Campeonato 1ª Divisão Feminina: Três pontos em disputa entre ABC UMinho e CDE Gil Eanes

PUB

Minhotas e algarvias medem forças este domingo (15h00) em jogo em atraso, que diz respeito à 5.ª jornada.

O ABC UMinho ainda não realizou qualquer jogo em 2023, uma vez que o duelo referente à Taça FAP foi adiado devido às condições climatéricas. Por essa razão, o primeiro momento competitivo do ano ano para a equipa minhota será este domingo (15h00), frente ao CDE Gil Eanes, a contar para o Campeonato 1ª Divisão Feminina, em jogo em atraso referente à 5.ª jornada. Para o conjunto orientado por Fernando Fernandes – atual 6.º classificado, o objetivo é simples: entrar no novo ano a vencer para fazer esquecer a derrota no último jogo de 2022 frente ao CS Madeira e continuar a cimentar uma posição segura na tabela. O registo de cinco vitórias e quatro derrotas do ABC UMinho contrasta com as sete derrotas e apenas dois triunfos do CDE Gil Eanes, que ocupa a última posição e que procura urgentemente voltar às vitórias, algo que não acontece há cinco jornadas consecutivas. A turma algarvia perdeu frente ao Alavarium Love Tiles no primeiro duelo de 2023, no passado dia 7 de janeiro, por 26-24.

Em antevisão a este duelo em atraso, Joana Graça, pivô bracarense, desvaloriza a posição delicada do adversário na tabela e alerta para a resiliência das jovens atletas contrárias: “O CDE Gil Eanes, apesar de ser uma equipa que acabou de subir à I Divisão, é uma equipa jovem, mas com muita qualidade e demonstra muita garra e vontade de vencer. No entanto, vamos encarar este jogo como qualquer outro, queremos aproximar-nos do pódio e estamos confiantes de que o fator casa nos vai ajudar a obter os três pontos.”

Já Sofia Osório, treinadora que conduziu a equipa de volta à elite do andebol feminino em Portugal, faz a descrição daquilo que o CDE Gil Eanes vai encontrar este domingo e diz que a equipa está confinante para lutar pelos três pontos, apesar do momento menos positivo: “No passado fim de semana não conseguimos a tão desejada vitória em casa do Alavarium Love Tiles e agora, para podermos assegurar os primeiros três pontos de 2023, temos que aumentar a qualidade do nosso jogo ofensivo. Apesar das derrotas consecutivas, a equipa acredita no trabalho que tem vindo a ser desenvolvido e, neste momento, sente-se confiante para defrontar o forte adversário que joga em casa. O ABC UMinho baseia-se numa sistema defensivo bastante agressivo e profundo e, ao nível ofensivo, possui um conjunto de atletas que procuram constantemente duelos de 1×1 e 2×2 com pivô para criarem espaços de finalização em penetração.”

O jogo entre ABC UMinho e CDE Gil Eanes tem início às 15h00 deste domingo, no Pavilhão Flávio Sá Leite, em Braga e contará com transmissão em direto na andeboltv.

Calendário – Campeonato 1ª Divisão Feminina
5ª Jornada
15.01.2023 – 15h00 – ABC UMinho x CDE Gil Eanes, andeboltv

Patrocinadores Institucionais