Campeonato 1ª Divisão Feminina: Dois jogos em atraso em Vila Nova de Gaia e Funchal

PUB

Colégio de Gaia Toyota recebe ADA São Pedro do Sul em jogo a contar para a 8.ª jornada; Madeira SAD defronta CDE Gil Eanes em duelo referente à ronda 9.

Colégio de Gaia Toyota, ADA São Pedro do Sul, Madeira SAD e CDE Gil Eanes vão entrar em campo este sábado para disputar dois jogos em atraso do Campeonato 1.ª Divisão Feminina. À exceção do emblema de Vila Nova de Gaia, este será um fim-de-semana com duplo compromisso, uma vez que no domingo as restantes três equipas vão voltar a competir, desta vez a contar para a Taça FAP.

Colégio de Gaia Toyota – ADA São Pedro do Sul

O duelo entre Colégio de Gaia Toyota e ADA São Pedro do Sul diz respeito à 8.ª Jornada do Campeonato 1.ª Divisão Feminina. Este será um reencontro, depois do jogo a contar para a Taça FAP que aconteceu no passado dia 14 de janeiro e que sorriu às sampedrenses (29-18) mas agora o contexto será diferente: outra competição e outro palco. Atualmente, o conjunto gaiense ocupa a segunda posição, com 23 pontos e tem mais um jogo realizado do que as sampedrenses, que estão no 5.º lugar, com 21 pontos.

A ADA São Pedro do Sul procura somar a quarta vitória consecutiva em todas competições (e terceira após a entrada no novo ano) e o treinador João Florêncio recorda a mais recente vitória entre as duas equipas mas alerta para o facto de todos os jogos terem características diferentes: “Há um conhecimento profundo entre as duas equipas. Acabámos de nos defrontar embora para outra competição e conseguimos ganhar mas sabemos que não há jogos iguais e são jogos disputados em contextos e competições diferentes. Teremos que jogar ao nosso melhor nível para conseguirmos vencer.”

Já o Colégio de Gaia Toyota procura ‘vingar’ a última derrota frente ao mesmo adversário e somar o primeiro triunfo de 2023. A guarda-redes Catarina Ferreira fala em erros cometidos no jogo anterior que terão que ser evitados agora em duelo que perspetiva intenso: “Neste confronto contra um dos candidatos aos lugares cimeiros da tabela esperamos um jogo intenso e bastante disputado. Estamos cientes das dificuldades e do poderio da equipa adversária, mas queremos consertar os erros que cometemos no confronto anterior e alcançar três pontos importantes.”

O jogo tem início às 19h30 no Pavilhão do Colégio de Gaia 2 e contará com transmissão em direto na andeboltv.

Madeira SAD – CDE Gil Eanes

Insulares e algarvias defrontam-se duas vezes nos próximos dois dias. O primeiro jogo diz respeito à 9.ª jornada do Campeonato 1.ª Divisão Feminina e o segundo para a Taça FAP. O cenário na principal prova nacional é distinto para os dois emblemas, no caso do Madeira SAD são já sete vitórias em sete jogos, que valem o 4.º lugar – nota para o facto de ser o clube com menos jogos realizados até ao momento. Já o CDE Gil Eanes permanece na última posição, com apenas duas vitórias em 10 jogos e chega a este duelo após quatro derrotas consecutivas.

Do lado insular, a moral está em alta, não só por todo o percurso que a equipa tem vindo a fazer internamente, mas também pela mais recente e histórica passagem aos Quartos de Final da EHF European Cup. António Florido, treinador do favorito Madeira SAD quer dar continuidade ao momento positivo: “Vamos defrontar uma equipa com um plantel jovem que apresenta algumas individualidades com potencial e que virá com ambição de mostrar o seu valor. Da nossa parte, vimos de dois jogos da EHF European Cup muito exigentes. A passagem aos Quartos de Final, moralizou a nossa equipa e vamos confiantes e determinados em fazer um bom jogo e ganhar, dando continuidade ao bom momento da equipa.”

Pelas algarvias, a jovem e promissora guarda-redes internacional Matilde Rosa, salienta a importância de defrontar equipas de um calibre superior para que a equipa possa crescer e aprimorar o seu modelo de jogo: “Vamos enfrentar uma equipa bastante competitiva, com um nível de experiência elevado e candidata tanto ao título de Campeã Nacional, como da EHF European Cup. O Madeira SAD é uma equipa com um sistema defensivo muito consolidado e agresssivo em profundidade, nas questões ofensivas procuram bastante ataque rápido, bem como situações de 1×1 e 2×2 com o pivô. Vamos aproveitar ao máximo este tipo de jogos para conseguirmos aprimorar o nosso modelo de jogo, bem como testar novas perspetivas. O facto de jogarmos contra equipas deste nível é muito enriquecedor para o nosso crescimento como atletas e equipa.”

A partir das 15h00 deste sábado, no Pavilhão do Funchal, Madeira SAD e CDE Gil Eanes medem forças em jogo com transmissão em direto na andeboltv.

Calendário – Campeonato 1ª Divisão Feminina
8ª Jornada
21.01.2023 – 19h30 – Colégio de Gaia Toyota x ADA São Pedro do Sul, andeboltv
9ª Jornada
21.01.2023 – 15h00 – Madeira SAD x CDE Gil Eanes, andeboltv

Patrocinadores Institucionais