jogo e não precisou de muito tempo para aumentar a diferença para oito (19-11), aos 37′ tirando o melhor partido do desempenho defensivo. O CDE Gil Eanes nunca se deu por vencido e foi conseguindo manter-se na luta por um resultado positivo, mas a tarefa ia ficando cada vez mais difícil à medida que o tempo ia passando. Já dentro dos últimos 10 minutos, o marcador registava 27-20, com o ABC UMinho mais confiante, mas sem facilitar para que não houvesse surpresas. O jogo não terminou sem que as minhotas chegassem a uns redondos 10 golos à maior, perto dos cinco minutos finais, numa altura em que o cansaço já se tinha apoderado das jogadoras do CDE Gil Eanes. O triunfo foi garantido pelo ABC UMinho e as duas jogadoras destacadas na primeira parte (Nádia Gonçalves e Inês Laranjeira) foram mesmo as melhores marcadoras do jogo, ambas com oito golos.

Resultado Final: 33-23

Calendário – Campeonato 1ª Divisão Feminina
5ª Jornada
15.01.2023 – 15h00 – ABC UMinho x CDE Gil Eanes, 33-23 (13-9)

Patrocinadores Institucionais